30 de mar. de 2009

2009: Ano do Destino Amazônia

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica - OTCA, entidade internacional sediada em Brasília, é formada pelos oito países da floresta Amazônica: Brasil , Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Guiana e Suriname. Criada em 2003 a partir do Tratado de Cooperação Amazônica - TCA com o objetivo de “promover ações conjuntas para o desenvolvimento harmônico da região”, definiu que em 2009 será o “Ano do Destino Amazônia”.

Segundo a própria OTCA: “A iniciativa consiste em desenvolver e implementar atividades que destaquem o potencial turístico da Amazônia e, ao mesmo tempo, estabeleçam bases para o desenvolvimento sustentável da atividade na região. Entre as ações previstas, estão a definição de diretrizes para o turismo sustentável na Amazônia, a promoção da região em feiras, festivais, eventos gastronômicos, eventos esportes, tours e conferências internacionais de turismo estabelecidos em um calendário de eventos para o ano 2009. Além do mais, têm-se previsto a realização do Primeiro Prêmio de Turismo Sustentável para estabelecimentos de alojamento, assim como, o Concurso Internacional de Fotografia.”

Em 2009 então, teremos uma série de ações promocionais, eventos e programas de marketing para que o destino deixe de ser um potencial e se torne uma realidade.

O projeto já vem dando resultados e nesta semana foi anunciado pela Associação Brasileira de Operadoras de Turismo - BRAZTOA e Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura - ABETA um Termo de Parceria cujo objetivo é estimular e promover atividades de aventura com qualidade e segurança através de capacitações técnicas dos profissionais que trabalham com esportes de aventura.

Os técnicos da ABETA darão treinamentos para os profissionais no estado e a BRAZTOA dará cursos para as operadoras saberem vender o destino com propriedade aos clientes, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Turismo do estado do Amazonas - ADETUR-AM.


As parcerias vêm a calhar, pois, algumas semanas antes dos acordos, a National Geographic Adventure, revista americana de meio ambiente com âmbito mundial, elegeu o Nepal e o Brasil como os destinos Best Adventures do mundo. Ou seja, o melhor destino do mundo para a prática de turismo de aventura. Grande parte desta escolha se deve a atratividade da floresta Amazônica, o mais diversificado bioma do mundo.

A nossa querida Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária – INFRAERO também não perdeu tempo e tratou logo de se aproveitar dos holofotes do tema. Anunciou 70 milhões em investimentos nos aeroportos da região em 2009. Só o aeroporto de Altamira/PA, receberá quase 8 milhões em investimentos e o Aeroporto de Santarém terá um novo terminal com capacidade ampliada em mais de 300% em relação a atual.

Contudo, há outros problemas por lá.

Recentemente foi divulgado pelo Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc (PT/RJ), que foram acrescentados mais 7 municípios na lista de municípios que desmatam a floresta Amazônica.


O estudo, realizado desde o ano passado pelo próprio ministério em parceria com o polêmico Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, inclui os municípios na lista negra pelos critérios:

• Área total de floresta desmatada;
• Área total de floresta desmatada nos últimos três anos;
• Aumento da taxa de desmatamento em pelo menos três, dos últimos cinco anos;
• Desmatamento em 2008 igual ou superior a 200 quilômetros quadrados;
• Ocorrência de aumento do desmatamento nos últimos cinco anos.

Ao todo são 43 municípios na lista. Para sair da lista é muito simples, basta manter a taxa de desmatamento anual abaixo de 40 quilômetros quadrados. Mesmo assim, o estado do Mato Grosso tem 20 municípios na lista, Pará tem outros 16, Rondônia 4 municípios e Maranhão, Roraima e Amazonas, apenas 1 município. Isso mesmo. O estado de Amazonas tem apenas 1 município na lista negra do ministério/INCRA.

Polêmicas a parte, o fato não deixa de ser positivo para que, pelo menos, esses municípios sejam estimulados a desenvolver a preservação e combater o desmatamento.

Porém, o desmatamento é a única pedra no sapato do turismo no destino Amazônia? Como estão as populações ribeirinhas, indígenas e das cidades pequenas sem fonte de receita? Como está a capacitação para recepção do turista? Os atrativos do destino estão organizados?

Prezados turismólogos, neste tema, quero sugestões, idéias e propostas de turismólogos para o fomento do turismo no destino Amazônia. Não abordaremos muito os problemas da região e sim os potenciais e como devem ser trabalhados para o fomento do turismo e, conseqüentemente, de sua população.

Abraços,

23 de mar. de 2009

Turismo e Internet


O mercado de agências de viagens vem tendo uma série de transformações nos últimos anos.

Políticas de comissionamento, responsabilidades compartilhadas e vendas on line foram mudanças que as agências de viagens de todo o mundo tiveram que se adaptar.

As agências de viagens dos Estados Unidos já trabalham com a taxa de serviço. Essa taxa é adicionada no valor final dos serviços e identificada. Ou seja, o cliente paga uma porcentagem do valor total da viagem para a agência de viagem, logo, caso esse cliente fizesse a viagem sem a assessoria da agência, teoricamente, pagaria menos.

Nos Estados Unidos e Europa, a nova política das agências já estão em uso há pouco tempo, mas o suficiente para avaliações positivas.

Essa nova política começou quando as companhias aéreas e algumas redes hoteleiras, pensando na redução de custos, diminuíram as comissões dos agentes. O efeito dominó foi tão eminente quanto ao cancelamento destas comissões posteriormente.

A nova política de cobrança das agências chegou ao Brasil provocando discussões calorosas. Até o momento, as 2 principais companhias aéreas do país, TAM e GOL são as únicas a utilizarem a prática de não comissionar os agentes.

Os agentes de viagens não gostaram nada da medida. Mesmo ela sendo justificada como uma mudança natural, que já acontece nos países desenvolvidos.

Para os agentes, é uma total falta de respeito, pois, segundo Ministério de Planejamento, em 2007, 73% das vendas da Gol foram provenientes de agências de viagens. Acredita-se que este dado não é diferente com as demais companhias aéreas e hotéis dentro do país.

A medida é muito contestada principalmente nos dias em que as vendas on line aumentaram significativamente no país. Empresas on line como Buscapé e Submarino, vendem pacotes turísticos pela internet com preços inferiores aos praticados, pois, o custo de operação de vendas on line é muito inferior ao de se manter escritórios, pontos comerciais estratégicos e investimentos em marketing.

Romero Rodrigues, do Buscapé, disse ao Panrotas que 70% das vendas no turismo norte americano em 2008 foram feitas pela internet, enquanto em 2007 esse percentual era de 57%. Foram movimentados em 2008 US$ 105 bilhões no mercado on line, e o Brasil, segundo ele, tem potencial para movimentar cerca de US$ 10 bilhões. Atualmente, o país está muito longe deste potencial e disse que as projeções são muito favoráveis para que estes números continuem crescendo.

Para os agentes, a nova prática das maiores companhias aéreas brasileiras e a concorrência das agências virtuais têm trazido dificuldades para o setor.

Não obstante, no fim de 2008, agências de viagens de Recife e Brasília deram golpes em clientes e o caso foi notícia nacional. Só em Brasília, a Mix Turismo deu calote em dezenas de pessoas que tiveram lesados pacotes turísticos que variavam de R$ 10.000,00 a R$ 100.000,00.

O caso refletiu até em Mato Grosso do Sul, com agências de viagens homônimas que tiveram seus trabalhos contestados pela ligação aos golpistas.

No fim de janeiro, quase 100 turistas foram impedidos de embarcar em um navio da MSC Sinfonia que iria fazer um cruzeiro internacional, embarcando em Santos e desembarcando em Buenos Aires, passando pelo Uruguai. Esses turistas compraram vouchers falsos de uma free lancer de agência de viagens.



As cópias foram dadas como “falsificações grosseiras” pela empresa de cruzeiros MSC, pois, todos os falsos bilhetes tinham o mesmo número. A agência de viagens pela qual o free lancer supostamente trabalhava, já foi notificada e a polícia está averiguando o envolvimento da agência.

Para a Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV, tanto os golpes praticados por agências de viagens, quanto às facilidades de compras on line e as taxas de serviços cobradas, fazem com que o consumidor se afaste cada vez mais das agências.

Qual será a proporção de compras via internet no turismo em um futuro próximo? Quais os riscos e facilidades de compras on line? Onde essa nova forma de compras irá impactar na atividade turística?

16 de mar. de 2009

Turismo Brasileiro cresce: e a crise?


No primeiro bimestre de 2009, a atividade turística no Brasil teve um crescimento magnífico em relação ao mesmo bimestre de 2008. O crescimento foi de espetaculares 20%, um índice de crescimento astronômico para qualquer setor da economia.

A hotelaria paulistana, conforme notícia publicada no O Globo, teve alta de 5% no período, período este que normalmente tem-se uma queda na ocupação devido a diminuição de comerciantes. No Rio de Janeiro, houve queda no número de turistas internacionais, mas a ocupação hoteleira chegou a 95% no Carnaval. Ao todo, a cidade recebeu 2,55 milhões visitantes, 50 mil a mais que na anterior.

Mas os números do turismo em 2009 não estão sendo bons apenas nas 2 maiores cidades brasileiras. Em Pernambuco, os 800 mil turistas ocuparam todos os leitos do estado no Carnaval e geraram uma renda R$ 300 milhões. No estado baiano, a ocupação dos hotéis cresceu 5% em relação ao carnaval 2008 e no Ceará chegou a 86% de ocupação, significando outra alta interessante no fluxo. Santa Catarina se manteve com o mesmo fluxo do ano passado, porém, a hoteleira manteve seus atrativos 85% de ocupação e aumento de 7% no número de turistas estrangeiros.

No setor de agenciamento de viagens a Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV) informou que houve um crescimento de 15% nas vendas para este carnaval.

No mercado de aviação, houve incremento de 10% no período na comparação com o ano passado.

Após o anúncio de aumento no fluxo do mercado de aviação, era esperado o anúncio de lucro da Empresa de Brasileira de Infra Estrutura Aeroportuária – INFRAERO, e veio. Em 2008, a INFRAERO teve resultado operacional na ordem de 500 milhões de reais. Destes, 400 milhões de reais formam o lucro operacional da empresa, contra 261 milhões de reais em 2007.

O setor que mais cresceu, no entanto, foi o de locação de veículos, com 40% de aumento em relação a 2008, chegando a dobrar em capitais como Salvador e Fortaleza.

Os gastos gerados com todo este fluxo de turistas ainda não foram divulgados. A previsão é que essa melhora ajude na balança do turismo brasileiro que em 2008, teve um déficit ainda mais gigantesco em relação a 2007. Os brasileiros gastaram em 2008, quase 11 bilhões de dólares com turismo internacional, enquanto os estrangeiros não deixaram 6 bilhões no país. O saldo é negativo de 5 bilhões enquanto em 2007 o saldo, também negativo, foi de 3,25 bilhões. O Ministério do Turismo anuncia os 6 bilhões de gastos estrangeiros no país como o novo recorde de gastos estrangeiros no turismo, mas o Banco Central divulga os gastos tupiniquins no exterior e esse número (6 bilhões de dólares) fica como coadjuvante.

Todavia, os números são excelentes.

O mais curioso, é que os números foram divulgados junto com as previsões da OMT para o turismo mundial. Previsões estas que não surpreenderam ninguém.

A OMT disse que "o turismo vive um dos piores golpes de sua história" e que "as perspectivas para 2009 são preocupantes".

Em 2007, 9O3 milhões de turistas viajaram pelo mundo, em 2008 o crescimento fechou em 2% e em 2009 a OMT divulga que o melhor cenário será o de um crescimento nulo. Porém, continua com a previsão de que 1,6 bilhões de pessoas irão fazer turismo em 2020.

Os Americanos prevêem queda de 2% a 6% no número de turistas em 2009 e a Europa prevê a queda na ordem de 2%.

Em meio a isso tudo, o Rio de Janeiro recebeu mais de 600 mil turistas só no réveillon e mais de 700 mil no carnaval. Ao carnaval, soma-se 400 mil turistas em Salvador e 800 mil no estado de Pernambuco.

O fato é que os números do turismo no Brasil contrastam com as previsões mundiais.

Os números do Brasil se referem ao fluxo do carnaval, há 20 dias; e as previsões foram feitas no encontro da OMT na Bélgica há 2 semanas.


Como se dará a atividade turística brasileira no restante do ano? Seguirá as projeções mundiais, mesmo que essas previsões para a América do Sul e Caribe sejam “diferentes” conforme consultores da OMT e que “a América do Sul e Caribe estão relativamente bem”?

O presidente Lula disse ser uma marola, empresários dizem ser uma onda grande e a imprensa antecipa um Tsunami. Como de fato chegará a crise no Brasil? Como ela afetará o turismo? O que fazer para que os números continuem bons?

Abraços e até quinta.

7 de mar. de 2009

A Polêmica do Santos Dumont


A Agência Nacional de Aviação Civil - Anac - publicou no Diário Oficial da União a Resolução nº 75, que revoga a resolução anterior e aumenta a capacidade de operação do Aeroporto Santos Dumont e libera operação de aeronaves com capacidade maior que 50passageiros.

Para a medida, além das leis do livre comércio e suas resoluções internas, a ANAC utilizou uma pesquisa realizada no próprio aeroporto durante o mês de novembro passado, cujas respostas, publicadas no sítio da agência, fez menção ao assunto.

Daqui a 10 dias, após os técnicos da ANAC definirem os critérios de horários e condições dos vôos, as empresas interessadas poderão fazer o pedido do vôo.

O Aeroporto Santos Dumont está muito bem localizado na cidade Maravilhosa. Próximo ao centro e situado próximo à orla, proporciona uma vista incrível da cidade para os passageiros das aeronaves.

Até então, os vôos autorizados pela ANAC no aeroporto, se limitavam a aeronaves pequenas e vôos da ponte aérea Rio-São Paulo. O aeroporto tinha 120 vôos diários e uma capacidade de 3,5 milhões de passageiros ao ano. Com a resolução, esses números irão pular para 200 vôos diários e mais de 8,5 milhões de passageiros ao ano.

As novas rotas que espera-se com a resolução, são para Salvador, Brasília, Vitória e outras capitais com grande fluxo para a cidade do Rio de Janeiro. Espera-se inclusive, muitas substituições de vôos destas capitais do aeroporto do Galeão para o Santos Dumont.

Perguntados no aeroporto Santos Dumont pela UOL, o Gerente Comercial Átila Ribeiro pensa que quanto mais opções de vôos para os passageiros melhor, seja a lazer ou a trabalho.




O Médico Eduardo Amaro acha a medida ótima por se tratar de um aeroporto perto de tudo na cidade.

A medida é claramente aprovada pelos usuários do vôo para o Rio de Janeiro, porém, para algumas pessoas, a medida é equivocada.

Em entrevista para a UOL, o especialista em Aviação Civil Elton Fernandes, declarou que a medida vai fazer com que os vôos internacionais do Aeroporto Internacional do Galeão sejam prejudicados com a diminuição da demanda, que necessita de conexões no mesmo aeroporto. Logo, os vôos para o Aeroporto Internacional de Guarulhos irão ter aumento de demanda e corre o risco de entrar em colapso por conta deste excesso de demanda.

Porém, o mais insatisfeito é o governador do Estado do Rio, Sergio Cabral (PMDB), que reagiu e ameaçou atrapalhar o processo. Para o governador, os cariocas estão sendo injustos. Após 2 anos de trabalho para conseguir vôos internacionais diretos para Nova Iorque, Paris, Madrid, Lisboa e Londres, a medida irá por em risco esta conquista.


Além disso, disse que a pior nota da cidade para Comitê da Olimpíada foi o acesso aéreo (entre os quesitos estavam equipamentos, hotéis, alimentação, segurança, etc.) e a medida poderá atrapalhar a candidatura da cidade à sede das Olimpíadas de 2016.

Em retaliação, Sérgio Cabral, apesar de declarar que é a favor do diálogo, ameaça não aprovar a renovação da licença ambiental do aeroporto Santos Dumont e ainda aumentar a taxa dos combustíveis no estado.

O Presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), tenente-brigadeiro-do-ar Cleonilson Nicácio Silva, afirmou ao O Globo que os aeroportos do Galeão e Santos Dumont te "vocações diferentes" e que “Não deixaremos o Galeão ser esvaziado nunca mais”.


O Aeroporto Internacional do Galeão, um dos argumentos para a rejeição da medida, é o hoje o principal aeroporto da cidade, porém, fica distante do centro.

A Presidente da Anac, Solange Vieira, está apenas iniciando suas “batalhas” contra pesos-pesados em nível nacional. Um das brigas será em breve, contra a TAM, pois irá liberar os descontos para as passagens aéreas para a Europa e para os EUA, fazendo com que empresas estrangeiras têm maior competitividade com as empresas brasileiras.

A outra, será simplesmente com o presidenciável governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e pelo mesmo motivo da atual queda de braço com o governador carioca. A presidente pretende liberar novos voos do aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte quem ao contrário do que pensávamos, pode sim receber vôos de grandes aeronaves. O governador de Minas pensa que a medida irá atrapalhar os investimentos que fez no aeroporto de Confins.

Resumindo: de um lado os passageiros nacionais que consideram a medida excelente e as empresas nacionais de olho no mercado lucrativo.

De outro, passageiros internacionais que preferirão voar para Guarulhos, pela maior oferta de conexões nacionais, além de políticos e especialistas.

E você turismólogo? Qual é sua opinião?

Abraços e até quinta feira.