
Caros colegas,
Quais são suas perspectivas profissionais? Em qual das várias áreas do turismo você pretende atuar?
O turismólogo vem se tornando cada vez mais necessário no mercado como um todo. Habilidades de liderança de equipes e relacionamento fazem do perfil dos turismólogos um profissional funcional e de grande valia nos cargos onde é necessário lidar com pessoas, motivar equipes, fiscalizar serviços, etc.
O Turismo vem se tornando cada vez mais parecido com o curso superior de Administração, ou seja, uma profissão de meio e não de fim. Esses profissionais se engajam no processo, no todo, no sistema e não em uma atividade específica, que tem um papel claro no mercado.

Tanto na Administração quanto no Turismo, o profissional não sai da faculdade habilitado para trabalhos específicos como hotelaria, eventos, agenciamento ou planejamento no caso do Turismo, ou logística, finanças, marketing na Administração.
Enquanto muitos dizem que esta situação é um agravante para as profissões, outros, por sua vez, consideram um diferencial.
Assim como o inglês já deixou de ser um diferencial e se tornou um pré-requisito, a especialização também vem se tornando uma necessidade para os profissionais que querem se destacar.
Logo, a justificativa dos que consideram o cenário positivo para os turismólogos é a de que a partir do conhecimento de todo o processo, que é apresentado durante a graduação em Turismo, o profissional se especializa na área em que mais se identifica e trabalha de forma específica, mas a partir do todo, relevando todo o sistema Turístico, pois, sabe onde se localiza dentro do processo. Fato este que não existe nos profissionais de fim, ou seja, os profissionais que lidam direto com hotelaria, eventos ou planejamento na graduação, tecnologia ou ensino técnico.
Visto isto, qual é a sua posição no momento? Você atuou no mercado na área em que deseja trabalhar? Qual é a importância desta experiência durante a graduação? Já se decidiu em qual área deseja trabalhar? Sabe qual especialização fazer? Tais questões devem servir apenas para reflexão.
O exercício do blog, porém, é de se imaginar em uma entrevista de emprego daqui a 5 anos e outra daqui a 10 anos. Nas duas situações, vocês devem relatar suas experiências anteriores no mercado, qualificações, publicações, etc.
Portanto, identifique onde querem fazer a entrevista daqui 5 anos e daqui 10 anos e descreva o porque deve ser contratado. Caso queira estar neste tempo, fazendo entrevistas, fique à vontade para descrever seu negócio e como fez para chegar onde está.
Lembrem-se: através deste exercício, poderemos formar nossos objetivos profissionais e vislumbrar o que devemos fazer para alcançá-los.
Abraços, parabéns e até quinta!