
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”
Este famoso texto de Bertolt Brecht, além de nos mostrar a relevância da política para quase tudo em nossas vidas, nos dá uma matriz para reflexão e formulação de nossas considerações sobre este polêmico tema, e para isso, transcrevo a brilhante frase de Platão, citada pela amiga Karina Arantes neste blog: "Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam."
Em virtude de estarmos no ano em que muito se discute sobre a Copa do Mundo de 2014, no semestre que muitos discutimos uma política pública envolvendo o Turismo de Base Comunitária, uma semana após discutirmos sobre Inventário Turístico e conseqüentemente, sobre Circuitos Turísticos e na semana em que será escolhida a cidade sede das Olimpíadas de 2016, pensei que seria conveniente falar sobre o tema.
Para não sermos redundantes, afinal, os últimos temas tiveram grande relação com a política, vamos analisar as ações dos governos públicos nas três esferas.
No Ministério de Turismo, as principais ações estão focadas na organização dos investimentos para a Copa de 2014, campanhas de incentivo às viagens, estruturação e gestão dos 65 Destinos Indutores, linhas de crédito e cadastros dos profissionais e empresas.
No âmbito estadual, o governo mineiro tenta manter a política de regionalização do Plano Nacional de Turismo fomentando seus 52 Circuitos Turísticos. O programa de capacitação vem evoluindo para hotéis e restaurantes, após três anos de capacitação para receptivos e operadores de atividades turísticas. Tem um plano de apoio à comercialização que apóia Circuitos e Receptivos em feiras e eventos de turismo além de recentemente inaugurar a Casa Minas Gerais, na Avenida Paulista esquina com rua Minas Gerais. Esta Casa servirá para encontros comerciais, campanhas publicitárias e treinamentos.

E o âmbito municipal? Como andam as políticas públicas? Você sabe quais são as responsabilidades da Secretaria Municipal de Turismo? Qual é e como deveria ser a relação entre Turismo e Política?