1 de dez. de 2009

Municípios Mineiros se destacam em pesquisa do Ministério do Turismo




Municípios Mineiros se destacam em pesquisa do Ministério do Turismo


As cidades tiveram maior desempenho nos aspectos ambiental, social e atrativos turísticos, em relação às cidades não-capital já analisadas pelo ministério em 2008.

Belo Horizonte - Com índices acima da média de outras não capitais do Brasil, se destacando nos aspectos ambiental, social, atrativos turísticos, e políticas públicas, 11 municípios selecionados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) como Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional receberam os resultados da média Minas Gerais do Estudo de Competitividade, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).





Participaram da apresentação prefeitos, secretários municipais e representantes das cidades de Sete Lagoas, Santana do Riacho, Poços de Caldas, São Lourenço, Maria da Fé, Capitólio, Araxá, Juiz de Fora, Camanducaia, Caxambu e Caeté.


Durante a apresentação, a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, afirmou que o Estudo de Competitividade é uma oportunidade para o turismo mineiro e uma ferramenta de avaliação para que os prefeitos possam nortear suas políticas públicas e se prepararem para a recepção do turista nacional e internacional, principalmente durante a realização da Copa de 2014.





Destaque no estudo




As cidades mineiras tiveram maior desempenho nos aspectos ambiental, social e atrativos turísticos, em relação às cidades não-capital já analisadas pelo Ministério do Turismo em 2008. No aspecto ambiental, foram avaliados estrutura e legislação municipal, distribuição de água e tratamento de esgoto, coleta e destinação de resíduos, entre outros. Este aspecto teve nota final de 65,7, enquanto a média das outras não capitais brasileiras foi de 55,1.

Acesso à educação, empregos gerados pelo turismo e cidadania foram os fatores avaliados pelo aspecto Social, que obteve a média de 62,2. As outras não capitais brasileiras obtiveram 53,5 pontos nesta avaliação. Já na avaliação dos Atrativos Turísticos, que abriga eventos programados, atrativos naturais e realizações técnico-científicas os 11 destinos indutores mineiros alcançaram o aproveitamento de 61,9 %, enquanto 58,9 das outras não capitais brasileiras.

Também ficou acima da média nacional, o desempenho das cidades mineiras nos temas Infraestrutura Geral (59,8), Políticas Públicas (59,5) e Cooperação Regional (55,2). O resultado das outras não-capitais brasileiras nestes aspectos foram de 58,1; 46,9 e 49,2, respectivamente. Entre os meses de maio e agosto deste ano, a Fundação Getúlio Vargas realizou um diagnóstico detalhado e avaliou o grau da competitividade turística dos 11 destinos mineiros para que, dentro dos princípios da sustentabilidade, os mesmos possam oferecer melhores produtos e serviços para o turista nacional e internacional.


Técnicos da instituição passaram cinco dias em cada um dos destinos, analisando mais de 600 tópicos, que avaliam os seguintes aspectos turísticos: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e aspectos culturais.

Fonte:
http://www.portugaldigital.com.br/


1- Uberlândia e Uberaba, os prefeituras estão norteando as políticas públicas e se preparando para a recepção de turistas nacionais e internacionais?

2- Em sua cidade, como você avalia os aspectos:
a) Aspectos Ambiental:
b) Aspecto Social:
c) Aspectos Turísticos:
d) Infraestrutura Geral:

18 comentários:

Unknown disse...

Olha, eu cresci vindo a Uberaba nas férias e confesso que achava o lugar "uma roça", em todos os aspectos; e Uberlândia não era diferente.
Uberlândia cresceu, tomou outros rumos, se estruturou em muitas coisas e virou mais uma cidade grande; mas Uberaba conservou algo que pode ser grande atrativo, pois o "povo", que para mim era "da roça", permanece de "sangue ativo", com uma riqueza enorme para oferecer.
O solo é rico, tem muita água, tem história, tem espaço a ser utilizado, tem gente nova pronta para encabeçar novas formas de recepção, tem "novas" propostas surgindo no contexto turismo que muito bem se aplicam ao cenário.
A dificuldade do mineiro bem mineiro é essa retração, a dificuldade de acreditar ou apostar, uma murinhice difícil de quebrar, mas que vem sendo amansada com as novas mentes e as novas ações.
Uberaba não tem mais cara de roça. Uberaba tem lixeiras nas ruas.
Uberaba tem ônibus apresentáveis.
Uberaba tem paradas de ônibus.
Uberaba não tem lixo espalhado por aí.
Uberaba tem cenários.
Uberaba tem potenciais.
Uberaba tem olhares que enxergam.
O governo não é bobo, as antenas estão voltadas para os potenciais e "nós" (pois já me chamo de "nós") podemos fazer muito por essa bendita roça que conquistou meu coração e não pretendo levar o que aprendi para outros lugares, mas deixar por aqui mesmo, assim como muitos outros que, com certeza, concordam comigo.
Faltam melhorias? Sim, muitas; mas tudo já não é novidade, e com ação e boa vontade a gente chega lá.

Anônimo disse...

Pelo o que tive de acesso esses dias, Uberaba contratou uma empresa de consultoria voltado para o Turismo, na qual avalia os pontos mais fortes e fracos e analisa o que deve ser alterado para melhor atender uma demanda, acho que com isso melhorias podem ser realizadas trazendo beneficios a todos de uma forma geral.
Se tratando de minha cidade Ituverava, penso que a única e pouca vantagem que temos é em relação aos aspcetos ambientais, pois legislç~~oes são respeitadas e esgotos e residuos tem uma porcetagem tratada, no caso dos demais aspectos, a cidade deixa muito a deixar é dificil citar pontos turísticos, até poderiamos citar, mas falta incentivo do governo para levantar esse pontos e os tornarem atrativos.
Gabriel Rodrigues Ra: 5036582

Anônimo disse...

Uberaba a cada dia que passa está buscando cada vez mais capacitar-se, ou seja, a cada dia ele busca criar medidas qu8e melhorem a infra estrutura local, Uberaba possuiu um grande potencial turístico por ter belos lugares, seu provo é hospitaleiros, e ainda interessantes histórias, destes lugares, e causos surpreendentes. O que acidade está caminhando para chegar a um desenvolvimento turístico maior é sua procura por novas propostas e olhares sobre o que para uns parece ser bucólico, para outros um retorno as origens.

Camila Rosa de Melo

Unknown disse...

Uberaba melhorou em desenvolvimento, mais parou em melhorias precisa ser feita ao longo prazo é para toda vida, já Uberlândia parece que lá os governantes quer que a cidade se desenvolva diferente de Uberaba que ao meu ver os politicos não tem esse olhar para a cidade, para começar a questão de emprego como é difícil arrumar emprego em Uberaba tem gente que fica durante anos procurando, as oportunidades ainda são poucas aumenta o numero de pessoas e as possibilidades de melhora vão acabando.
É claro a cidade desenvolveu em alguns critérios e falta muita coisas que pode ser feita e melhorada, Uberaba tem potencial só não sabe trabalhar corretamente com isso ou talvez não interesse para os responsáveis que isso aconteça.
Enfim na minha opinião, precisa de políticos, que se empenhe junto com os órgãos interessado a comunidade para que realmente a cidade de Uberaba possa crescer com o turismo.

Sheron disse...

Uberaba é conhecida como a capital mundial do gado Zebu. É um pólo na criação, desenvolvimento genético e comercialização do zebu, tendo sido escolhido como sede de duas das principais centrais de inseminação pecuária do País: a Nova Índia e a ABS Pecplan. A atração de indústrias tem sido tentada pelas últimas administrações, com bons resultados, através da criação de três distritos industriais e o estabelecimento de um pólo moveleiro, indústrias do setor de alimentação, calçados e química. Uberaba mostra grandes atrativos para novos empreendimentos com a isenção de impostos e agilidade na burocrática para sua instalação. Uberaba só tem a crescer e se desenvolver.

Já Uberlândia é mais desenvolvida, tem localização estratégica, os maiores centros econômicos do Brasil a tem como ponto de ligação. Tem infra-estrutura logística, se ligando ao mundo com uma excelente infra-estrutura logística que engloba transporte rodoviário, aéreo, hidroviário e ferroviário.

Economia diversificada, com setor de agronegócios, atacado distribuidores, comércio, bioenergia, entre muitos outros. Setores importantes como agricultura, alimentos, turismo e diversão, indústria química, logística, transporte e armazenagem também são explorados na cidade.

Em toda a cidade existem clubes esportivos, museus, bibliotecas, vários restaurantes, bares, boates e casas de shows para satisfazer todos os gostos e estilos.

Uberlândia tem grande capacidade para atrair investimentos de todas as partes do Brasil e do mundo, devido às oportunidades e estrutura que a cidade oferece.

Uberlândia abriga 49 hotéis que oferecem mais de 5 mil leitos e conta com a construção de novos empreendimentos para tornar ainda maior a média de turistas que visitam a cidade, número que hoje ultrapassa um milhão por ano. Além de uma infra-estrutura completa para realização de eventos, congressos, seminários e feiras.

Uberlândia é uma das 14 cidades que fazem parte do Circuito Turístico do Triângulo Mineiro e chama a atenção pela natureza que a cerca. Tendo o cerrado como sua vegetação característica, os turistas encontram na região lagos, rios e belas cachoeiras, além da prática esportes de aventura e esportes náuticos.

Anônimo disse...

turismo em uberaba esta claro que so funciona em torno de interesses pessoais voltados para o agronegocio,,,fora isso nao vejo nenhuma iniciativa voltada para o turismo e nenhum grande atrativo para atrair publico nem internacional nem nacional a nao ser para o agronegocio que e o que gira o municipio, as vezes a participacao de eventos realizados na cidade...na minha cidade muito menos se cria incentivos ao turismo...falta infra-estrutura sem falar em atrativos fortes que realmente atraia o turista...que é o que tentamos fazer na regiao, um ligar com infraa-estrutura de verdade para turistificar mesmo a regiao que é muio muito carente disso...
Luiz marcelo transferetti 5030435

Anônimo disse...

Não sou de Uberaba, mas venho aqui desde pequenina e como sempre gostei daqui, tanto é que resolvi fazer faculdade aqui, e morar nesta linda cidade.
Como Uberaba vem desenvolvendo bastante esta cada vez mais como a principal centro mundial de negócios de biotecnologia zebuína, afinal e a capital do zebu.
E ah segunda maior cidade do triângulo mineiro, bastante promissora, vida noturna bem agitadas com varias boates e barzinhos muito bons e não esquecendo que o povo daqui e hospitaleiro e isso torna-se uma cidade muito aconchegante, e não esquecendo das belas igrejas que aqui possui e histórias super interessantes que só Uberaba tem.

Bruna

Terezinha disse...

Não sou cidadã uberabense, mas amo esta cidade como se fosse aqui nascida, vejo muitas potencialidades turísticas em Uberaba. Temos magníficas igrejas com arquitetura barroca estilo européias, como por exemplo a Saõ Domingos, a capela Marista do Colégio Diocesano é majestosa com lindos vitrais, assemelhando muito aos de Chartres. O povo é simples, porém hospitaleiro, e isto é muito importante para o turista que está à procura de um novo conhecimento.
Temos história e nossa cultura é de muito valor.
Temos um artesanato que faz sucesso pelo Brasil afora.
Acho que falta uma divulgação melhor dos respectivos orgãos governamentais para mostrar a cara de Uberaba e de suas pontencialidades, que estão aí para quem quizer ver e conhecer.
O uberabense não é de muito alarde, é caipira mesmo, faz as coisas mais quieto, mas faz bem feito.
Precisamos acreditar nesta terra e como disse a Karina fincar o pé por aqui e arregaçar as mangas e trabalhar.
Acredite nisto, e terá uma suspresa muito boa.
Terezinha de Melo Batista

Anônimo disse...

Eu acho que as prefeituras estão se preparando sim, é mais que uma obrigação hoje, se tornou uma necessidade. Com a Copa do Mundo sendo realizada aqui no Brasil, essas duas cidades tem de estar preparadas pra receber turistas e atletas também. É um bom investimento a longo prazo.
Já na minha cidade, Nova Ponte, por ser planejada, a infraestrutura geral é muito boa, pois a cidade foi toda pensada pra funcionar bem e claro, porque não, tem toda uma questão estética que só se percebe quando olhada de cima. O aspecto social melhorou bastante de uns tempos pra cá. Necessidades básicas de saúde são atendidas e o policiamento foi reforçado. Saneamento básico, água encanada e água tratada. Já em aspectos turísticos, a cidade tem atrativos, tem possibilidade de explorá-los, mas não quer fazer nada ou espera que o poder público faça. É um grande círculo vicioso, pois um espera que o outro faça, enquanto o outro espera que o um tome atitude. Temos um dos 4 espelhos d’água da região e a cidade faz parte dos Circuito Turístico dos Lagos, porque não aproveitar?
Em aspectos ambientais, a cidade é arborizada e as praças bem cuidadas. Podas e cortes apenas com autorização da Prefeitura e com fiscalização da Prefeitura. Em alguns aspectos a cidade deixa a desejar, necessitando de ações principalmente do poder público e uma mãozinha da iniciativa privada. Em outros aspectos necessita-se apenas que se mantenha assim e melhore sempre.

Ana Paula
8º Período
Turismo Contemporâneo.

Jenifer disse...

Concordo com Karina, que a cidade de Uberaba melhorou em muitos aspectos, e o que é mais intessante como foi discutido em sala temos varios segementos turisticos, o que para alguns é ruim para mim é uma oportunidade. Claro que precisa ser feito melhorias, principalmente no setor de hospedagem, mas há muitas pessoas em nossa cidade que podem ajudar nessas melhorias, colegas meus como a Karina que são apaixonados pela cidade e que pretendem ficar aqui e ajudar a melhorar o turismo.

Anônimo disse...

Como não sou de Uberaba não posso opinar muito sobre este assunto ,mais pelo que meus colegas falaram e pelo que foi discutido em sala, Ubera têm um grande foco voltado para o Turismo de Agronegócio e o Turismo religioso no caso de Xico Chavier,enfim acredito que Uberaba pode crescer muito ela já cresceu mais pode crescer muito mais,enfim é uma cida bonita, com pessoas totalmente hospitaleiras e uma cidade que têm tudo pra se desenvolver só falata investir mais na infra-estrutura.

Larissa Tomaz.

Anônimo disse...

Acredito que Uberaba de uns anos pra cá teve uma significante melhora no que diz respeito a infra-estrutura, é verdade quando em aula debatemos e chegamos a conclusão final é que Uberaba necessita ainda de uma melhorar no que diz respeito á hotelaria, mas acho que a partir do momento que todos começarem a enxergar Uberaba com outros olhos, a cidade vai conseguir crescer em termo de turismo, e mudar a visão de muitas pessoas que desacreditam do potencial da cidade.


Paula Marques

Anônimo disse...

Não moro e não nasci em Uberaba mas venho desde pequena. Sempre percebi que o povo desta cidades são muito hospedeiros, aqui você é tratado como ou melhor do que se estivesse em sua casa. Sempre viajo para o Paraná, São Paulo (estado), e quando falo de Uberaba todos lembram do Chico, do Zebu, dos doces, do queijo. Muitas pessoas vem a Uberaba não só pelo agronegocio nem pelo Zebu ,mas pelo espiritismo. Uberaba tem grande potencial de turismo ambiental com lindos parques que falta infra-estrutura mas isso tem que tomar partido dos governantes, Uberaba também tem turismo cultural pois a cultura é linda as casas tem bela arquitetura. Os Uberabenses criticam muito Uberaba pelo Fato de Uberlândia ter maior desenvolvimento e não é por ai cada município tem seu potencial, sua cultura, seus atrativos, enfim cada município é único se Uberaba fosse igual a Uberlândia ninguém viria conhecer Uberaba.
Viviane R. da Silva

Anônimo disse...

Uberlândia, que não se faz entre montanhas, nem tampouco à beira-mar, não se alinha, contudo, em menor patamar de beleza a nenhuma daquelas que tiveram esse privilégio. Surgiu para vida em área de domínio do Cerrado onde a vegetação, em grande parte do ano, assume a tonalidade dourada e, em suas veredas imortalizadas por Guimarães Rosa, os buritizais despontam com suas folhas em forma de palmas e parecem agradecer, aos céus por sua condição de protetor das fontes d'águas cristalinas a brotar do solo para sustentação da vida.
O município de Uberlândia, localizado na região do Triângulo Mineiro, no Estado de Minas Gerais, se destaca ainda por sua vocação para o turismo de negócios. Com uma população de mais de 600 mil habitantes, a cidade possui uma estrutura e posição geográfica privilegiada. Uberlândia está localizada próxima aos grandes centros do país, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília. Tem infra-estrutura logística, se ligando ao mundo com uma excelente infra-estrutura logística que engloba transporte rodoviário, aéreo, hidroviário e ferroviário. O setor de agronegócios, atacado distribuidores, comércio, bioenergia, entre muitos outros. Setores importantes como agricultura, alimentos, turismo e diversão, indústria química, logística, transporte e armazenagem também são explorados na cidade. Uberlândia tem grande capacidade para atrair investimentos com uma infra-estrutura completa para realização de eventos, congressos, seminários e feiras. Uberlândia se destaca no segmento de turismo de negócio em âmbito nacional. No último ano, a cidade foi classificada pela International Congress and Convention Association (ICCA) (a mais importante entidade do segmento de turismo e eventos internacionais) como uma das cidades brasileiras que mais sedia eventos internacionais, ficou em nona posição. Entre as doze cidades melhores colocadas, Uberlândia é a única que não é capital, e superada apenas por grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. As noites de Uberlândia vêm sendo destacadas por serem movimentadas, devido aos bares, restaurantes, boates, shows, shoppings e programações adultas.

Lucas Neves
6°Período

Anônimo disse...

1 Acho que Uberlândia ainda tem que crescer e melhorar muito sua infraestrutura turísticas, para atender a demanda nacional e internacional. Existem poucos hotéis, poucos restaurantes especializados em gastronomia internacional e a falta de divulgação de eventos que poderiam fazer com que o turista estende-se sua estada até o fim de semana, já que na maioria das vezes esse turista vem para eventos e negócios e logo vai embora.
2 a) Creio que no aspecto ambiental, Uberlândia tem uma “boa nota”, pois os itens avaliados nesse aspecto são de preocupação da prefeitura.
b) Aspecto social também é satisfatório.
c) Nesse aspecto, eventos e negócios são os focos de Uberlândia, deveria ter mais eventos voltados para o lazer e que esses fossem bem divulgados, porque grande parte dos que já acontecem, a população e quem dirá os turistas nem ficam sabendo.

Evelyn

Unknown disse...

Uberaba está em um constante crescimento nos diversos aspectos citados pelo texto nos últimos anos, se comparado com tempos mais antigos. Estão tendo mais comprometimento com a cidade, devido a uma maior exigência da população e da mídia mundial, e estão reconhecendo a importância da infra-estruturas capacitadas, tanto para a população como para a recepção de turistas. A partir do momento que estão melhorando os aspectos da cidade, a cidade começa a se desenvolver até mesmo turisticamente, com mais possibilidades de pessoas visitarem a cidade. E como Uberaba possui grande potencial em seus atrativos turísticos com bastante diversidade, planejamentos turísticos devem andar junto com os outros aspectos de melhorias da cidade.

Unknown disse...

Olha que já fazem muitos anos que nasci e moro em Uberaba, noto que seu crescismento no setor turístico vem sendo muito bom.
O que o uberabense não se ligou direito é no potencial de nossa cidade tanto no turismo religioso com atrativos belíssimos que possuimos como Igreja São Domingos com todo seu estilo barroco,Igreja de nossa Senhora da Medalia Milagrosa que todo ano recebe um número considerável de fiéis no seu dia, que chaga a um numero de mais de 10 mil visitantes vindo de outras cidade.
Não demora, ainda no turismo religioso teremos o memorial do nosso querido Chico Xavier que trará um número muito grande de visitantes para nossa Uberaba.

Não podemos esquecer da Nossa Exposição Agro-Pecuária que também recebemos um número muito grande de turista para concretizar realizações de grande negócios.Sim, podemos dizer que o turismo de negócios em Uberaba é fantástico.
Acredito que nossas autoridades precisam de fazer um inventário turistico para que possamos aumentar o fluxo de turismo em nossa cidade. Acho que existem pessoas que nasceram e foram criadas em nossa cidade com capacidade que reprogramar nosso turismo com uma sustentabilidade maior.
Na realidade não queremos que nossa cidade cressa desordenadamente, mas com extrutura e capacidade que nois de Uberaba possuimos, sempre com cautela para não virar uma cidade de forasteiros, e sim continuar uma cidade conservadora dentro de seus princípios e éticas, como sempre foi.
A gente chega lá, vamos crescendo devagar e com equlíbrio é tudo que o mineiro Uberabense, roçeiro e caipira possa desejar.
O fluxo turistico aumentando em nossa cidade teremos uma certa qualificação dentro destas pesquisas do ministério do Turísmo mais satisfatoria e com mais base tanto no meio ambiente como no meio social e também de um modo geral todas as melhorias feitas em nossa cidade só servirão para aumentar a demanda turística em nossa cidade
Maria Bernadete Azevedo Andrade
05.12

Poliane Kelly disse...

Como não moro em Uberaba , não posso opinar muito mais pelo que vejo os outros alunos comentarem a cidade esta melhorando cada vez mais em muitos aspectos, como infra-estrutura adequada para receber turistas, Uberaba tem um grande potencial turístico e seus atrativos são bastante diversificados, com isso a cidade so tem a crescer nos próximos anos com o turismo.