8 de dez. de 2008

Pespectivas Profissionais


Caros colegas,

Quais são suas perspectivas profissionais? Em qual das várias áreas do turismo você pretende atuar?

O turismólogo vem se tornando cada vez mais necessário no mercado como um todo. Habilidades de liderança de equipes e relacionamento fazem do perfil dos turismólogos um profissional funcional e de grande valia nos cargos onde é necessário lidar com pessoas, motivar equipes, fiscalizar serviços, etc.

O Turismo vem se tornando cada vez mais parecido com o curso superior de Administração, ou seja, uma profissão de meio e não de fim. Esses profissionais se engajam no processo, no todo, no sistema e não em uma atividade específica, que tem um papel claro no mercado.


Tanto na Administração quanto no Turismo, o profissional não sai da faculdade habilitado para trabalhos específicos como hotelaria, eventos, agenciamento ou planejamento no caso do Turismo, ou logística, finanças, marketing na Administração.

Enquanto muitos dizem que esta situação é um agravante para as profissões, outros, por sua vez, consideram um diferencial.

Assim como o inglês já deixou de ser um diferencial e se tornou um pré-requisito, a especialização também vem se tornando uma necessidade para os profissionais que querem se destacar.

Logo, a justificativa dos que consideram o cenário positivo para os turismólogos é a de que a partir do conhecimento de todo o processo, que é apresentado durante a graduação em Turismo, o profissional se especializa na área em que mais se identifica e trabalha de forma específica, mas a partir do todo, relevando todo o sistema Turístico, pois, sabe onde se localiza dentro do processo. Fato este que não existe nos profissionais de fim, ou seja, os profissionais que lidam direto com hotelaria, eventos ou planejamento na graduação, tecnologia ou ensino técnico.

Visto isto, qual é a sua posição no momento? Você atuou no mercado na área em que deseja trabalhar? Qual é a importância desta experiência durante a graduação? Já se decidiu em qual área deseja trabalhar? Sabe qual especialização fazer? Tais questões devem servir apenas para reflexão.

O exercício do blog, porém, é de se imaginar em uma entrevista de emprego daqui a 5 anos e outra daqui a 10 anos. Nas duas situações, vocês devem relatar suas experiências anteriores no mercado, qualificações, publicações, etc.

Portanto, identifique onde querem fazer a entrevista daqui 5 anos e daqui 10 anos e descreva o porque deve ser contratado. Caso queira estar neste tempo, fazendo entrevistas, fique à vontade para descrever seu negócio e como fez para chegar onde está.

Lembrem-se: através deste exercício, poderemos formar nossos objetivos profissionais e vislumbrar o que devemos fazer para alcançá-los.

Abraços, parabéns e até quinta!

12 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que pelo leque de oportunidades que nosso curso nos ofereceu, devemos sim nos especializar na área que queremos trabalhar e também a que temos mais aptidão.Infelizmente por necessidade de pagar a faculdade, ainda não atuei em nenhuma área do turismo, muito menos na qual quero trabalhar.Essa experiência é importante visto que se já tiver algum contato com determinada área, você saberá sem tem mais afinidade por uma ou outra.Penso que a área de planejamento ambiental tem mais a ver comigo e também é a que tenho mais interesse.Pretendo fazer especialização em gestão ambiental.
Prof, escolher uma empresa pra tal entrevista é difícil.Na realidade, penso em atuar em órgãos públicos, vou pensar mais a respeito e faço outra postagem depois.

Unknown disse...

O curso de turismo é bastante abrangente. Durante esses quatro anos, pudemos perceber que um profissional dessa área é capaz de planejar, executar e gerenciar atividades ligadas a eventos, hotelaria e agenciamento, assim como atuar na área de gastronomia e gestão ambiental, por exemplo. O curso se torna importante por sua abrangência e, por isso, terminada a graduação, podemos nos especializar na área que mais nos interessar. E estudar de tudo um pouco para depois nos tornarmos especialistas é muito importante para que tenhamos uma noção do todo antes de termos a noção de um ponto. Eu estou trabalhando na área de agenciamento, mas tenho bastante interesse pela área de eventos. Penso que essa seja uma área carente de bons profissionais mas, no entanto, não consegui estágio nessa área aqui em nossa região. Esse, aliás, é um ponto complicado de nossa área. Nossa região ainda não criou a cultura e tem pouco conhecimento da necessidade de um turismólogo. Percebemos em pontos isolados profissionais não trabalhando nessa área - talvez pela falta de conhecimento das pessoas com relação ao curso - embora tenhamos conhecimento suficiente para tal. Durante esse ano pudemos discutir assuntos interessantes aqui mesmo no blog e percebemos o leque de oportunidades que está aberto para todos nós. Basta que cada um se especialize no que mais gosta, e corra atrás daquilo que deseja.

Anônimo disse...

Olá, um ótimo dia a todos!
Ótimo tema para encerrarmos as discussões do semestre. Creio que até até poucos dias só questionavamos o que a gente espera do curso de Turismo, e agora o papel foi invertido e nós é que temos que colocar o que o Turismo pode esperar da gente e o curso em si também, pois, vamos carregar sempre o nome do curso em si.
Para falar uma verdade tenho me surpreendido tanto com os rumos que a graduação tem me possibilitado almejar que só de poder 'vestir a camisa' seria uma honra independente da área, ou de posicionamento financeiro, ou status disponibilizado por setor; só de estar atuação seria imensa a satisfação. Creio que os pré-requisitos que conto é muito mais ligado a minha personalidade(se é que conta) do que a experiência operacional mesmo! não digo que não possuo prática porque todas as disciplinas nos contemplaram com conhecimentos e as habilidades dos nossos professores foram passadas (mesmo que por osmose) a cada um de nós. Já estou feliz só pelas lições de vida que tive e poder compartilhar de tanta experiência profissional daqueles que considero verdadeiros mestres. Para não me estender muito(Cansei do Título de "Chico Xavier", pretendo viajar por 'muitos mares' e minhas projeções para cinco anos no máximo(depois de aperfeiçoar a questão dos idiomas) é de trabalhar em um dos promissores Cruzeiros que aqui pretendem contemplar. Para isso ainda precisarei adquirir algumas habilidades (Bartender, algo ligado a recreação) e usar de toda "Hospitalidade" e outros atributos adquiridos na graduação. Para dez anos, ir mais longe e não deixar de participar dos rumos que a atividade aspira: Turismo um dos promotores da Paz e atuar no poder público e poder fazer diferente.

Obrigada Mestres-amigos por esses 04 anos dentro da sala de aula compartilhando de toda garra e sangue na veia de verdadeiros Turismologos ou outras atribuições, feitos com a maior competência e dedicação. Meu carinho a todos.

Anônimo disse...

O turismo é um curso que da muitas oportunidades de trabalho. principalmente pra quem é um bom profissional se da muito bem principalmente finaceiramente. Tenho a oportunidade de trabalha dentro da area, numa companhia aerea, gosto muito pois lidamos com o publico todo dia e isso faz com que possamos aprender a lida com todo o tipo de gente, afinal turismo é isso ne, a relação com o outro. Gostaria muito de quando termina o curso fazer uma pós em hotelaria que é aonde eu gostaria de trabalha. Ter meu proprio negocio, mais uma area que me chama muito atenção tambem é eventos. Acho que trabalharei com eventos num futuro proximo para que daqui a alguns anos eu possa realizar meu grande sonho de ter meu hotel.

Anônimo disse...

Acredito que por oferecer uma grande variedade de áreas de atuação, o curso de turismo não prepara você para uma área especifica, ele te oferece o conhecimento e te mostra as opções de mercado e cabe a nós buscarmos a área que pretendemos atuar e se especializar nessa determinada área. Eu pretendo atuar na área ambiental especificamente em controle, fiscalização, participação e educação ambiental, ainda não atuei e não tenho experiência prática na área e acredito que a experiência prática durante a graduação é de suma importância para o aluno, pois é um preparo para o mercado lá fora que é bastante competitivo. Minhas projeções para os próximos anos são de continuar estudando e fazer uma especialização na área de Meio ambiente. E quem sabe uma oportunidade nos próximos anos em uma das instituições nacionais. Meu maior interesse na área ambiental é pela preservação dos atrativos turísticos naturais que possuímos e que por uma falta de conscientização e educação ambiental estão sendo destruídos pelo homem, o turismo desperta essa consciência e preocupação com o meio ambiente e eu me identifico e gosto bastante de tudo que envolve meio ambiente. Deixo aqui meus agradecimentos e minha satisfação por todo o ensino que os professores durante o curso pode nos oferecer e com certeza saimos daqui levando o melhor em nosso currículo, basta saber aproveitar as oportunidades e correr atrás de nossos objetivos!

Anônimo disse...

A minha escolha pelo Curso de Turismo foi mais movida pela curiosidade do que pela vontade. Ao entrar na faculdade a minha vontade era em Administração Hoteleira, mas a minha curiosidade me levou ao caminho certo, pois a cada dia que passa tenho certeza disso. A graduação me ensinou a ver uma administração mais humana, a não determinar o nosso objetivo apenas nos lucros e sim em expectativas e satisfações. Durante os 4 anos de Curso pude experimentar algumas das áreas, as que mais me atraem são eventos e planejamento, apesar de não ter experiência nesta última. Por enquanto o meu foco é crescer a minha empresa e tentar trazer o máximo possível de Turismo para dentro dela, por ser uma empresa familiar o caminho foi mais fácil mas digo que a responsabilidade e a cobrança são muitas. Mas não descarto a possibilidade de trabalhar com as duas áreas em que eu gosto ou até mesmo abrir um negócio relacionado a elas.

Anônimo disse...

Vejo que nosso curso nos ofereceu um vasto número de opções de campos de serviço. Ideal seria que cada um se especializasse naquilo que fosse de maior interesse. A base, uma visão geral das atividades, o curso nos deu, agora depende de cada um de nós futuros turismólogos a busca pelo seus ideais. E fato que nossa região ainda seja um pouco desinformada da importância do Turismólogo, mais cada um deve procurar as oportunidades seja onde for. Ao longo do curso pude trabalhar na área de eventos, que muito me interessa, porém, agora em época de estagio quero obter experiência em outras áreas, para poder ter certeza de qual campo escolher.
Onde eu me imagino daqui uns 5 10anos? Me imagino em uma entrevista de emprego no maior empreendimento turístico do Brasil, sendo contratado. Pois acho que se não almejarmos bem alto não chegaremos nem aos pés de onde queremos.

Adam Ribeiro disse...

Como disse a De, o curso de turismo nos "ensinou a ver uma administração mais humana, a não determinar o nosso objetivo apenas nos lucros e sim em expectativas e satisfações", e isso é o que mais me chama atenção pois meu grande sonho é tornar tornar-me um excelente gestor seja na área do turismo ou não. A liderança sempre me atraiu muito, fico fascinado quando vejo esses gurus dando palestra pra lideres e tal, meu sonho é chegar la ou perto deles, sei que pra isso preciso estudar e trabalhar muito por isso assim que formar e estiver trabalhando quero fazer uma especialização na área que tiver atuando, pois além de meus desejos vejo a necessidade de me especializar conforme o mercado pede. Espero que daqui a 5 anos eu não esteja fazendo nenhuma entrevista de emprego, pois quero começar trabalhar agora e acho super importante ter crescer junto com a empresa em que estiver trabalhando, prefiro começar la de baixo e crescer até atingir o ponto mais alto da empresa e isso leva mais de 5 anos, talvez mais de 10 anos também... A área que eu pretendo atuar é na administração e gestão de pessoas, então vejo inúmeras possibilidades e também trabalhar com eventos empresariais que são muito desenvolvidos em nossa região.

Anônimo disse...

O nosso curso é um curso bem abrangente, onde podemos conhecer e aprender sobre várias áreas. Mas é muito importante que durante o curso se tenha experiência em algumas áreas, até mesmo para ver em qual se identifica mais. No meu caso, fui para Florianópolis e trabalhei em um hotel, passando por todos os setores do hotel. Foi uma experiência muito boa. Trabalhei muito, pois fui em alta temporada e tive contato com turistas de vários lugares do país, inclusive de fora do páis também. Fui associando algumas coisas que aprendi no curso e aprendendo muitas outras tambem. Desde quando entrei na faculdade eu trabalhei com meu pai, temos uma corretora de seguros. Mas fui começando devagar, conhecendo e crescendo aos poucos. Pretendo continuar e crescer mais ainda dentro da corretora, colaborando para o crescimento da mesma. Apliquei muita coisa que aprendi no curso na corretora. E penso em fazer uma especialização na área de marketing, gosto dessa área. Quero fazer outros cursos também, para daqui há alguns anos administrar a corretora para o meu pai.

Unknown disse...

Há pouco mais de dois anos estou trabalhando na área (agenciamento)e creio que a experiência adquirida nesse segmento será utilizada em qualquer outro no turismo. A visão do que aprendemos, sendo aplicado na prática torna tudo mais interessante, por isso acho de suma importância que os alunos se ocupem de ativades ligadas ao turismo, como estagiários ou efetivos. Terminar uma faculdade com essa bagagem é algo único!
Não sei se agenciamento será o setor que vou seguir, me "construir" como turismólogo mas gosto muito do ramo.
Pretendo em 5 anos estar na mesma aérea, em uma operadora, consolidadora ou talvez na área de eventos. Tenho também a intenção de trabalhar em um cruzeiro, seria uma experiência incrível.
Gostaria de agradecer aos meus amigos do curso aqui no campus de Uberaba pelas discussões.
Abraços!

Anônimo disse...

Diante das varias opções que nos futuros turismólogos temos que escolher, acredito que a vivência da pratica no ambiente de trabalho é um fator determinante na escolha da área de atuação.
O curso é praticamente baseado na teoria, e quem teve a oportunidade de experimentar a pratica durante os anos de graduação, com certeza está mais preparado para escolher a área que quer atuar.
Por dezenas de motivos não atuei na área que quero trabalhar .Pretendo trabalhar na área ambiental, penso em fazer uma especialização em gestão ambiental.

Anônimo disse...

O Curso de Turismo me assustou um pouco, porque não conseguia me imaginar em qual das tantas áreas poderia atuar. Na verdade achava meio vago aprender sobre tantas coisas, como iria utilizar todas elas? Mas, agora chegando ao final posso ver com mais clareza que tudo que aprendemos foi válido e servirá para a vida profissional ou até para a pessoal. Meus planos são fazer uma pós direcionada a gestão ambiental, e espero daqui 5 anos está fazendo uma entrevista em uma grande empresa de consultoria ambiental voltada para o setor turistico, e daqui 10 anos porque não está fazendo uma entrvista para um cargo de diretoria. O importante é não deixar de sonhor, e fazer tudo que for preciso para realizar nossos sonhos, somos capazes,agora é só traçar as metas e ir atrás.