3 de mai. de 2008

O mercado de Turismo de Luxo no Brasil

Em Janeiro deste ano, foi fundado o Bureau de Turismo de Luxo através do Ministério do Turismo em parceria com EMBRATUR e Associação Brasileira de Operadoras Turísticas - BRAZTOA.

A iniciativa justifica uma análise do mercado muncial atual. As motivações de viagens modificam-se rapidamente. No século assado, Jost Kripendorf afirmava que a principal motivação para as viagens era a necessidade, pois, a população começou a trabalhar massivamente em indústrias, onde o trabalho é repetitivo e estremamente consativo e estressante. Fato que praticamente obrigava as pessoas a viajarem para "recarregar as energias" para poder voltar ao trabalho, caso contrário, certamente haveria problemas desde produtividade a stress e problemas psiquicos.

O fato ainda é uma realidade, porém, com mudanças providenciais. Atualmente, esta fuga do cotidiano cansativo e estressante ganhou a necessidade de articionar as fárias. Atualmente, os trabalhadores preferem tirar apenas 15 dias de férias por vez, e viajar 2 vezes por ano para poder retornar ao cotidiano com os estímulos renovados.

Contudo, uma emergente motivação vem mudando o mercado. O Turismo de Luxo chega ao Brasil como uma realidade evidente e extremamente lucrativa.

O segmento movimenta cerca de US% 410 bilhões ao ano e o Brasil já é o segunda destino do segmento na América, atrás apenas dos Estados Unidos.

O tema já está com tanta evidência que será tema do próximo encontro da BRAZTOA em 14 de maio no Rio de Janeiro, à bordo do navio Pink Fleet, o primeiro navio a ter um Day Cruise do país.

Teresa Perez, proprietária de uma agência que opera principalmente o turismo de luxo, diz que luxo "é sair de um bangalô em que se está hospedado e pisar na areia, é poder saborear uma refeição impecável ou um jantar à luz das estrelas, com nativos contando sobre o país que se visita".

O turismo de luxo é simplesmente ter os melhores serviços nos melhores ambientes, seja qual for o destino. Recentemente, Bill Gates e atrizes de Hollywood se hospedaram em um hotel em Machu Pichu com vista belíssima, serviços de primeira linha e é claro, preços muito altos.

No Brasil, recentemente a Minnistra Marta Suplicy inaugurou o primeiro Trem de Luxo do Brasil, no sul do país. Araxá, Campos do Jordão e Foz do Iguaçu também são os destinos que se destacam nesta segmentação.

Porém, para se ter um produto deste porte, existe a necessidade de se garantir uma qualidade mundial nos serviços turisticos.

Qual é a perspectiva do Brasil para receber este tipo de turista que busca um serviço muito mais que diferenciado, um serviço de elite? O país se encontra preparado para esta recepção? Por quê? Na sua opinião, quais são as necessidades do Brasil para poder receber bem este tipo de turista tão exigente?

Abraços e até quarta.

12 comentários:

Unknown disse...

As perspectivas são boas, o Brasil tem condições de brigar por este mercado de luxo, mas precisa melhorar algumas coisas que atrapalham o desenvolvimento do turismo para poder receber adequadamente este tipo de turista. Temos enormes potencialidades, mas que sozinhas não são capazes de fomentar a atividade. O diretor-geral do grupo jamaicano SuperClubs no Brasil Xavier Veciana afirmou recentemente que “ o Brasil tem que desenvolver turismo de alto valor agregado, de alta qualidade. Isso requer planejamento grande e vontade de parceria do setor público com o privado.” (G1, 26/04/2008). Nesse sentido, um dos maiores entraves a meu ver está relacionado à questão da infra-estrutura básica que não atende nem as necessidades das populações autóctones. O poder público em parceria com o setor privado tem que garantir também a infra-estrutura de acesso, melhorando nossos meios de transporte e reduzindo algumas burocracias que são enormes empecilhos de crescimento. Precisamos parar de criar projetos “eleitoreiros” que visando resultados a curto prazo, são mal planejados e propor ações a longo prazo que realmente funcionem. Outro fator que pesa negativamente para o país é a falta de mão de obra especializada para o segmento de luxo. Portanto, seria interessante investirmos na criação de catering de serviços para capacitar melhor os colaboradores, pois se trata de um publico extremamente exigente e todos devem ter a consciência de sua importância para o bom funcionamento do sistema turístico. A qualidade dos serviços é a marca essencial para garantir o sucesso nesse segmento e deve ser entendida na sua totalidade, desde a escolha dos locais a ser implantados os empreendimentos até o momento que estes estiverem recebendo seus visitantes. Dentro da parte de meios de hospedagem, os hotéis butiques e pousadas de chame que podem ser encaixados dentro do conceito de luxo, são em minha opinião ótimos nichos de mercado que poderiam ser mais trabalhados no Brasil. Ao invés dos grandes resorts, empreendimentos menores, que além de menor impacto ao meio ambiente, garantem um tratamento mais individualizado gerando assim um conforto maior aos turistas.

Paula disse...

O Brasil possue destinos maravilhosos, uns com certeza podemos dizer que se incluem na categoria"luxo" com bons serviços, preparados para oferecer o bom e o caro. Outros destinos possuem o visual belíssimo mas sem o preparo para tanto.

Caso esta modalidade se torne uma realidade frequente temos estrutura e bons profissionais para trabalharem para quenão seja apenas um cenário bonito mas que transforme os destinos escolhidos em locais receptivos e preparados para esse público.

Apesar de ser um pouco limitado este público alvo, o poder aquisitivo é bem maior e buscam qualidade conforto bom atendimento não importa o valor.

Então acho que para dar certo em nosso país esse turismo deve haver uma maior explanação sobre essa modalidade de turismo, saber o que eles buscam, pois se trata de um turismo mais limitado ou seja para grupos de nível social e economico diferenciado.

Os profissionais envolvidos precisam estar preparados, e não pensarem que são apenas turistas, mas turistas com potencial.

Nosso país possue destinos belissimos e com certeza despertam interesse de turistas extrangeiros. Então porque não investir ja que somos muito receptivos e o turismo vem sendo visto como uma grande ajuda economica para muitas cidades e estados brasileiros.

Acredito eu que pode dar certo!!!

Leandro disse...

O turismo de luxo no Brasil, tem tudo pra dar certo. O que a trade precisa entender é que luxo não é só um destino bacana, um almoço maravilhoso, um hotel 48 estrelas. O luxo é muito mais... Luxo é ter qualidade no atendimento, é ser cordial, é superar as expectativas. Um turista desse nível, que usufrui dos serviços de luxo quer muito mais que uma tv de 42” no quarto, isso ele tem em casa, ele quer ser bem tratado, ser único, diferenciado.
Mercado pra isso não falta, o que falta são mercadores.
Tenho plena consciência que o Brasil ainda tem muito que melhorar, principalmente em termos de infra-estrutura básica par que possa começar a receber e fidelizar esse tipo de turista.

Perfil do profissional de luxo:
Não é nada fácil ser um desses profissionais, requer muita dedicação e dom. Um profissional multifacetado, globalizado, inteligente e que fale quatro idiomas fluente, isso não é diferencial algum, é pré requisito. Esse profissional é muito mais... Conhecimentos em psicologia humana, saber entender e interpretar os anseios de seu cliente, discrição, classe, educação, bons modos, respeito, etc... é o profissional que resolve os problemas. O que diferencia esse profissional não é não ter problemas, e sim a maneira como resolve-los.

Acredito que em termos de profissionais (recursos humanos) nós temos muita capacidade sim, basta querer e se preparar para esse mercado cada vez mais crescente e exigente.

Érika de Sousa Ferreira disse...

O Brasil tem capacidade para realizar esta atividade que vem ganhando frente no mercado turístico, o Turismo de Luxo, poderá crescer muito no Brasil, mas para que isso aconteça é necessário infra-estruturas e mão-de-obra capacitada para realizar estes serviços com qualidade, superando as expectativas deste público.

Com base nas discussões anteriores em sala, foi possível notar que ainda falta no Brasil uma infra-estrutura básica para atender o turismo de hoje e também atender as necessidades básicas da população brasileira.

O público deste segmento turístico vem em busca de lugares exóticos e de ótima qualidade, assim como o Leandro cita em seu comentário o turista deste segmento “quer ser bem tratado, ser único, diferenciado”, eles esperam superar mais que seus desejos e expectativas, procuram status.

A percepção para o Brasil receber este segmento turístico é muito positivo no meu ponto de vista, há procura de empresas privadas internacionais como a Rede Jamaicana SuperClubs que investem no Turismo de Luxo no Brasil, mas encontram empecilhos, onde não conseguem fazer esta percepção crescer no Brasil.

Para o executivo espanhol Xavier Veciana, diretor-geral do grupo jamaicano SuperClubs no Brasil ... “É um “desafio” viver o atual momento no Brasil” para Veciana, “O turismo ainda não foi entendido pelo país como fator prioritário do desenvolvimento”. O que na opinião dele limita o crescimento do país. Para Veciana ainda, “O Brasil tem que desenvolver turismo de alto valor agregado, de alta qualidade. Isso requer planejamento grande e vontade de parceria do setor público com o privado”.

Unknown disse...

“Hoje estamos dando um passo muito importante para o segmento do Turismo de Luxo no Brasil, uma área importante, pois enquanto a taxa de crescimento mundial do turismo é 6,2% ao ano, no segmento de turismo de luxo esses índices ficam acima de 10%”, disse a ministra Marta Suplicy em 15/02 no lançamento do Great Brazil Express, primeiro trem de luxo do país.

Acredito que hoje o turismo de luxo é solicitado por grande parte de turistas que procuram agências de viagens em busca do lazer com requinte e qualidade, isso começou a ampliar mais nos dias de hoje, penso que seja também pela facilidade de pagamento que os segmentos turísticos estão proporcionando aos seus clientes. Vejo que o Brasil possui potencial para movimentar esse tipo de visitante, no entanto, a falta de infra-estrutura necessária ainda é um grande problema, quanto a isso, acredito que seja preciso que tenha inovação nos segmentos turísticos do Brasil (redes hoteleiras, serviços prestados pelas agências, enfim...). A inauguração do Great Brazil Express já é um grande passo para esse segmento, mas devemos também nos preocupar com o que esse viajante busca, qual serviço devemos oferecer para que ele supere as expectativas dele, esses são poucos exemplos dentro de diversos fatores que devem ser analisados, tudo isso para que esse público veja o Brasil como um destino de luxo e que eles possam encontrar cultura, diversão, repouso, comodidade e privacidade com a mais perfeita qualidade. É bom lembrar que o consumidor de luxo só pensa em sentir mais acomodado, para ele não importa o valor que pagará pelos serviços prestados e sim o que pode ser oferecido, tudo dentro de suas normas é claro, a comodidade o bem-estar com requinte e a já falada qualidade.

Zé Cipriano disse...

Tai! Nós sempre questionamos o preparo ou não preparo do trade e recursos humanos para qualquer tipo de atividade que o Brasil venha exercer. Eu prefiro acreditar por mais que não estejamos preparados o desafio tem que ser lançado e os órgãos devem buscar cada um o seu espaço e morder seu filão, o homem é um ser altamente mutável e adaptável ao seu entorno, portanto o Brasil não deve ter medo da evolução de nada e também se lançar neste mar de propóstas que o mundo oferece no que tange ao mercado mundial de qualquer segmento que seja. Nós que estamos aí no limiar das portas de trabalhos com nível superior devemos encarar a realidade e trabalharmos junto às exigências que nos for impostas.
Gostaria eu de um dia voltar a academia e relembrar estes fatos escrevendo algum artigo sobre este passado que hoje é presente e nos assombra. Braços a todos.

Unknown disse...

Conquistar os públicos A e B, apresentando produtos de alta qualidade e diversificando a oferta de destinos brasileiros. Esta é a estratégia utilizada pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para trazer mais turistas portugueses ao Brasil, obedecendo à seguinte equação:atrair visitantes que fiquem mais tempo e gastem mais. No caso do turismo de luxo,o objetivo é abocanhar uma parcela de um mercado que movimentou US$ 400 bilhões no mundo em 2006. O turista com este perfil busca não só serviços de altíssimo nível e produtos exclusivos e personalizados,mas uma experiência única e autêntica em sua viagem.E ele paga por isto:não é à toa que o visitante de luxo gasta,em média,U$ 7,2 mil enquanto o turista de lazer despende US$ 865 por viagem.
O Brasil é um país muito rico culturalmente, com uma quantidade enorme de destinos completamente diferentes entre si.

O mercado de luxo no Brasil movimenta US$ 4 bilhões por ano, segundo apurou a primeira pesquisa do setor realizada pela MCF Consultoria & Conhecimento em parceria com o instituto GfK
Indicator.

A qualidade na prestação dos serviços é elemento primordial para a satisfação dos clientes.
O turismo é hoje uma realidade que vem ganhando uma importância cada vez maior no contexto socioeconômico mundial.Já era o tempo em que,para conquistar um cliente,o hotel tinha de investir em áreas comuns ou ter o restaurante mais descolado da
cidade.Hoje,as grandes redes apostam também nos apartamentos e em serviços diferenciados para garantir a fidelidade de seus clientes.Quer jantar no quarto? Pode. Prefere que a cama esteja aberta,a banheira cheia e o ambiente preparado para uma boa noite de sono quando chegar ao apartamento? É possível também. E que tal se alguém desfizer as malas, passar todas as roupas e guardá-las no armário?Sim

O turismo de luxo é um segmento que vem chamando a atenção das operadoras de turismo no Brasil e será um dos temas abordados no próximo encontro da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo),que será realizado em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens no dia 14 de maio no Rio de Janeiro.(globoonline)
As operadoras vão apresentar aos agentes suas novidades e vamos realizar também um fórum sobre turismo de luxo,que é um nicho importante para o mercado hoje,mas que ainda não é apresentado de forma diferenciada.(Mônica Samia, diretora da Braztoa.)

O primeiro trem de luxo do Brasil,
muito importante para o segmento do turismo de luxo no Brasil, afirmou a ministra do Turismo, Marta Suplicy.
Enquanto a taxa de crescimento mundial do turismo é 6,2% ao ano, no segmento de turismo de luxo esses índices ficam acima de 10%, informou ela.O turismo de luxo é um nicho que traz muitos recursos para o país.Uma família com esse perfil que passa 13 dias no Brasil chega a gastar US$ 50 mil, observou.É um trem muito sofisticado.É muito importante esse passo do Paraná no turismo de luxo.

Aline disse...

Acredito que o Brasil tem sim a capacidade de ter um mercado de luxo, existem destinos maravilhosos com hotéis de excelente qualidade, temos grandes resortes, entre outros e que podem oferecer este tipo de serviço. E sem contar que temos profissionais qualificados para atuar nesta área “Turismo de luxo”. Claro que nem todos que estão atuando nesta área são formados para atuar mas, nada como um curso para aprimorar a profissão.

Agda disse...

O Brasil tem uma ampla área natural e lugares maravilhosos onde tenho certeza que tem capacidade para um bom turismo de luxo, apenas tem que investir e fazer bons planejamentos para que continue obtendo sucesso.

Unknown disse...

Gostaria apenas de corroborar com o comentário da Leandro, quando ele afirma que o turista de luxo tem todas as modernidades em sua casa e portanto o luxo está bem acima de aparelhos de ultima geração ou movéis/decoração diferenciados, esse tipo de turista quer se sentir unico. Este talvez seja o grande desafio do profissional de turismo, não apenas em relação aos turistas de luxo, pois não podemos fazer distições, mas em relação a todos. Temos uma resposabilidade muito grande, pois trabalhamos algumas vezes com "sonhos de uma vida" e a não realização de um sonho de uma vida pode ser muito frustrante para certas pessoas. Se por um lado é desafio, por outro lado a meu ver é a grande magia, é que faz esta atividade ser tão gratificante quando bem planejada e bem executada.

Unknown disse...

O Brasil tem condições sufucientes para tal segmento, pois o sucesso de uma viagem de alto padrão começa na escolha da prestadora de serviço, e temos ótimas nacionais. Falar inglês fluente, dar dicas extras como bons restaurantes, o que visitar, onde comprar, onde badalar, além de acompanhar os turistas ao hotel e verificar se eles estão satisfeitos com o serviço tamb´m faz a diferença.

O crescimento do turismo de luxo pode ser visto como um fator importante para o desenvolvimento econômico, já que com o aumento da procura por roteiros mais sofisticados, o brasileiro tende a investir muito mais em turismo e lazer. É preciso pensar em estratégias potentes para incentivar o turismo interno, visando que com esse movimento cresça também a procura de roteiros nacionais por turistas estrangeiros.
Os resorts luxuosos que possuímos não deixa ninguem a desejar em satisfação plena, além dos vários roteiros tentadores e caros com os luxuosos hotéis de charme em paraísos que são apreciados apenas pelos poderosos.

Unknown disse...

Infelizmente o turismo de luxo no Brasil vem crescendo desordenadamente do ponto de vista sustentável. Se por um lado beneficia o ambiente receptivo com o aumento de empregos integrando-se como fator de melhoramento das condições de economia local, por outro lado entra na contra-mão quanto aos princípios do turismo sustentável. Acho que o nosso país ainda não tem gestores de empreendimentos turísticos, prontos para inserir , à altura, um turismo de luxo e que, ao mesmo tempo, supra as necessidades do turista e a da comunidade receptora.
As necessidades quanto a este profissional estão ligadas diretamente a um novo tipo de turismo que comporte, ao mesmo tempo o luxo e a modernidade de conceitos no setor turístico. Acredito que é possível conciliar tais qualidades nesta mesma atividade.
No livro de TRIGO, 2000, o autor faz citação a uma nova ordem quanto ao profissional do turismo na sociedade pós-industrial:
“O lucro não é o fim último da vida humana. A sobrevivência, o prazer e o conforto sim, mas que a matéria colorida e perfumada seja a única e exclusiva forma de chegar à felicidade”.
“existe a beleza gratuita na natureza”.
Para recebermos o turismo de luxo é preciso, antes de tudo, que o profissional em turismo saiba dar alternativas do turismo de luxo de forma responsável.