25 de abr. de 2008

Postagem 9: Expozebu: a alta estação do turismo em Uberaba


Vai começar nesta segunda feira, 28 de abril, a 74ª edição da Expozebu, a maior feira de gado zebu do mundo.

Desde de a primeira exposição, na Fazenda Cassú, a Expozebu é referência em gado sadio, prematuro e extremamente produtivo.

Em sua sequência de recordes de negócios realizados no período da feira, recepção de visitantes nacionais e internacionais, a 74ª Expozebu tem ambições de continuar com essa quebrar de recordes e melhorar cada vez mais o atendimento ao visitante.

Sr. Jão Gilberto Bento, superintendente de Marketing da Associação Brasileira de Criadores de Zebu - ABCZ, entidade que organiza a feira, disse que a expectativa é de que cerca de 700 turistas internacionais de mais de 15 países, desembarquem na cidade para visitarem a feira, que contará com aproximadamente 35 mil visitantes, ainda segundo previsões de João Bento.

A expectativa da ABCZ para o volume de negócios realizados durante os 12 dias de feira, é de R$ 120 milhões, entre leilões, compras de sêmem, equipamentos agrícolas e demais gastos no segmento.

No ano passado, uma vaca foi leiloada no mais famoso leilão da feira: O Ela do Raça, na Fazenda Mata Velha, por nada mais nada menos que R$ 2,2 milhões. O consórcio que envolvia Oréstes Quércia (ex-governador de São Paulo), Joaquim Roriz (ex-governador de Brasília e atualmente senador da república) e o reitor da Universidade de Marília, deram entrevistas sorridentes após o remate e declararam que o investimento teria retorno em cerca de 1 ano.

A presença de autoridades é frequente em toda história da Expozebu


Há quem diga em lavagem de dinheiro, há quem diga em ostentação e ainda há quem diga em camaradagem entre amigos em leilões...

Mas o fato é que, além de ser uma movimentação considerável de valores, o rebanho brasileiro atual consegue reproduzir-se muito prematuramente e ter uma produtividade inegualável em qualquer outro país do globo.

Presente em vários países do mundo, a ABCZ organiza toda a catalogação genealógica do gado zebuíno brasileiro e ainda coordena o melhoramento genético no país, sendode uma importância ímpar para o país.

Todos estes números e fatos consumados, no entanto, não refletem o sentimento do uberabense.

Certa vez, fazendo um guiamento turístico em Uberaba, como nos livros que relatam a história da cidade, contei e vangloriei a questão zebuína para a cidade aos turistas que, obviamente, se impressionaram com os números e com a bela e gloriosa história. Porém, eu não contava com a sinceridade da inegualável Dona Maria Aparecida, espírita exemplar, de coração e dedicação que encanta os mais céticos. Em sua conversa com estes turistas no Hospital do Fogo Selvagem, foi logo atirando nas primeiras palavras para que todos se esquecessem de tudo o que podiam ter ouvido sobre o gado zebu, pois, era uma "pura enganação".

De fato, além de nunca mais enaltecer tanto a questão zebuína para a atual Uberaba, reconheço que realmente é muito na mão de tão poucos.

Após o fato, descubri que a pecuária, representa apenas 1% da arrecadação municipal em impostos. O que me fez ficar ainda mais fã de Dona Maria Aparecida.

Mas será que a opinião de Dona Maria Aparecida é a opinião dos uberabenses? A população uberabense tem identidade com a expozebu, mesmo com toda movimentação financeira? Qual deveria ser o posicionamento do uberabense diante a expozebu?

Qual é a diferença entre a comunidade local querer o turismo e a comunidade local ter identidade com o tipo de turismo?

Divirtam-se e até quarta.

11 comentários:

Paula disse...

A Expozebu é história e fato na vida de todos que nasceram ou moram a muito tempo em Ubraba. É orgulho sim termos uma feira/festa que tem o título de a maior feira de gado do mundo.

O Brasil é referencia mundial no que diz respeito ao gado de corte e agora também leiteiro.

Em materia do dia 30 de março no jornal da Angola, um artigo trazia matéria sobre o Brasil e sua tradição com o gado, que é uma nova atividade que está sendo desenvolvida na Angola, veja:

"Um selecionador de gado, normalmente fica com é o que é bom e vende o menos bom. No Brasil tem criadores que vão selecionando gado há muito tempo. A vantagem é que a Angola pode comprar o produto pronto e não precisapassar por anos de sacrifício e seleção."

Então, podemos ver claramente que o Brasil seja nos leilões,criação, venda ou até seleção é destaque e modelo para países que criam compram ou vendem gado.

Na materia exposta neste Blog vê a preocupação quanto a cidade e moradores enchergam a feira no mes de Maio. Opiniões são diversas sobre a Expozebu, pois existem mais leigos do que entendidos, porém existem muitos interesses. Nós moradores e frequentadores da feira, gostamos ou até ja nos acostumamos com a tradicional feira que movimenta nossa cidade neste período. Para os diversos segmentos do mercado há um aumento significativo na economia local. Nos setores hoteleiros e gastronômicos é visível a alteração no bem vindos lucros.

As feiras de gado, são realizadas em muitas cidades do Brasil, apesar de não serem destinos turístico ou talves até desconhecidas. Nessas feira/festas acontecem shows, rodeios, feiras de artezanato local e leilões movimentam a economia local, assim como em Uberaba que muda sua rotina, promove eventos e recebe seus visitantes.

Quanto a arrecadação municipal, imagino que 1% apesar do índice ser pequeno o valor é bem relevante, pois se há maior lucratividade dos comerciantes e trade local, com certeza há um repasse maior nos impostos municipais. Tambem de puco adianta se retirar muito nos impostos se a plicação do mesmo não é visível na cidade, onde devia haver melhoria na, ou seja melhor saneamento, asfaltamento e não apenas recapiamento mal feito, dentre outras melhorias que deviam ser feitas.

Tambem por outro lado contribuimos com aumento na economia das cidades vizinhas devido o grande fluxo de visitantes que ocupam os hoteis, tendo que ir se hospedar nas cidades vizinhas.

Para alguns moradors nossa cidade só é turística pelo fato da Expozebu, Peirópolis e Chico Xavier, para outros temos muito que desenvolver para sermos um destino turístico.

Hoje nossa cidade pode não está muito bonita, nem preparada para desenvolver um turismo maior do que estamos vivenciando no momento, talves por falta de interesse local, ou falta de profissionais com maior interesse e disponibilidade para fazer com que Uberaba seja visto como um destino turístico. Falta sim divulgação dos projetos e divulgação local para aumentar o interesse primeiro local depois dos futuros visitantes, então falta projetar Uberaba para que haja esse aumento no fluxo turístico e quem sabe possa-se mudar a opinião dos moradors e turistas que apenas vê Uberaba como alguns dias de festa e depois seja esquecido.

Unknown disse...

A Expozebu é sem duvida o principal evento de nossa cidade e os números mostram como esta festa é importante para todo o país. A agropecuária é um elemento que tem muito poder na economia brasileira, nossos produtos são exportados para muitos lugares e as pesquisas desenvolvidas e negociadas pela ABCZ servem para manter esse segmento cada vez mais forte a atualizado.

Pensando pelo lado do turismo, as vindas de visitantes durante a Expozebu garantem quase sempre uma taxa de ocupação altíssima em nossas unidades hoteleiras, se constituindo nesse pequeno período a alta temporada em nossa cidade. Seguindo as leis de mercado, os hotéis e outros segmentos diretamente ligados aproveitam a procura para aumentar seus preços sabendo que este público tem recursos e não se importa em pagar caro pelo serviço. Há que diga que seja uma atitude desonesta, pois não alteram a qualidade dos serviços e com isso jamais conseguem fidelidade para outros períodos. Outros acham que é uma atitude correta, pois como eu já afirmei anteriormente é uma lei do mercado, quando a procura é maior que a oferta o preço consequentemente sobe.

A Feira sempre mexeu com a economia local e gerava inúmeros empregos informais principalmente devidos à movimentação durante os dias de shows que nesse ano não acontecerão devido aos prejuízos acarretados nos últimos anos. Segundo o presidente ABCZ foram quase 800 mil reais só no ano passado (Jornal de Uberaba 10/03/2008).

Não quero aqui julgar o que seja certo, pois esse nem é o tema central de nossa discussão. Vou analisar então identidade do evento, da própria a população local e a relação desta com os visitantes e com a feira.

Com relação à identidade da festa acredito que esta permanece, mas logicamente com algumas mudanças e evoluções, pois não existe uma cultura imutável, mas o cerne e a finalidade continuam os mesmos.

É difícil pensar na população ter identidade com a festa numa cidade que não conhece e não valoriza sua identidade. A maior alegria de uma grande parcela dos uberabenses e criticar a cidade e diminuí-la perante outras e a ausência dos shows neste ano poderá contribuir ainda mais para esta baixa estima local.

Os visitantes ligados diretamente com a festa não têm relação com a população, pois o intuito principal não é lazer e sim de trabalho e no ambiente de trabalho deles a massa não é convidada a participar.

A relação com a Expozebu era simplesmente ir aos shows, usar durante os dias da festa um vestuário diferenciado (poucos usavam botas, chapéu, calças coladas no resto do ano) e para alguns ganhar uma renda extra trabalhando ou alugando casas para os visitantes. A cidade/população em geral não participa dos ganhos maiores do evento e não conhece ou se esquece dos reais propósitos desta festa.

O uberabense deve ter uma relação de respeito com a festa e aprender a dar valor a todos os elementos de nossa cultura, buscando soluções para que a cidade se torne ainda mais agradável para se viver e consequentemente possa atrair visitantes, não apenas relacionados com agropecuária, mas interessados em conhecer todas as nossas particularidades.

A comunidade quer o turismo quando este traz vantagens principalmente econômicas para ela e tem identidade com o tipo de turismo quando se reconhece nele, quando se sente parte do contexto, não apenas como “paisagem”, mas com voz ativa no processo evolutivo dos padrões culturais. A identidade de um povo não tem preço a partir do momento em que este povo se conhece, se aceita e luta constantemente para perpetua´-la.

Unknown disse...

ABCZ x Comunidade Uberabense

Prezados professor Lélio e colegas,
No meu ponto vista a festa pecuária de Uberaba promovida pela ABCZ tem sua influência econômica - na promoção da tecnologia agropecuária; e movimentação do trade turístico. E cultural- pela sua tradição ao longo dos seus 74 anos (de festa) adquirindo um significado cultural para o uberabense.Maça do amor, bolas gigantes coloridas, trem fantasma e rodeio são alguns exemplos de ícones de reconhecimento que durante muito tempo, na cidade de Uberaba, só ocorriam dentro do parque Fernando Costa em determinada época.
Acredito que o uberabense tem este reconhecimento mesmo não sabendo, exatamente, qual é o potencial da Expozebu na promoção turística e econômica.
Acho que seria propícia a discussão sobre os impactos e ações de prevenção promovidos pela ABCZ. Trago aqui alguns pontos para reflexão:
1- Baseando-se nos princípios de responsabilidades de empresas com o ambiente - aulas de Gestão Ambiental ministradas pelo professor Paulo Sérgio:
A ocupação de área para desenvolvimento da atividade pecuária, exige um trabalho impactante para o local de ocupação e que, em muitos casos, compromete, principalmente, toda uma área de vegetação incluindo leitos de rios.
2- É fato reconhecido por toda população que a atividade zebuína promoveu o crescimento e tornou a cidade de Uberaba conhecida nacionalmente.
Porém, novos conceitos sobre turismo foram adequados devido às novas necessidades da sociedade mundial. Para tanto a relação atividade econômica e comunidade local.
A criação de gado para leilão não é uma atividade isolada (principalmente, no caso da ABCZ, pelo fato de sua abrangência nacional).
Envolve:
a Infra-estrutura urbana (adequada); mão-de-obra local (profissionais de diversas áreas envolvidos); utilização dos meios de comunicação (out-doors, rádio, televisão); além da utilização do trade turístico da cidade (restaurantes, hotéis, etc.).
3- quanto às nossas responsabilidades:
segundo artigo 8º dos princípios fundamentais do Código de Ética do Bacharel em Turismo:
Artigo 8º - Ao profissional cabe atuar para que o desejo pelo ganho material não se sobreponha aos fins sociais de seu trabalho que é de interesse da sociedade da qual faz parte.
Estas são algumas propostas para discussão
Um abraço e até mais!

Fernando Rodrigues

Érika de Sousa Ferreira disse...

EXPOZEBU: A ALTA ESTAÇÃO DO TURISMO EM UBERABA



É desde 1919 que as atividades da Raça Zebu são trabalhadas no Triângulo Mineiro, e a partir daí a ABCZ não parou com seus objetivos de sempre melhorar a qualidade da raça ZEBU em 1935 realizando a 1ª Feira Agropecuária do Triângulo Mineiro que é realizada até os dias atuais e mais tarde em 1967 que a Sociedade Rural do Triângulo Mineiro (SRTM) se torna Associação Brasileira de Criadores Zebu (ABCZ), não podemos esquecer também que em 1941 foi inaugurado o atual Parque Fernando Costa, onde é realizado a Exposição do Gado Zebu. (Dados retirados do site da ABCZ)

Uberaba, como sabemos, é conhecida como a Capital Mundial do Gado Zebu, na história de Uberaba é contado que a população foi crescendo com uma população seleta de pecuaristas e agricultores, logo depois a inauguração da Estrada de Ferro em 1889 que facilitou a entrada de imigração européia para a cidade e o desenvolvimento da pecuária zebuína e logo refletiu uma riqueza econômica na estrutura urbana, onde surgiram casas de construções em estilo eclético, também sempre ouço falar que Uberaba em seu início era uma cidade muito elitizada.

Com estes dados é possível afirmar que a população uberabense tem uma identidade com a Expozebu, e também com estes mesmos dados podemos perceber que o crescimento econômico da cidade se deu juntamente com agricultores e pecuaristas, o que hoje não é tão visto assim.

O posicionamento do Uberabense em relação à Expozebu deveria ser de mais união, levando comerciantes a se juntarem oferecendo produtos de boa qualidade para mostrar não só a população, mas também aos turistas que vem na cidade seja para negócios, lazer entre outros.

“Olhando para o próprio umbigo”, acredito que o turismo pode acontecer em Uberaba de uma forma sadia e saber aproveitar isso principalmente na época da Exposição que acontece na cidade trazendo turistas de diversos lugares e com potencial em gastar. A cidade tem Teatro, centro cultural, eventos diariamente, Peirópolis que infelizmente falta muitos recursos de ajuda pública, shopping, uma cidade boa de se morar, sem congestionamento nas principais ruas e avenidas da cidade, (como foi citado em sala de aula), eu considero o índice de violência em Uberaba alto, mas que não interfere em uma atividade turística na cidade, tantas coisas boas, mas que no meu ponto de vista falta uma divulgação maior para a comunidade de suas atividades e também uma procura partindo da própria comunidade para aprender a gostar mais de onde vive, como eu disse no início, olhar para próprio umbigo.

Tem uma frase que o Cristiano citou que “O uberabense deve ter uma relação de respeito com a festa e aprender a dar valor a todos os elementos de nossa cultura”, acredito que é nesse ponto de vista que se diferencia a comunidade querer ou não o turismo, pois o evento faz parte da nossa cultura e por isso acredito que temos uma identidade com o tipo de turismo que o evento nos proporciona.

Unknown disse...

Começo o meu comentário com algo que falei em sala de aula e que continuo defendendo: os seres humanos precisam ser mais tolerantes. A Expozebu não é uma feira para trazer turistas. Quando nosso intermediador coloca a questão da cidade querer o turismo, ele coloca como se o Exposição tivesse, também, querendo o turismo. Isso não é verdade.
Após trabalhar no aeroporto de Uberaba durante a Exposição recepcionando turistas e conhecendo alguns criadores, cujos pais fazem leilões, percebo que na realidade a movimentação é totalmente a negócios. As pessoas vêm com o objetivo de negociar. O que vai contra a definição de turismo pela OMT.
Quando falo em tolerância é porque é muito fácil nós nos sentirmos excluídos, reclamarmos e etc e tal. Mas não olhamos para o nosso próprio umbigo e vamos às praias naqueles feriados de verão (quando a comunidade quer sair da cidade de tão cheia, quando os preços ficam acima do que elas podem suportar ...), sonhamos com a viagem o Ouro Preto que a faculdade faz (mesmo sabendo que o comentário é que a comunidade da cidade não recebe bem o turista, já que não gosta da presença dele). Contudo quando chega a nossa vez de receber, reclamamos e dizemos que a Exposição é para poucos, que somos excluídos.
Infelizmente é assim. Infelizmente é para poucos. Mas que tal, ao invés de reclamarmos, aproveitarmos essa chance para mostrar a cara da nossa cidade. E, aí sim, tornar ela turística. Que esses fazendeiros venham para Uberaba fora da época de Exposição, que os filhos venham mais a Uberaba. Que o dinheiro que eles tragam fique aqui (nos restaurantes, nas lojas, nas padarias, nos bares, nas boates ... ) porque dinheiro eles têm, e muito.
Vamos inserir nossa comunidade, lógico. Mas vamos inserir mudando a forma de pensar. Sensibilizando-a para aceitar o turista, ou o visitante que venha a negócio. Vamos ser hospitaleiros porque queremos isso com a gente. Vamos aceitar o diferente, a pessoa que tem outra maneira de ser, de agir e de pensar. Porque assim não é turismo que vai melhorar, é o mundo.

Unknown disse...

A história da pecuária bovina brasileira deve ser contada em dois
tempos: antes e depois da introdução das raças zebuínas de origem indiana. Até o século 18, o rebanho brasileiro era formado por animais mestiços, de pouca produtividade.
Na área internacional, a cada ano a ABCZ aumenta o seu relacionamento,seja através do intercâmbio com os embaixadores de todo o mundo ou do trabalho em conjunto com as entidades: Ficebu (Federação Internacional dos Criadores de Zebu) e Ciaga (Confederación Interamericana de
Ganaderos), que se reúnem para discutir assuntos de interesse da
classe.
Em 2003, a ABCZ, juntamente com outras empresas e entidades do setor,criou o consórcio de exportação Brazilian Cattle Genetics.O objetivo é divulgar a genética zebuína, gerar negócios e agregar valor à pecuária zebuína brasileira. O recinto da ABCZ conta com 34 pavilhões, além de
locais especiais para realização de festas e leilões, como o Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos e o Tatersal ABCZ. Para atender o mercado de eventos, a ABCZ buscou oferecer mais qualidade em estrutura e em atendimento. A prova é construção do Centro de Eventos ABCZ,
inaugurado em 6 de abril de 2001.
Outro espaço criado especialmente para a realização de eventos é o
Tatersal ABCZ, que segue a mesma linha de multifuncionalidade do
Centro de Eventos.
A ExpoZebu movimenta a economia nacional com as negociações que são
feitas durante a feira, como a venda de reprodutores e matrizes em
leilões, de material genético e de produtos do setor pecuário. A
exposição também é um tradicional fórum de debates e o porta-voz do
produtor rural.Por tradição,a ExpoZebu é inaugurada por
chefes-de-Estado e por algumas das maiores personalidades dos setores
político e econômico do Brasil. Durante o período de sua realização, na primeira quinzena de maio, a feira recebe visitantes de países de todos os continentes do planeta.
A feira tem diversão para toda a família. São realizados shows com
renomados artistas,rodeio, mostras culturais, além de oferecer um
parque de diversões para as crianças. Projetos sócio- educativos,como o Zebu na Escola, onde estudantes da região aprendem como a carne e o leite são produzidos, reforçam a responsabilidade social da ExpoZebu.(ABCZ)

A ExpoZebu faz parte do calendário de turismo de Minas, mas é uma
feira conhecida mundialmente e que divulga o estado para todo o Brasil
e para vários países.(diz Érica Drumond,secretária de Estado de
Turismo de Minas Gerais}

O que conhecer em Uberaba: Turismo é um forte pólo de atração para Uberaba.Famosa por sua hospitalidade, Uberaba é referência nacional no turismo
religioso e de negócios.O município tem estrutura para bem servir ao turista. Além da ampla rede de hotéis e pousadas,destaque para a hospitalidade do uberabense.Tudo para que o turista se sinta em casa.
São vários estabelecimentos entre hotéis, pousadas e hotéis/fazendas
que juntos disponibilizam cerca de três mil leitos.
Com vocação para o agronegócio, Uberaba se orgulha de sediar a maior exposição de zebuínos do mundo e recebe de braços abertos os seus visitantes. Durante os dias de Expozebu,em maio,a economia da cidade gira em torno do evento. A população flutuante no município é imensa.O evento atrai publico diversificado e de todas classes e setores econômicos.São empresários e pecuaristas com olhos voltados a negócios;técnicos e pesquisadores interessados no lado científico e visitantes interessados na parte popular do evento (bares,boate e shows);além de políticos importantes.Pela cidade passam os principais criadores de gado, brasileiros e estrangeiros.(Brazilian catle)
A população de Uberaba não tem grande participação na Ezpozebu; nos lucros.O Uberabense não valoriza o evento;ou não sabe o quanto é importante.

Zé Cipriano disse...

Meu olhar sobre tudo isso é que toda população uberabense fica ansiosa esperando por esta festa em todos os anos, vale lembrar sempre, o turismo cresce muito com esta festa em Uberaba e queiramos ou não somos parte deste produto e muitos aproveitam para ganhar um dinheirinho extra nesta época quanto a valorização da cultura local também é realizada pois grande parte que nos visitam voltam e isto se deve ao que o povo deixa impresso na mente das pessoas.
Com relação aos 1 por cento gerado podem ter certeza, é muito, pois isso em apenas dez dias.

Unknown disse...

Dr.João Gilberto Rodrigues da cunha,Presidente da ABCZ EM (1972-1976 E 1986-1990)

A ABCZ tem dois aspectos importantes no setor da pecuária:
1-A criação e melhoramento zootecnico do gado zebu no Brasil,conseguida por estudos e provas de avaliação.Fornecendo ao mercado da criação de gado uma grande quantidade de reprodutores melhoradores,nós conseguimos que o atual boi de corte esteja no abate com peso ao redor de 17/18 arrobas,quando a quarenta anos atras pesava cerca de quatorze arrobas.
2-A ExpoZebu de Uberaba é o que se pode chamar "final de campeonato", porque aqui comparecem as grandes campeãs de nossa pecuária;e ganhar aqui um prêmio significa a consagração do seu criador.Naturalmente isto inclui e significa os altos preços destes animais em nossos leilões de elite.No setor popular e geral a festa da nossa ExpoZebu é uma tradição;a maior representação de Uberaba, portanto razão de orgulho e vaidade para Uberaba.Entretanto, é preciso salientar que o povo deve ser contemplado com espetaculos e shows ao alcance de sua capacidade de pagamento, sem excessos que afastam e limitam os mais pobres.

Aline disse...

A EXPOZEBU é sem duvida uns do principal atrativo de Uberaba, claro que no decorre do ano existem outras feiras não igual mas tal qual parecida como a expoleite entre outras, mas sem duvida a EXPOZEBU é a época em que a cidade de Uberaba recebe mas turistas, em fim são fazendeiros, empresários que comparecem aos leiloes realizados durante esse tempo. Mas acredito que esse período seja bom para a cidade que lota os hotéis, os restaurantes, entre outras. Mas acredito que para a população não seja tão importante quanto a um fazendeiro pois é a minoria que se interessa pelo assunto.
Anos atras quando ainda existia "show" atrações para os Uberabense e região se interpretava mas pois era um meio de diversão e acredito eu que não deixava de gerar uma renda para a cidade, mas este ano posso percebe um vazio pois assim disse que a demanda no parque encomodava os animais "stresse", ou seja eles só deixaram para a expozebu o que era de interesse para eles sem pensa que não são todos que entendem de Vaca que era somente de interesse de quem tem "fazenda", o que seria pessoas de posso e de interesse no assunto. Claro que ainda existem feiras, rodeios, boates entre outros que seria de atrativo para outros e o que não deixa de ser uma tradição da cidade, agora acredito que com os atrativos a economia crescia mas pois a demanda consumia dentro do parque, não que leiloes não gera uma economia mas acredito que seja uma porcentagem muito pequena, agora qual a graça de pagar 2,2 milhões em uma vaca em quantos muitos passam fome e necessidades? Talvez esteja errada mas seria minha visão diante de tantos fatos, e porque não acompanho essa tradição há muito tempo apenas por dez anos.

Unknown disse...

Realmente é muito dinheiro na mão de poucos, mas devemos associar que foram esses poucos que mantiveram o controle e a determinação para gerir e administrar a ABCZ até hoje. Muito se fala dos Shows que nos últimos anos causaram e ainda causam uma polêmica discussão entre os uberabenses. Na verdade os shows realmente atraíam milhares de pessoas muitas destas de cidades vizinhas, o que consideravelmente contribuía de uma forma ou de outra à economia da cidade.Segundo o acessor da superintendência de Marketing da ABCZ, Augusto Landim, a diretoria decidiu que as vizitações para a comunidade terão desta vez um cunho familiar, pois não é a intenção dos próprios criadores atrair muita gente para causar possíveis problemas ao gados ou outros transtornos aos expositores. Acredito que esta medida foi a melhor atitude tomada devido a verdadeira intenção dos organizadores em promover a festa. A comunidade acaba tendo identidade sim com a feira, porque se construiu este conceito através dos tempos e as histórias se entrelaçam por convivência e acompamhamento de todo o desenvolvimento da associação com a população.O posicionamento do Uberabense é algo ainda a ser estudado, pois vejo que por enquanto não há nada que se faça a respeito de alguma mudança ou readequação. A diferença da população entre querer o turismo e ter identidade com o tipo de turismo está na questão econômica, o que é importante para que o município se desenvolva e se fortaleça nesta e em todas outras épocas do ano.

Leandro disse...

Tida como uma festa popular uberabense a Expozebu vem com um diferencial esse ano, não terá os tradicionais Shows que era um dos principais atrativo para a maioria da população uberabense.

O presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, diz que a festa não deixará de ser popular. “Foram instalados barzinhos, boate, estandes, parque de diversões e outros atrativos”, afirma.
Jornal da Manhã 30/04/2008

Segundo a alta cúpula da ABCZ o que justifica o cancelamento de atrações como os Shows foram os prejuízos e as dores de cabeça com a Promotoria Pública em relação ao barulho.

Ruas e avenidas estão sendo recapiadas, pintadas e limpas para receberem os visitantes da Expozebu, o que é muito bom para a cidade. Concordo plenamente que deveria ser feito o ano todo, mas antes fazer só na época da feira do que não fazer.

Acredito que a comunidade uberabense tem sim uma relação com a Expozebu, mesmo que como meros expectadores, porque na verdade a população vai a feira como visitante, mesmo para dizer que foram.