8 de abr. de 2008

Postagem 6: A Copa do Mundo é Nossa!


Recentemente, foi confirmado o nome do Brasil como sede da Copa do Mundo de Futebol no ano de 2014. Trata-se do mais popular evento esportivo do mundo, realizado no país do futebol, como assim somos conhecidos.

A Federação Internacional de Futebol, a FIFA, sugere que 10 cidades sejam as sedes de jogos durante a copa, porém, não nega a possibilidade deste número estender-se para 12.

Este fato, aliàs, é o grande debate no momento. Quais serão as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo? O que determina que uma cidade seja escolhida e outra não?

Está praticamente certo, que o encerramento e final da Copa seja realizado no estádio Maracnã, no Rio de Janeiro, porém, a abertura está sendo disputada por Brasília, com o estádio Mané Garrincha (que será inteiramente reformado) e São Paulo com o Morumbi, um estádio particular que já está em grande parte de acordo com o padrão FIFA.

Este padrão FIFA para os estádios de futebol, é simplesmente uma condição básica para se abrigar evento com grande quantidade de pessoas: acesso fácil, ágil e suficiente; estacionamento com capacidade; sanitários suficientes; condições para deficientes; lugares sentados à arquibancada; segurança e boas condições para imprensa e jogadores. O que já é rotina na Europa, mas raridade no Brasil.

Cidades como Porto Alegre, abrigam pelo menos 2 estádios muito bons, com perfeitas condições e poucos investimentos, de sediarem um jogo de Copa do Mundo. Porém, apenas um estádio, o já confirmado Beira Rio, do Sport Club Internacional, sediará jogos da Copa, pois, outras cidades deverão ser prestigiadas.


18 cidades incialmente lançaram candidaturas: Brasília, Campo Grande, Cuiabá e Goiânia no centro oeste. Fortaleza, Maceió, Natal, Salvador e Recife/Olinda (conjunta) no nordeste. Belém, Manaus e Rio Branco no norte. Belo Horizone, Rio de Janeiro e São Paulo no sudeste e Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre no sul.

As cidades que estão praticamente escolhidas são: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Curitiba. Tanto pela estrutura e tradição no futebol, quanto por serem "destinos prioritários" do Ministério do Turismo. Fato este que pode-se constatar várias cidades do nordeste para o restante das vagas.

Recentemente, Blumenau lançou sua condidatura na mídia nacional, embora a Confederação Brasileira de Futebol tenha dito à imprensa que ainda não recebeu a candidatura oficial por parte da cidade. A cidade de Blumenau, porém, adota uma tática mais agressiva para que, pelo menos, seja uma sub-sede da Copa. Ou seja, caso Curitiba, Porto Alegre ou até Florianópolis seja escolhida como sede, Blumenau já teria um forte apelo para pelo menos tornar-se sub-sede.

A idéia de sub-sede poderia ser boa para algumas cidades. Já se fala que Araxá, no momento articula com Belo Horizonte para que a cidade seja uma sub-sede do grupo que jogará na capital mineira, recebendo alguma delegação importante.

Contudo, as sedes da Copa do Mundo são escolhidas pela FIFA, que avalia condições básicas, acesso, vôos regulares, estrutura urbana, hotelaria, estádio, atratividade, lazer e outros tantos requisitos que estão sendo avaliados.

A Ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT/SP) afirmou que as cidades deverão ser escolhidas estrategicamente, pois, o evento servirá como ferramente para que a imagem do país no exterior seja melhorada, por isso, a articulação com os "destinos prioritários".

Seja por destino prioritário, qualidade turística, potencial turístico, atratividade turística, condições estruturais urbanas, estruturas de estádios, tradição no futebol, quais seriam para vocês turismólogos, as 10 cidades sedes da Copa do Brasil em 2014? Quais são os requisitos básicos que vocês julgam essenciais para estas escolhas, levando em consideração que o evento será essencial para melhoria da imagem do país?

Lembrem-se do nosso Plano Nacional de Regionalização do Turismo, da imagem atual do país no exterior e principalmente, o que temos aqui e que gostaríamos que o mundo conhecesse, para formular seu raciocínio.

Bom debate e até quarta.

Lugar de lixo, é no lixo!

9 comentários:

Leandro disse...

SOCORRO!!!! A COPA DO MUNDO VEM AÍ.

Meu desabafo será feito contra a Copa do Mundo em 2014.
Sinceramente gostaria muito que a Copa fosse realizada aqui em casa sim, pois pra nós brasileiros seria muito bom divulgar nossa verdadeira imagem para o mundo, para verem que não somos apenas mulher pelada, samba e futebol. Temos muito mais que isso, gente feliz, honesta, trabalhadora, brasileiros e seres humanos, mas infelizmente o que se mostra nos noticiários do dia a dia é apenas o lado negativo, como corrupção, roubos, favelas, etc., mas isso deve ter em todo lugar.
O que não gostaria que acontecesse é que os pesados investimentos feitos em infra-estrutura, construções monstruosas, abrigos, etc., depois fossem jogados as traças, assim como fica sujo um local depois de uma grande festa. Seria muito bom se meus filhos e netos pudessem tirar proveito disso depois.
O que mais me preocupa, nem é a copa, e sim o pós copa do mundo. Qual será a finalidade dada aos empreendimentos construídos? Onde a população vai se beneficiar disso? Nós teremos acesso a essa copa do mundo? Como vai ficar a minha segurança durante a copa? Meus filhos poderão ir pra escola sozinhos, em meio a tanta gente desconhecida? E a prostituição infantil?
Quem vai cuidar de nós, o Estado, Governo, Prefeitura, Ong’s, afinal o que é responsabilidade de quem?

Leandro disse...

COPA: A ABERTURA DO BRAZIL PARA O MUNDO.

Está passando da hora do nosso Brasil ser reconhecido mundialmente, não somente por suas mazelas, mas também pelo seu potencial maravilhoso em todos os sentidos e pelo seu povo caloroso e hospitaleiro. Chegou a nossa vez.
A copa do mundo pode ser o trampolim, necessário para uma maior promoção do destino Brasil. Mas tem que ser um pulo responsável, pois o mundo estará de olho em nós. Será a oportunidade de fazer o que já deveria ter sido feito a muito tempo. Investimento em infra-estrutura, geração de empregos, treinamento de pessoal, cursos profissionalizantes, mão de obra especializada etc., sem falar na divulgação que terá nosso país.
Acredito que temos condições de sediar um evento como esse sim, mas tem de ser feito um trabalho muito sério. Precisa haver um planejamento de grupos multidisciplinares do poderio público e privado, para que seja tudo muito bem aproveitado e reaproveitado também.
Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, acredito que são fortes candidatas, por questões de infra-estrutura e logística. Mas um item que não podemos deixar de fora é: como que vai ficar a população desse local?
Deve-se também ser feito um trabalho de divulgação de regiões brasileiras, o que acredito que terá um retorno muito bom para o turismo.
Vejo nessa copa do mundo uma grande oportunidade de trabalho e geração de renda para o Brasil, além de uma desmistificação do brasileiro.

“...pois nem toda brasileira é bunda, nem toda feiticeira é corcunda, meu peito não é de silicone, sou mais macho que muito homem...”
Música de Maria Rita.

Érika de Sousa Ferreira disse...

“Acho que nos classificamos por enquanto. Acho que ainda tem que fazer esse projeto de sete anos pela frente”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.

“A gente passou no vestibular e agora a gente tem que se formar”, comparou o técnico da seleção brasileira, Dunga.

“Quero dizer a vocês: estejam certos de que o Brasil saberá orgulhosamente fazer a sua lição de casa e realizar uma Copa do Mundo para argentino nenhum colocar defeito”, disse o presidente Lula.
Entrevistas retiradas do site Bom dia Brasil 31 / 10 / 2007


Na minha opinião, as cidades para realizarem os jogos da copa de 2014 serão: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Cuiabá, porém preparados quanto a infra-estrutura, “em parte” o Rio de Janeiro, que no ano passado sediou os jogos Pan-Americanos.

Melhorar em infra-estrutura não somente em estádios de futebol com mais banheiros, estacionamento, área de alimentos e bebidas etc, mas também na cidade e no país quanto à melhoria no transporte aéreo e urbano, rodovias, ferrovias, segurança, infra-estrutura turística com mais instalações de hotéis, profissionais de turismo mais capacitados que fale mais de uma língua.

Segundo a reportagem do Jornal Nacional apresentado no dia 31/ 10/ 2007 a Hotelaria Brasileira pensa em receber 1,5milhões de pernoites, São Paulo e Rio de Janeiro cerca de 80% dos funcionários são poliglotas na média nacional apenas 1 a cada 5 funcionários é capaz de se comunicar com visitantes estrangeiros, ainda na reportagem há quatro cidades que podem receber jogos da copa que necessitam de mais hotéis sendo Cuiabá, Belém, Teresina e João Pessoa. Segundo Eraldo Alves da Cruz presidente da ABIH Nacional os hotéis também precisam ser mais modernizados. Ricardo Teixeira presidente da CBF, disse que ficou surpreso com o número de empresários e de empresas nacionais e internacionais que querem investir no Brasil nas reformas e construções de novos estádios.

O Embratur prevê 500 mil turistas a mais para a copa de 2014 e para passarmos uma boa imagem do país, na minha opinião vale a pena seguir alguns modelos de organização realizado na Alemanha, que para muitos foi a copa mais organizada.

Na reportagem do Bom dia Brasil do dia 31/ 10/ 2007 feita por Renato Ribeiro (correspondente em Berlim nos meses que antecederam a Copa de 2006) “A Alemanha deu uma bela lição de uma Copa bem feita”. “O país construiu apenas dois estádios novos e reformou outros dez. Criou as áreas para os fãs nas cidades com telões e a imagem do país mudou até os alemães passaram a se ver de outro jeito”. “Claro que não há como comparar a Alemanha, maior economia da Europa, com o Brasil, com sérios problemas sociais. Mas, como os alemães, os brasileiros, de alguma forma, poderão tirar proveito do Mundial”.

OBS: Não podemos também fechar os olhos para tudo e falar que a copa será 100% sem violência, 100% com segurança e 100% ..., mesmo seguindo alguns modelos da Alemanha.

Para encerrar este comentário cito aqui uma frase dita na mesma reportagem do bom dia Brasil por Renato Ribeiro, na qual acredito que serva para nós brasileiros. “Talvez para nós, o grande desafio não seja ter a auto-estima renovada, mas sim algo concreto, como importantes obras de infra-estrutura”.

Unknown disse...

A Copa do mundo de 2010 é um assunto que está em debate em diversos lugares, salas de reuniões do trade turísticos a mesas de botecos. É assunto de todo brasileiro, afinal, somos o País do Futebol.
O que pouca gente sabe, é que o Brasil não ganhou a competição para sediar a Copa do Mundo. Simplesmente foi uma candidatura única. Já que competia só com a Colômbia e a mesma retirou sua candidatura um dia antes. O que é muito bom para o turismo, pois existe uma expectativa do país sede receber 500 mil turistas (10% do total que o país recebe em um ano inteiro) nas cidades onde ocorrerão os jogos, 15 mil jornalistas, 15 mil voluntários, 300 funcionários mais convidados, (Dados da revista LANCEMAIS de março/junho 2004). Isso com certeza é uma janela para o mundo. Resta saber se nós estamos aptos a receber tanta gente. Quando falo em estarmos aptos é tanto no quesito cumprir a exigências da FIFA, como também investir uma quantia que é calculada em 5 bilhões de reais, mas que prevê ser bem maior nas estimativas finais em um evento.
Se tudo ocorrer bem, o Brasil lucrará muito com o turismo não só durante o evento, pois será uma propaganda de grande porte para o país. Estaremos em evidencia no mundo todo diariamente. Digamos que isso é uma prova de fogo. Sabemos que somos capazes de fazer um evento sério e sem grandes desastres aparecendo na mídia. (pois como já foi comentado nas nossas discussões durante o PAN houveram roubos e outros incidentes, mas devido a um acordo não foi noticiado), mas é isso que queremos? Enganar nossos turistas e nossa população. Será que queremos uma cidade limpa, hospitaleira, segura para os que vem de fora e um mês pós-evento tudo continuar igual? São perguntas que ficam na boca de todo morador das cidades em questão.
Quando nosso mediador (o professor Lélio) põe em questão quais cidades escolheria para ser sede, sinceramente não sei. Não me acho capaz de escolher 10 (ou talvez 12) cidades que contam com infra-estrutura adequada nos quesitos saúde, transporte, segurança e hospitalidade para colocar no paredão. Contudo concordo com nossa ministra Marta Suplicy que as cidades devem ser escolhidas estrategicamente dando ênfase nos “destinos prioritários”, em conjunto com as informações do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a definição das obras prioritárias.
Outra questão que gostaria de ressaltar é a atitude da cidade de Blumenau de competir como cidade sub-sede, essa é uma forma bastante interessante para cidades que trabalham em circuitos, pois podem se articular para colocar uma de suas cidades como cidade sub-sede e assim colocar o circuito em evidência.
Temos um grande diamante na mão agora resta saber se vamos fazer dele uma jóia ou um elefante branco. Cabe a nós aproveitarmos a oportunidade.

Aline disse...

cqyrtbqFaltam 7 anos para a copa...mas em fim tudo já esta em andamento para a copa.
Adoraria se a copa do mundo fosse realizada aqui no Brasil afinal somos considerados o país
do Futebol. Afinal o Brasil é o primeiro país a ser classificado, já que somos considerados o país do futebol.
No dia 3 de junho o a confederação havia anunciado três países para serem realizados a copa no entanto o escolhido foi o Brasil. Agora a questão seriam as escolhas da cidade que ainda não foram decididas apenas citadas e que só serão decididas no final do ano que vem é espera para ver. Temos cidades com estádios capazes de realizarem um evento como este sim, mas a questão não e só com a escolha das cidades e sim com a infra estrutura dos hotéis se suportam tantas pessoas, em fim uma serie de coisas. Mas apesar de muitos acharem que o Brasil não tem condições de realizar um evento tão grandioso e de importância, acredito sim que o nosso país seja capaz de realizar um evento como este. No site www.sportes.terra.com.br diz assim em uma entrevista segundo Lagone:
"Não existe um orçamento ainda. O que há de efetivo é o orçamento do Comitê Organizador e uma avaliação do gasto com os estádios", afirma. Segundo ele, o montante que caberá ao governo, de recursos para obras de infra-estrutura, só será definido a partir do final do ano que vem, quando serão definidas as sedes do torneio”. Concordo com o que lagone diz pois afinal o Brasil tem capacidade de realiza um evento desse , porem seriam necessários alguns requisitos e um deles ele mesmo cita que seriam o orçamento dos gastos para que não haja desperdício. A final depois de 60 anos o Brasil voltara a abrigar o maior evento de futebol do planeta. Acredito que seja uma grande oportunidade para o país ate mesmo com relação ao turismo lá fora.

Unknown disse...

A Copa do Mundo é nossa! Depois de mais de cinco décadas de espera.
O país que produziu os melhores jogadores do planeta, que tem cinco títulos mundiais, terá o direito, mas também a responsabilidade, de sediar a Copa em 2014 - disse Joseph Blatter, que salientou em seu discurso que o fato de a Colômbia ter desistido da candidatura à Copa de 2014 não facilitou a escolha do Brasil como sede da competição.
Após receber a taça da Copa do Mundo das mãos de Blatter, Lula assegurou ao presidente da FIFA que o Brasil estará, de hoje até 2014, se preparando para realizar uma das maiores Copas do Mundo da história.
O mundo terá a oportunidade de ver o que o povo brasileiro é capaz de fazer. O futebol para nós, brasileiros, não é apenas um esporte, mas uma verdadeira paixão.
(globoesporte)
A escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 será um dos destaques da participação brasileira no World Travel Market (WTM), considerado o maior evento de turismo da Grã Bretanha e um dos mais importantes fóruns globais de negócios do setor do mundo.(agencia brasil)
O Brasil deverá usar 12 cidades sedes, o mesmo número da Alemanha na Copa 2006. Metade das sedes terá estádios novos,cons-
truídos especialmente para o evento. Antes que surja o debate sobre a utlização de dinheiro público no futebol, o Presidente da CBF Ricardo Teixeira, garante que o Governo e os Municípios não terão participação alguma nos estádios.
Conseguir Empresas interessadas não será complicado. Uma competição desse porte já é suficiente para atrair dinheiro privado.
Ricardo Teixeira garante que não vai utilizar dinheiro público nos estádios.
A Copa do Mundo 2014 já é assunto em reuniões da Embratur, órgão do Governo brasileiro responsável pelo turismo, com o Ministério do Esporte e a Secretaria de Comunicação.
O plano de marketing do Brasil para a Copa deve ser de aposta na indústria de entretenimento, reforçando a imagem de futebol, carnaval e praia.
A expectativa é que em um mês 500 000 turistas 10% do total que o país recebe em um ano inteiro acorram às cidades onde acontecerão os jogos. Em 1994, os EUA receberam 400.000 turistas; a França, em 1998, 500.000; o Japão, em 2002, 400.000; e a Alemanha, por conta da sua localização geográfica, bem no centro da Europa, recebeu 2 milhões de turistas. A previsão para 2010 é que 250.000 turistas vão à África do Sul. O campeonato atrairá ainda 15.000 jornalistas, 15.000 voluntários para tarefas diversas e 300 funcionários e convidados da Fifa, cuja lista de exigências ao país organizador inclui jatinhos, limusines e 400 automóveis.Os argumentos a favor dos gastos públicos com a Copa do Mundo no Brasil dizem que o certame trará empregos, aumentará o fluxo turístico, promoverá a revitalização de áreas urbanas e garantirá investimentos de peso no país.As estimativas sobre número de turistas, geração de empregos e impacto do evento sobre o PIB em geral são exageradas. Levantamentos dão conta de que em 1994 os EUA aumentaram em 1,4% o PIB; em 1998, na França, o PIB cresceu 1,3% a mais; em 2002, a Coréia o elevou em 3,1% enquanto o Japão teve decréscimo de 0,3%; e a Alemanha teve 1,7% a mais no PIB em 2006. Mas antes do Mundial da Alemanha, falou-se na criação de 100.000 empregos. Um estudo feito depois do evento contabilizou apenas metade desse total. A Coréia do Sul esperava 500.000 turistas a mais em 2002. Só apareceram 50% deles.(veja)
O povo irá sem dúvida à loucura, pois como todos nós sabemos o povo brasileiro é apaixonado por futebol, as chances do Brasil ser hexa campeão do mundo seriam enormes e além de provar para o mundo que o Brasil não é um país apenas de injustiças.
As dez cidades deverá ser:Rio de Janeiro,São Paulo,Belo Horizonte,Fortaleza,Porto Alegre,Brasília,Goiania,Belem,Manaus e Campo Grande.
Será excelente, para o Brasil país do futebol.Claro que temos que levar em conta que será investido milhões para reformas ou construção de estádios,sabendo que o dinheiro poderia ser gasto em educação,combate a fome etc.Mas se pensarmos assim nunca iremos previlegiar tão bonito evento dentro do Brasil,além do mais muitas pessoas conhecerão a beleza deste maravilhoso país de norte a sul.

Unknown disse...

Ficamos orgulhosos de receber a noticia, que o Brasil irá realizar a copa do mundo em 2014, o nosso país será palco de um grande acontecimento, será que vamos estar preparado para sediar um acontecimento deste porte ? Teremos que investir em infra estrutura, em projetos sociais, diminuir a criminalidade, melhorar os nossos transportes, rodovias, hospitais ...Talvez seja a hora de mostra para o mundo, e para os visitantes (para que eles tenham vontade de voltar), que o Brasil tem potencialidade para realizar este grande evento, de forma competente.
Para o turismo é a melhor estratégica de marketing, basta saber usar de forma positiva. As cidades na minha opinião são: São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Florianópolis, Goiânia, Natal, Recife, Brasília, Rio Branco, Porto Alegre.

Unknown disse...

O Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), ligado ao Ministério do Turismo, preve que o Brasil receba em 2014, quando realizará a Copa do Mundo, 500 mil turistas estrangeiros. Segundo o órgão estatal, o período será utilizado para reforçado para promover a imagem do país no exterior e atrair visitantes. (Site O Globo OnLine, www.oglobo.globo.com/esportes)

No país inteiro foram inúmeras as manifestações de alegria para saudar o fato de que a Copa de 2014 é nossa. Com certeza temos muito que comemorar com a escolha do Brasil, afinal esta oportunidade será favorável para investimentos no setor turístico, agora temos e precisamos "arregaçar as mangas" e planejar como o país pode se beneficiar com essa oportunidade que surgiu para nós, afinal, trata-se de um dos maiores eventos esportivos mundiais que será uma grande visibilidade para o turismo no Brasil e também para, quem sabe, futuros negócios com investidores estrangeiros.
Ainda existem muitos desafios que o Brasil precisa vencer até a realização da Copa, como melhorar a infra-estrutura e também tentar diminuir o índice de violência, entre outros. Para a Copa de 2014 foi apresentado um projeto à Fifa, no qual, inclui a construção de quatro novos estádios e reformas em outros quatorze estádios. Dezoito cidades já se candidataram para sediar os jogos e o Ministério do Turismo também já encomendou um estudo para avaliar a infra-estrutura turística e os serviços dessas dezoito cidades que se candidataram a uma das doze vagas para receber os jogos, quem irá coordenar esse trabalho é o consultor Josep Chias, o mesmo que desenvolveu o Plano Aquarela, que definiu as ações de promoção do Brasil no exterior. Esse relatório deverá estar pronto no fim de 2008 à disposição dos organizadores do evento.
Bom, no meu ponto de vista, o setor turístico é o que mais tem a ganhar nessa copa de 2014, vamos ter geração de emprego e renda, entrada de divisas para o país, recepção de um número cada vez maior de estrangeiros, encantados com nosso futebol e também com nossa natureza, cultura, alegria e a nossa diversidade, acredito também que com a influência da Copa de 2014, o Brasil ocupará um novo lugar no mercado turístico mundial. Agora é só esperar para ver os resultados que teremos.

Unknown disse...

Acredito que seja o estimulo que faltava para o país acelerar seu processo de mudança, pois um evento como uma copa do mundo mexe com toda a estrutura de um país e muitas ações devem ser tomadas nesses próximos anos. Temos muitos problemas sociais, e precisamos de uma reestruturação geral de muitos setores para garantir o sucesso dessa copa em nosso “país do futebol”, mas vejo como uma das melhores oportunidades do Brasil realmente conseguir um crescimento/desenvolvimento econômico e uma exposição positiva (caso tudo ocorra tudo bem lógico, e acho que ocorrerá) que são extremamente necessários para a atividade turística. Segundo o ministro dos esportes Orlando Silva, “a Copa do Mundo vai permitir fazer investimentos que mais cedo ou mais tarde o país teria que fazer, em segurança, estradas, portos, aeroportos, transporte urbano, e qualificar serviços na área de hotelaria, hospitalidade, saúde” (Agência Brasil, 29/10/07). Precisamos organizar e modernizar nossos meios de transportes nas grandes cidades que estão sufocadas por trânsitos cada dia mais caóticos, melhorar nossa educação, principalmente a parte técnica, formando “catering” de serviços para atender nossos visitantes não apenas no período do evento, mas para um futuro promissor da atividade, planejar o crescimento ordenado das cidades, etc. Existem exemplos de países ou cidades importantes pelo mundo que desenvolveram muito devido ao turismo, a partir da realização de um megaevento. Barcelona, na Espanha é um exemplo de cidade que após a realização de uma olimpíada (1992), tornou-se importante destino turístico. A cidade antes industrial e sem muita visibilidade apesar dos atrativos centenários, foi toda reorganizada e hoje é um dos principais receptivos do país. Não acho que será dinheiro desperdiçado como provocou o Leandro em sua primeira postagem, as construções deverão ser planejadas com um olhar em suas futuras utilizações, como por exemplo, o estádio Engenhão construído para o PAN 2007 e que está sendo bem utilizado pelo Botafogo para realização de seus jogos. Temos o melhor futebol do mundo, mas nossos estádios são vergonhosos, ultrapassados, sem segurança e conforto e por isso nossos campeonatos têm públicos bem inferiores aos de outros paises. Esses estádios reformulados garantirão muitas melhorias tanto para os jogadores quanto para os torcedores e poderão ser explorados turisticamente. Por isso a escolha das cidades sedes deverá ser feita de forma bem estratégica com participação direta do Ministério do turismo. Este por sua vez, já está projetando um diagnóstico (em minha opinião deveria ser um inventário) turístico para avaliar as capitais brasileiras que estão cotadas para sediar a copa do mundo de 2014. Segundo a ministra Marta Suplicy, “ a partir do diagnóstico, as capitais poderão começar seu planejamento, tanto hoteleiro quanto de qualificação das pessoas” ( Estadão, 30/03/2008). A Ministra esteve recentemente visitando a China (sede das olimpiadas deste ano) para “importar” idéias sobre sobre a realização de grandes eventos e adequá-las a realidade brasileira para a Copa de 2014 e talvez uma possivel olimpiada em 2016. Ou o Brasil aproveita esta oportunidade ou continuará sacrificando seu povo e ainda um pouco esquecido e com pouca relevancia para os numeros do turismo mundial.