1 de ago. de 2008

Aviação brasileira conta os dias para pegar fogo!



Prezados alunos,

Está anunciada para janeiro de 2009 o início dos vôos da nova companhia aérea brasileira, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

Criada pelo fundador da JetBlue, uma das principais empresas aéreas dos Estados Unidos, David Neeleman, a Azul pretende operar as principais cidades brasileiras em cinco anos.

David Neeleman é nascido no Brasil e filho de norte-americanos. Tem vasta experiência e mercado aéreo e um senhor currículo em competição entre companhias aéreas. Segundo o prórprio Neeleman, ele realiza um sonho montando sua empresa aérea no seu país de origem.

David, além dos milhões de investimento e muita astúcia, chega com declarações no mínimo polêmicas. Acusa TAM e GOL de unificarem seus HUB's em Congonhas, Brasilia e Santo Dumont, provocando o caos aéreo brasileiro. Aponta defeitos no concorrentes como altas tarifas, serviço simples e rotas extremamente convenientes para as próprias empresas e não para os clientes. Mas no final, diz que respeita os concorrentes.

As declarações de David Neeleman retomam uma discussão antiga para os turismólogos: o caos aéreo brasileiro. Mesmo prometendo "fugir" dos HUB's convencionais (Congonhas, Brasilia e Santos Dumont) a Azul Linhas Aéreas deverá operar os três aeroportos ainda no primeiro trimestre de 2009.

Proponho um debate que reflita sobre o futuro do fluxo aéreo brasileiro. Afinal, nosso atual prefeito Anderson Adauto teve uma reunião com o presidente da Anac juntamente com a Secretária de Turismo do Estado, Erika Drumond a cerca de 5 meses e ouviu um sonoro não, quando pedia um slot no aeroporto de Congonhas para Uberaba.

A gol, tem permissão para vários vôos internacionais, mas ainda não os opera pois suas aeronaves estão com boas taxas de ocupação, ou seja, necessitam-se novas aeronaves para novos destinos e não remanejamento ou troca de rotas.


Em meio a melhor fase do transporte aéreo brasileiro (em termos de lucratividade das empresas), como a Azul conseguirá o mercado que deseja? O tráfego aéreo irá entrar em choque novamente com mais 76 aeronaves voando no país? Estamos à beira de mais um apagão aéreo? A TAM e a GOL irão suportar as inovações da nova companhia ou sucumbirão?

Pesquisem o contexto, comentem e divirtam-se!

Abraços e até quarta.

8 comentários:

Shirley e Guilherme disse...

Com idéias inovadoras e um perfil bastate arrojado, o fundador da JetBlue, David Neeleman, pretende atingir sua meta utilizando-se de um atendimento diferenciado e tarifas mais baixas que as concorrentes. Ele estava à frente da JetBlue no final dos anos 90 (período de seu lançamento no mercado norte-americano) e, oferecendo tarifas reduzidas e serviços diferenciados, como televisão a bordo, por exemplo, conseguiu atrair os clientes. Para o caso do Brasil, desde que ele realmente coloque em prática suas idéias inovadoras e arrojadas para competir com a concorrência (principalmente TAM e GOL), ele poderá sim atrair vários clientes. Certamente, a entrada de 76 novas aeronaves no mercado brasileiro, irá exigir um maior controle e mais eficiência por parte dos órgãos responsáveis pelo controle do nosso tráfego, mas isso representará uma mudança estrutural, que deverá ser superada com o melhoramento dos serviços prestados por esses órgãos, de modo a não permitir que essas novas aeronaves sejam um problema, mas sim um incentivo para fazer crescer ainda mais o nosso mercado. Prometendo fugir dos HUB's convencionais, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, abrirá um leque de oportunidades para novos vôos sejam implantados em cidades do interior do país, aumentando, assim, o acesso a esse meio de transporte a pessoas que vivem nestes locais, e aumentanto, ainda, a oportunidade para as agências/operadoras/empresas de turismo possam oferecer pacotes com um valor ainda mais reduzido a seus clientes.

Anônimo disse...

A Empresa Azul Linhas Aéreas entra no mercado brasileiro prometendo trazer diferencial em qualidade, atendimento e segurança. A Azul inova em preocupa-se com o meio ambiente e têm novidades como revestimentos de couro ecológico nos assentos de todas as aeronaves, além de monitores individuais em cada assento. Tudo isso para maior conforto para seus clientes.
No site oficial da empresa encontra a afirmação que no Brasil ainda há espaço para uma nova companhia aérea "Acreditamos que há espaço para uma terceira empresa aérea de grande porte no Brasil. Acreditamos que há um potencial de tráfego não servido que permite a exploração do mercado tanto por nossa empresa como pelas concorrentes". Trabalhando com estratégias inovadoras e fazendo investimentos necessários o preço do bilhete aéreo será menor, assim estimulando grande parte da população a utilizar o transporte aéreo.
É verdade que o Brasil não está em total calmaria no setor aéreo, porém, uma empresa com uma configuração diferenciada como a Azul pode tem chances de sobressair sobre as concorrentes.

Anônimo disse...

No Brasil, a preocupação com os acidentes aéreos no céu brasileiro vem ameaçada toda a viação, e seus usuários as diretrizes mais serias que tudo isso atinge a economia o futuro dos pais . Na verdade e que a demanda desce meio de transporte aumentou as facilidades para as pessoas se deslocar, usufruindo desse serviço, mas o processo de deslocar no espaço torna-se algo as viagens de um lugar para outro fácil deslocamento .
Em primeiro lugar que a oferta para esse segmento aéreo veio átona e explodiu como um colapso atômico, e de fenômeno que vem acentuando o crescimento e desenvolvimento nesse setor mas a preparação de pessoas e infra-estrutura foi deixado de lado, claro que vale refletir no cenário das políticas adotadas pelo pais . Naturalmente, há outros motivos que cada momento foi acumulando e explodiu esse estopem os aeroportos que não tem estrutura para atender a demanda falta de equipamento e radares e controladores de tráfego aéreo às comunicações por rádio tem falham grande e uma falha de comunicação atrapalha todo o trafego aéreo .
A viabilidade das atividades aéreas no Brasil vem átona com problema sem solução, mas a implantação de nova empresa que estão entrando no mercado para uma nova concorrência não apresenta nem uma solução do seu empreendimento para o mercado aéreo ainda não propõe um plano aeroviário nacional mesmo ela sendo mais um no mercado que possa concorrer. Apesar da reflexição sobre as empresas que vão entrar no mercado encontrara grandes dificuldades para agradar seus clientes.

Anônimo disse...

Na minha opinião com mais essa empresa aérea entrando no mercado faz com que exista duas possíveis consequencias uma é que com todas esses boatos de monopólio de mercado feito entre gol e tam faz com que a blue tenha a chance de conquistar uma fatia do mercado que já está de saco cheio com todos os problemas acontecidos com sistema aéreo brasileiro e fazendo um trabalho voltado para que o cliente fique tranquilo ai sim, mas caso contrário será mais transito de aeronaves com uma estrutura desorganizada que pode fazer com que mais problemas venham a acontecer, o que é bem provável, além dos preços de passagem que são o grande dilema para os clientes será que sobe mais ou vai cair, se a blue for esperta eu entendo que deva fazer pressão no começo para obrigar as concorrentes a abaixarem o preço com sua entrada no mercado. Sucumbir elas não vão mais irão se sentir ameaçada isso já é bom.

Unknown disse...

O anúncio da chegada da Azul Linhas Aéreas ao mercado de aviação comercial brasileiro despertou a curiosade do consumidor, ansioso por opções que ofereçam rotas e serviços de qualidade, e também a atenção daquelas que serão suas maiores concorrentes: GOL e TAM. Ainda que a VARIG não tenha feito sua "reestréia" para o grande público, ela também se encaixa na lista de cias. que a Azul deverá enconstar e superar para ganhar espaço na mente do passageiro.
O mercado de aviação comercial precisa sim de novas empresas que ofereçam serviço com tarifas justas e rotas coerentes com a geografia do país, e que não visem somente o lucro dessas cias. . Creio que a proposta do sr. David Neeleman, o criado da Azul Linhas Aéreas, seja atraente ao ouvido dos passageiros mas vale lembrar que uma aeronave tem um alto custo para levantar vôo, ainda uma Embraer 195 que ele diz ter bancos de couro, menu diferenciado e monitor de TV individual. Muitas cias. aéreas em todo mundo encerraram suas atividades devido aos altos custos (manutenção, altas do combustível, troca de frota. etc).
Outro ponto importante é fato da malha aérea brasileira estar totalmente congestionada, sem previsões de abertura de mais “slots”, o que é o sonho de todas cias.. A entrada da Azul nessa briga pode pressionar a Infraero e a Anac a realizarem uma reestruturação de todo o sistema de controle do espaço aéreo, não apenas os remendos que foram feitos.

Anônimo disse...

Acredito que a crise aérea seja reflexo do crescimento e da expansão do turismo brasileiro. O que reflete na falta de preparo do transporte aéreo provocando uma crise que está se refletindo no mundo inteiro. São necessários varios projetos para dar uma solução a esta crise que não se pode culpar apenas um fator, são varios fatores envolvidos que estão refletindo em uma crise. A crise aérea é uma realidade que estamos vivendo e que esta afetando o país, portanto uma posição deve ser tomada pelo governo federal e não apenas dizer que estão tentando ou trabalhando para evitar possiveis transtornos. Devem ser obtidas soluções do governo e dos órgãos regulamentadores do transporte aéreo para que o tráfego aéreo possa quem sabe voltar a sua normalidade, se é que exista.

Anônimo disse...

Acredito sim que com o aumento de aeronaves e de companhias aéreas a crise aérea possa ser controlada pois essa crise é um refexo de um crescente fluxo no transporte aéreo. Mas cabe também ao governo e os órgãos que regulam o transporte aéreo brasileira oferecer uma infra-estrutura que possa atender a essa demanda.

Anônimo disse...

Possivelmente a Azul conseguirá atingir o mercado que almeja, visto que oferece serviços de qualidade com preços condizentes, sem esquecer de garantir segurança aos seus clientes.E também por ter à sua frente David Neeleman, bastante conhecido por ser inovador em tudo o que faz.Resta saber se suas principais concorrentes irão inovar seus serviços, na tentativa de não perder boa parte de seus atuais clientes.Já que grande parte das pessoas que utilizam os serviços aéreos no país não está satisfeita.A entrada de novas aeronaves no país não quer dizer que teremos um novo apagão aéreo.Cabe aos órgãos competentes oferecer a estrutura necessária para que a nova companhia aérea comece a operar.