5 de mai. de 2009

Expozebu 2009


A 75º edição da maior feira de gado zebu do mundo começou no último dia 28 e termina agora no dia 10.

Com quase 50 leilões, julgamoentos de todas as raças do gênero zebuíno, competições leiteiras e muita movimentação comercial, fazem parte da programação de 12 dias de feira.

Sem duúvida, é a alta estação do turismo na cidade ... e deve ser tratada como tal.

Porém, em quase 40 hotéis na cidade, os valores das diárias sobem até 300% para o período. Dos 10 melhores hotéis da cidade, as tarifas variam de R$ 250,00 a R$ 400,00 por diária. O valor seria considerável se os hotéis não exigissem o mínimo de 2 diárias, assim sendo, fica mais do que considerável.

A Agrishow em Ribeirão Preto, uma das feiras mais importantes do país no setor de maquinário agrícola, também tem o mesmo panorama. Inclusive, em 2008, promotores e agentes do PROCON tentaram agir para que as tarifas não extrapolassem, mas não conseguiram. A última tentativa foi tirar a feira da cidade. Milhões de reais foram investidos em outra cidade para abrigar a feira mas, no fim, a feira novamente aconteceu em Ribeirão Preto e, novamente, com as tarifas de alta estação.



Podemos citar de exemplo também a feira da moda em Milão, cidade das Top Models. Durante a feira as diárias chegam até a 1,5 mil euros e, não me assustaria se houvesse o mínimo de 2 ou 3 diárias. E o mesmo acontece em Las Vegas durante os grandes torneios de Poker, nas cidades sede de Olimpíadas, e tantos outros exemplos.

O fato é que durante nossa graduação refletimos que é importante explorar o turismo e não o turista. E várias pessoas pensam que as altas tarifas sejam uma exploração do turista, e não do turismo.

A reflexão pertinente é: as tarifas são exploratórias? Se não, por quê? Caso sim,como solucionar o problema? Existem turistas insatisfeitos com as tarifas? É "justo" limitar os valores das diárias justamente na alta estação do turismo na cidade?

Obs: Verifiquem o site, www.expozebu.com.br, no menu hotéis, há um único hotel 5 estrelas e este hotel não é da cidade. A título de curiosidade, suas diárias chegam a ser 100% menores que as diárias dos melhores hotéis da cidade.

Abraços.

8 comentários:

Angélica Rodrigues disse...

A questão problemática e solucionária é a sazonalidade. Evidentemente que no período da Expozebu ou em qualquer grande evento que proporciona demanda e impulsiona o Turismo, os setores do sistema turístico alavancará ferramentas para aumentarem os seus recursos. Entretanto, acredito que as questões que devem ser levantadas são: Quais ferramentas são utilizadas? Qual a participação na comunidade em relação a isso? Há influência na fidelização do turista em relação a prestação de serviço? Ou seja, vale a pena o notável aumento das tarifas? Para responder terá de ser levantados outros tópicos, tais como o tipo de turista e a quantidade da demanda. Acredito que o que falta é bom senso. Bom senso na quantidade e qualidade a ser ofertada. E a palavra-chave é O PODER DE ESCOLHA. E o que tenho percebido e pesquisado é que o turista no período da Expozebu não tem muitas escolhas de decidir um destino de repouso economicamente satisfatório ou utilizar serviços que facilitem o poder de ir e vir na cidade. Problemática: O exagero. A exacerbação do aumento contínuo das tarifas de serviço. Não estou dizendo com isso que nenhum empresário deverá perder ou não ganhar com um referencial na cidade. Mas é importante observar a satisfação do turista em relação ao conjunto de serviços, o qual inclui qualidade e valor do serviço a ser oferecido. Aliás, isso foi ou está sendo feito? Há prestadores preocupados com a opnião de quem adquire o serviço? Se sim, quais as diretrizes que estão sendo ou serão tomadas?

Thiara Sinicatto disse...

Acredito sim que a tarifa seja exploratória. Uma das soluções que vejo para solucionar o problema, seria organizar o Convention para que traga mais eventos para a cidade, e conscientizar o Trade, que existem meios para diluir o lucro durante o ano. Pois a própria ABCZ tem no mínimo 5 feiras por ano. Sendo assim, não justifica ganhar o ano em apenas 10 dias, pois ainda se tem o movimento do turismo religioso e na época de vestibulares, que por mais que não seja a alta temporada como é a Expozebu, ainda assim dá uma movimentada na cidade.
Acredito que exista sim turistas insatisfeitos, se não existissem acredito que muitos deles não dormiriam em cidades vizinhas como na cidade de Uberlândia, e provavelmente ficariam em mais diárias na cidade de Uberaba. Acredito também que um dos maiores motivos que eles estejam insatisfeitos, sejam os serviços oferecidos em troca da alta diária, pois não há melhora qualitativa nos serviços, na maioria dos hotéis da cidade. Sendo assim, acredito também que a cidade não oferece programações para quem acompanha os fazendeiros. Finalizando, acredito que não é justo limitar os preços, porque pode-se entender como uma atitude autoritarista. Sendo assim, acredito que o certo seja fazer um acompanhamento junto com o Trade através do Convention e poder público, para que se mude a política de diárias.

Thiara Sinicatto!!!

enio disse...

As tarifas praticadas na cidade são sim exploratorias, porque Uberaba tem a feira do zebu como alta temporada,logicamente que a rede hoteleira da cidade deve sim aumentar suas tarifas, mas de forma que nao prejudique o turismo e o comercio em geral,obrigando o turista a se hospedar em cidades viszinhas gerando lucro a esses municipios, assim penso que uma das saidas para elas seria a produçao de eventos durante o ano todo, com objetivo de trazer o turista e manter uma ocupaçao estavel, podendo em alta temporada praticar preços mais em cota, oque seria otimo para todos na cidade;não podemos esquecer que reclamaçoes sempre teremos seja dos visitantes ou dos comerciantes mesmo que seja uma pequena porcentagem.


enio.....fui....

Unknown disse...

São vários os pontos de vista que devemos abordar nesse aspécto mas o principal é:
SE os hotéis cobrassem tais tarifas em épocas normais ou fora da estação turística da cidade, sim, seria abusivo e mais que exploratório! Mas, na temporada da EXPOZEBU, a MAIORIA dos turistas que vêm para a cidade têm poder aquisitivo muito alto, que são os grandes negociadores de gado, por isso, levando em conta esse parametro, podemos enquadrar tais tarifas (nessa época) na Lei da Oferta e Procura, onde o turista precisa precisa se hospedar e os hotéis estão prontos para atender a demanda!
Isso é bom para o fluxo de renda da região, pois almenta a taxa de empregos temporais e por consequencia o câmbo de lucros!
Como toda ação tem a sua reação e observando que eu disse que somente a MAIORIA tem grande poder aquisitivo, então a minoria acaba pagando pelo maioria, portanto, SIM, existem turistas insatisfeitos com as tarifas.
Só poderemos solucionar este problema organizando as agências turísticas para que elas entrem com um recurso pedindo que as indústrias hoteleiras diminuam as suas tarifas para acomodarem maior número de turistas!

polyanna, que anda sumida mas vai aparecer!! disse...

Considero as tarifas exploratórias sim e pude presenciar varias pessoas insatisfeitas pois elas muitas vezes acabam pagando por um serviço que não vale nem a metade do valor cobrado. Concordo com a Thiara qto ao Convention pois é através dele que estas situações deverão ser discutidas, inclusive para a captação de mais eventos para a cidade para que o setor hoteleiro não dependa apenas destes 10 dias.

Leo Melo disse...

Acredito que seja esse o momento sim dos hoteleiros recuperarem o prejuizo que tiveram ou até terem um lucro extratosférico. Porém como tudo em nossas vidas isso tem que ser comedido, pois, pode até prejudicar o turismo local e colocar uma má fama em Uberaba, ou até, privilegiar o turismo das cidades vizinhas, pois já são muitos aqueles que vem a Expozebu e ficam hospedados desta maneira. Portanto acredito que a melhor maneira para que todos saiam bem e principalmente ganhando com um evento tão significativo como é a Expozebu e outras feiras que acontecem em nossa cidade seria o Trade Turistico se reunir e discutir medidas cabíveis para momentos como esse.

Líndida Marques disse...

Considero as tarifas exploratórias sim, por um serviço que não possui um valor tão alto, solucionar esse problema acredito que seja complicado, pois a maioria dos donos desses estabelecimentos são proprietários que vêem, a Expozebu, como alta temporada em Uberaba, onde precisam abastecer seus cofres, sem verificar se o atendimento e os serviços prestados para esses visitantes os satisfazem.
A insatisfação dos turistas é clara, pois preferem se hospedar em outras cidades, onde precisam se deslocar, do que ficar hospedados em Uberaba. Acredito que para não haver esse aumento exagerado, primeiro deve-se haver um planejamento junto com o Trade turístico, concordo com a Thiara, quando disse que o Convention deveria estar trabalhando para melhor atender esses turistas, porém acredito que para isso os proprietários de todos os estabelecimentos da cidade, deveriam participar e ter interesse de melhorar os serviços oferecidos para seus clientes. Acredito que se o Trade trabalhando junto com o Convention, ai sim os hoteleiros ficariam satisfeitos com a renda que entrará para eles, e não precisariam espera até o próximo ano para aumentar sua renda e os visitantes pagariam por serviço de qualidade.

Anônimo disse...

A sazonalidade é a maior responsavel pela supervalorização das diarias, fazendo com que donos de hoteis lucrem nesse periodo um percentual igual ou maior do que o resto do ano.Isso mostra um certa carencia da cidade por um C.V.B. que traga mais eventos para a cidade e com isso diminua a dependencias do setor pelo expozebu.O aumento deixa varios turistas insatisfeitos pois ha o aumento da diaria, mas nems empre ha um "up grade" no servico. Isso faz com que no proximo ano, o turista talvez opte por ficar em cidades vizinhas em hoteis com uma diaria inferior e com um servico mais adequado.Ja imaginou se todo turista ficasse hospedado em outra cidade? O setor hoteleiro de Uberaba teria que se adaptar ou iriamo todos a falencia.


Leo Cruzz