17 de nov. de 2009

HÁBITOS DE CONSUMO DO TURISTA BRASILEIRO

PESQUISA REVELA HÁBITOS DE CONSUMO DO TURISTA BRASILEIRO




Levantamento será estratégico para a formulação de ações e políticas de divulgação do turismo


Os brasileiros planejam as viagens com antecedência, mas efetivam a compra em cima da hora, pagam à vista e preferem montar seus roteiros sozinhos. Nos últimos dois anos, viajaram mais pelo Brasil e avaliaram positivamente o passeio. Os dados fazem parte da pesquisa Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro 2009 apresentada pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, nesta quarta-feira (04/11), em Brasília. O levantamento foi realizado pelo Instituto Vox Populi a pedido do Ministério do Turismo (MTur).

Segundo o estudo, o número de pessoas que fizeram pelo menos uma viagem pelo Brasil nos últimos dois anos aumentou 83% em relação ao estudo feito em 2007. Dos 2.514 entrevistados, 58,8% viajaram entre 2007 e 2009. Na última pesquisa, esse percentual correspondia a 32%.


“Isso mostra a força do turismo brasileiro. Houve um alargamento do mercado de consumo do país com a entrada de mais de 20 milhões de brasileiros na classe média e isso refletiu no aumento do número de viagens nos últimos dois anos”, ressaltou Barretto durante a coletiva.

A pesquisa foi realizada por telefone, entre os dias 17 de junho e 7 de julho deste ano, em 11 capitais do país: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC); Salvador (BA); Recife (PE); Fortaleza (CE); Brasília (DF) e Goiânia (GO). Foram ouvidos 2.514 brasileiros com mais de 18 anos de idade, das classes A, B, C e D.


Os entrevistados foram divididos em três grupos: clientes atuais (que fizeram algum tipo de viagem nos últimos dois anos); clientes potenciais (que não viajaram nos últimos dois anos, mas pretendem fazê-lo nos próximos dois); e não clientes (que não viajaram e não pretendem viajar nos próximos dois anos). Para melhor detalhamento da pesquisa, os não clientes (192) foram desconsiderados. Deste modo, o universo ficou dividido entre cliente atual (1.479) e cliente potencial (843). A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.Segundo o diretor do Departamento de Promoção e Marketing Nacional do MTur, Márcio Nascimento, a pesquisa é fundamental para qualquer planejamento em comunicação. “Essa pesquisa servirá para afinar nossa comunicação com o público final e, ainda, direcionar nosso trabalho para como as pessoas costumam consumir o produto turismo dentro do país”, afirmou.


HÁBITOS DE CONSUMO DO TURISMO BRASILEIRO


Além de viajarem mais pelo Brasil, os entrevistados disseram-se satisfeitos com o passeio: 95,1% dos clientes atuais avaliaram a viagem como ‘boa ou ótima’ e 53,7% tiveram suas expectativas totalmente correspondidas. A maior parte (92,6%) afirmou ter intenção de voltar ao local visitado e 95% recomendaria o destino a amigos e familiares.

Para Barretto, esses dados reforçam a fidelização do turista brasileiro e o esforço do governo federal em tornar o destino Brasil competitivo por meio da qualificação e melhora da infraestrutura turística.

A maioria dos clientes atuais também avaliou positivamente a viagem quando questionada sobre os itens: hotéis e pousadas; restaurantes; segurança; opções de lazer; meios de transporte; e informações turísticas.

O levantamento mostra que a maioria dos clientes atuais (69,2%) planeja a viagem com antecedência, mas na hora de efetivar a compra, 61,6% o faz faltando menos de 30 dias para a viagem. Desse total, 19,9% fecha o negócio sete dias antes de viajar.

Com relação ao pagamento, a maioria prefere pagar à vista, tanto os clientes atuais (63,2%) como os potenciais (63,9%). A maior parte também planeja seus roteiros sem contratar os serviços de uma agência de viagem: 78,3% dos clientes atuais e 79,1% dos potenciais preferem viajar por conta própria. Os amigos e a internet são as principais fontes de informação sobre as viagens para 80,6% dos clientes atuais e 78,6% dos clientes potenciais. A maioria dos clientes atuais (65,7%) vê na família a melhor companhia para as viagens; 17% prefere viajar com amigos; 10,8%, sozinho; e 6,6% em grupo.

A busca por descanso, tranquilidade, lazer e entretenimento foram os principais motivos citados por quem viajou pelo Brasil nos últimos dois anos ou pretende viajar nos próximos dois. A Bahia é o destino escolhido por 11,6% dos clientes atuais, seguida por São Paulo (10,9%), Rio de Janeiro (9,4%) e Santa Catarina (9,0%). O estado do Nordeste também é preferência de 21,4% dos clientes potenciais. Pernambuco (11,9%), Rio de Janeiro (11,3%) e Ceará (9,8%) aparecem na sequência.

Segundo a pesquisa, 38,9% dos que viajaram pelo Brasil nos últimos dois anos têm renda superior a 10 salários mínimos, enquanto 34,8% das pessoas com interesse em viajar até 2011 ganham entre 1 e 3 salários mínimos. “Esse é um dado bastante positivo, pois mostra maior participação das classes com menor poder aquisitivo no turismo. Antes você tinha um turismo concentrado nas classes A e B. Agora, nosso desafio é criar produtos para esse novo público”, declarou.Barretto ressaltou, ainda, a força do turismo rodoviário nas viagens regionais apontada pela pesquisa, bem como o crescimento constante dos desembarques domésticos. “Somente em setembro a Infraero registrou 4,9 milhões, 33,23% de alta em comparação a 2008”, disse. O automóvel e o avião, respectivamente, aparecem como os meios de transportes preferidos para 41,8% e 33,5% dos clientes atuais. Entre os clientes potenciais, 35,5% preferem o automóvel e 40,2%, o ônibus.



VERÃO 2009/2010

Na ocasião, o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Airton Pereira, lançou a campanha “Se você é brasileiro está na hora de conhecer o Brasil” para o verão 2009/2010. “Esse é o lançamento da disputa pelo verão 2009/2010”, declarou Pereira.

O secretário explicou que há três anos o MTur resolveu abandonar uma ação promocional mais institucional para uma ação mais ofensiva devido ao turismo ter se tornado uma mercado cada vez mais competitivo. “Queremos mostrar um Brasil que o brasileiro não conhecia pela sua diversidade e tamanho e fomentar o hábito do consumo do turismo dentro do país. Sabemos que esse é um mercado competitivo é queremos conquistar esse público”, afirmou.

Com o foco nas praias brasileiras – preferência nacional segundo a pesquisa –, a ação pretende estimular as viagens domésticas no país durante as férias. O litoral brasileiro é o tema de filmes publicitários e impressos, que serão veiculados, a partir deste domingo (08/11), em canais de televisão, internet, revistas, jornais, cinemas, aeroportos e estações de metrô.
A pesquisa mostra a grande satisfação dos turistas justificando pela qualificação e melhoria da infraestrutura turística no Brasil. Isto é real? Lembram da situação crítica do sistema de transporte brasileiro?

Sobre os destinos mais procurados, Minas Gerais nem foi citado. Por quê? O que falta para o estado entrar neste quadro? Os meios de hospedagens; os estabelecimentos gastronômicos, a segurança; as opções de lazer; os meios de transporte e as informações turísticas estão adequados? Justifique.


Sobre a campanha “Se você é brasileiro está na hora de conhecer o Brasil” para o verão 2009/2010:

- Nesta campanha, estritamente “marketeira”, está a preocupação em explorar o turismo sustentavelmente? Ou trata-se apenas de uma estratégia de “turismo em massa” para fomentar a economia?

26 comentários:

Unknown disse...

É perceptível o aumento do número de turistas brasileiros nos últimos anos. Os brasileiros estão tendo mais condições e mais opções para realizarem suas viagens, e estão dando prioridade a isso em suas economias.
Apesar de o texto evidenciar que a maioria prefere pagamento à vista, um fator que contribuiu e vai continuar contribuindo para o crescimento do turismo, são as facilidades oferecidas atualmente, como parcelamento em muitas vezes no cartão de crédito, o qual grande parte da população já tem acesso, e o lançamento de financiamentos para viagens. Assim como também a mídia contribui para isso, evidenciando lugares tão falados, fomentando a vontade dos brasileiros em conhecê-los.

O sonho da maioria dos brasileiros que não têm muita oportunidade de viajar é conhecer a praia, e aqueles que já conhecem, como não podem viajar muitas vezes ao ano, quando podem querem ir para a praia de novo (isso falando em turismo de massa). Assim, para a pergunta "o que falta para Minas Gerais entrar nesse quandro" acredio que a resposta seja: o mar! Pois quanto a hospedagem, gastronomia, lazer e transporte, Minas oferece boa infra-estrutura e boas opções, porém não são bem promovidas e as informações turísticas não são divulgadas, não despertando o interesse dos brasileiros em conhecê-la.

Sobre a campanha “Se você é brasileiro está na hora de conhecer o Brasil”, é uma estratégia de "turismo de massa" para fomentar a economia, pois se fosse uma estratégia de turismo sustentavel, o foco não seria apenas as praias brasileiras, mas sim o Brasil como um todo.

Sheron disse...

A maioria dos turistas tem vontade de conhecer lugares que eles ainda não foram, diferentes, como praias, que são os lugares preferidos. O estado de Minas Gerais tem completa infra-estrutura, com hotéis, boa gastronomia, transportes, opções de lazer, só que infelizmente pouco divulgadas.

Acho que a campanha "Se você é brasileiro está na hora de conhecer o Brasil" é tanto marketeira quanto uma estratégia de turismo em massa para fomentar a economia, pois assim as pessoas se sentem estimuladas a conhecer melhor seu país. Quando as pessoas viajam elas vêem e aprendem um pouco sobre as outras culturas, outras formas de ver e fazer a vida. Tem a chance de experimentar outros sabores, sentir outros cheiros, ouvir outros sotaques e perceber outras cores. Tem a oportunidade de trocar experiências, conhecimento e história com os moradores locais.

Através dessa campanha as pessoas vão poder aproveitar melhor a viagem e ainda contribuir para a preservação e sustentabilidade da região visitada.

Li Martins disse...

A pesquisa mostra a grande satisfação dos turistas justificando pela qualificação e melhoria da infraestrutura turística no Brasil. Isto é real? Lembram da situação crítica do sistema de transporte brasileiro?
O turismo começou a melhorar agora, com a certeza que vamos sediar as olimpíadas e a copa do mundo. Eu lí reportagens que dizem, baseadas em estatísticas, que os brasileiros começaram a procurar por cursos profissionalizantes na área de turismo, cursos de línguas.. enfim. Houve um aumento desta procura no mercado, o que quer dizer que os brasileiros estão animados para participar desta etapa tão importante do nosso país.
Não sei se essa mudança já pode ser percebida no dia-a-dia das empresas do trade. Acho que ainda é cedo, mas logo será possível notá-la. =)

Sobre os destinos mais procurados, Minas Gerais nem foi citado. Por quê? Eu já vi uma dessas propagandas da campanha de divulgação do Brasil na TV. E lá estavam mostrando Ouro Preto, as igrejas as ruas, os monumentos hitóricos. Acho que o forte de Minas está no turismo histórico cultural. Temos também muitos recursos naturais que podem ser explorados pelo turismo. Faltam boas estradas, qualidade hoteleira em algumas cidades, e acima de tudo profissionalismo (formação profissional) das pessoas que trabalham com turismo em certas regiões do país.

A respeito da campanha "Se você é brasileiro está na hora de conhecer o Brasil".. não acho que seja nem um nem outro.
A campanha não vai aumentar o volume de turistas a ponto de se poder classificar como Turismo de Massa, mas a campanha também não está preocupada em promover uma atividade turística sustentável. Simplesmente está querendo divulgar o país para os próprios brasileiros para que eles conheçam e percebam o potencial turístico que temos aqui dentro do nosso território. Além disso o turismo é uma atividade que desenvolve e traz muito dinheiro para quem está envolvido no trade. É conveniente para o governo fazer este tipo de divulgação.

Aline Martins (Uberlândia)

Linna disse...

O mercado do turismo está em plena expansão e, conseqüentemente, os desafios para governos, empresários, empreendedores e trabalhadores do setor também aumentam.
Novos hábitos, tendências, perfis e nichos de mercado estão surgindo em decorrência da inclusão de consumidores estreantes no turismo, especialmente das classes C e D, destacou o ministro. O estado paulista, seguido de Brasília, são os principais mercados emissores, alertou o ministro. Ou seja, turistas dessas unidades são disputados tanto pelo turismo nacional quanto internacional.

Acho que Minas atraí um público específico que gosta de verde, de monumentos históricos,etc..
Quanto as informações turísticas basta dar uma pesquisada, pois a Secretaria de Estado de Turismo disponibiliza um serviço de informações turísticas sobre os principais destinos de Minas Gerais, com atrativos, serviços, equipamentos e os principais eventos. As atrações históricas regionais, a gastronomia e o artesanato mineiros são temas de uma série de folhetos e mapas.

Unknown disse...

O próprio fato de ser uma ação de marketing forte, publicidade em massa, já diz que é para todos.
O próprio depoimento do Ministro é de criar produtos para quem ganha de 1 a 3 salários mínimos.
O turismo visto de forma sustentável está comprovadamente mais caro, o que já exclui a preocupação, a priori, de sustentabilidade.
Porém, o próprio nordeste, que é preferência nacional, tem nesse turismo de praia sua jóia rara, então, de alguma forma, a procura da preservação de seu tesouro já parece ser uma arma a favor da conservação.
Por outro lado, as crianças estão muito conscientes; dificilmente se vê agora uma criança que não saiba que lixo é no lixo, respeito aos "bichos e às plantas"...
Quanto aos transportes, por experiência própria, não tenho experimentado nos últimos 5 anos nenhuma dificuldade em viajar, tanto de ônibus quanto de avião. As facilidades são muitas, e nos destinos, não tive a menor dificuldade de me locomover, nem quanto a taxis, metrôs, ônibus urbano; não experimentei problemas com informações, nem com alimentação, nem com hospedagem.
Estive na Bahia, São Paulo capital algumas vezes, São Paulo interior, Brasília algumas vezes, Minas interior.
No mais, acredito que o dado de que os turistas estão preferindo viagens por conta própria, demonstra que há uma "cultura" sendo implantada, onde aquele que viaja sente autonomia em ir sem resguardo, e, para mim, demonstra certa consciência quanto ao destino escolhido, além da vontade de desbravar, ver o próprio país pelos olhos de outras regiões, outras geografias, outras culturas de um país tão rico.
Minas precisa de marketing, seus destinos consolidados pouco tem sido falados, como as áreas de Vila Rica. Mas há muita coisa, e eu mesma, a cada nova cidade que conheço, acho que por lá quero ficar, seja ela rural ou metropolitana.
Enfim, acho que as coisas estão caminhando e a educação sempre fala mais alto; talvez o trabalho de base na nova geração seja bastante relevante quanto à sustentabilidade e a tentativa de formatar um destino Brasil bem consolidado, mesmo que voltado para as massas, seja uma forma de afunilar para o sustentável, sem ele próprio seja um marketing barato.

Unknown disse...

O brasileiros, não polpa dinheiro quando se fala de descanso e lazer, as viagens são bem vindas,já que viagens está cada vez mais facilitada, como dividir em 10 vezes no cartão de credito, entre outras forma de pagamento, isso cresce e contribui para o turismo, minas tem muitos atrativos culturais, talvez deva trabalhar melhor a divulgação.

Anônimo disse...

Em relação a campanha com certeza ela viza um turismo de massa, mas tambem pode-se criar atraves dessa oportunidades para que haja turismo sutentavel em determinadas regiões. Uma campanha muita inteligente que melhora a economia não só local, mas como do país em geral e da oportunidade unica ao povo conhecer um país tão rico em belezas e diversidades.
Ja em relação a questão de MInas Gerais como podemos ver nas pesquisas o povo brasileiro visa muito a questão do lazer, ou seja mais praia, e como Minas não tem mar ,a acho que por isso é o estado é prejudicado, tudo depende de um pouco da mudança de habito do povo em querer novos lugares entre eles um turismo de cultura e história, no qual Minas Gerais é toa forte.
Gabriel Rodrigues Ra:5036582

Unknown disse...

Felizmente as pessoas estão percebendo o quanto o Brasil é maravilhoso e rico em belezas naturais, e assim passaram a viajar mais pelo país. Mesmo com a falta de infra-estrutura da malha rodoviária brasileira, o índice de viagens continua crescendo no Brasil, e o que é mais interessante, é que as pessoas que não tem uma condição financeira muito favorável também passaram a viajar. E, isso se deve a melhoria no setor turístico brasileiro, que tem instigado essas pessoas a viajar pela queda nos preços das passagens e pacotes turísticos promocionais.

Acredito que Minas Gerais só não foi citado na campanha pela falta de divulgação dos seus excelentes pontos turísticos, pois não há nada tão agravante no setor turístico do estado. Minas já tem o tipo de demanda turística que a procura, que são aqueles interessados em turismo cultural, e a maioria dos turistas que passaram a viajar agora, procuram um turismo de lazer, o que está totalmente ligado a um destino litorâneo, e isso faz com que esses turistas não escolham Minas Gerais como destino para suas viagens.

Quanto à campanha do Mtur “Se você é brasileiro está na hora de conhecer o Brasil”, acredito que infelizmente é só uma estratégia para atrair turismo de massa, pois ela não tem foco em todos os destinos turísticos do país, somente em alguns, e por ironia nos mais conhecidos.

Terezinha de Melo Batista disse...

Viajar sempre foi e será um sonho a ser realizado pelas pessoas; e o brasileiro não foge à regra.
Hoje há maior facilidades para viajar no Brsail, não é apenas uma realidade dos mais abastados, a classe média pode planejar uma viagem, dividindo-a em vários pagamentos, com isto consegue realizar o sonho da família.
Achei interessante esta pesquisa ao afirmar que o turista brasileiro prefere o pagamento à vista, é novidade para mim, pensei que o uso do cartão de crédito fosse mais usado e mais vantagoso.
O markenting em turismo local é uma necessidade, temos uma costa imensa e maravilhosa com lindas praias, montanhas para um turismo de mais relaxamento, e reflexão, o ecoturismo confronta com os lugares mais estrátegicos e inusitados, nossos monumentos estão a mostrar toda a nossa história e riqueza como arte, por exemplo as obras de Aleijadinho em Ouro Preto.
Porque Minas Gerais com tantas riquesas naturais e obras de valor históricas não apareceram na pesquisa?
Falta de praias? Haja criatividade...
Conclamo a todo brasileiro(a) a visitar e conhecer o Pantanal Motogrossense, é um lugar mágico, surpreendente, e um verdadeiro paraíso ecológico.
Terezinha de Melo Batista

Unknown disse...

Minas Gerais é o estado que possui a maior diversidade de segmentos turísticos, e muito potencial em seus atrativos, porém não é um estado onde há o turismo de massa, aumentando ainda mais sua economia; acredito que três motivos básicos explicam essa questão; Falta de marketing e sensibilização nos lugares importantes turísticamente, falta de investimentos em lugares onde há potencial, mas não há infra-estrutura, e o fato de Minas não ser banhado pelo mar, já que muitas pessoas preferem passar suas férias no litoral, e também as campanhas sobre o turismo brasileiro enfatizam muito o litoral, com suas belíssimas praias.
Nessas campanhas que incentivam o turismo de massa deve se ter a preocupação com a sustentabilidade, assim como também fomentar a economia; mas como mostra nas pesquisas, que a quantidade de pessoas que viajam aumentaram, a sustentabilidade talvez se torne difícil de ser controlada, ai é onde que se deve entrar outros poderes para poder freiar algumas situações em que podem ser desfavoráveis desse turismo de massa, e minimizando impactos negativos.

Anônimo disse...

A busca por descanso, tranqüilidade, lazer e entretenimento foram os principais motivos citados na pesquisa e por quem viajou pelo Brasil nos últimos dois anos ou pretende viajar nos próximos dois. Segundo a pesquisa, 38,9% dos que viajaram pelo Brasil nos últimos dois anos têm renda superior a 10 salários mínimos, enquanto 34,8% das pessoas com interesse em viajar até 2011 ganham entre 1 e 3 salários mínimos, isso é uma informação excelente para o Turismo nacional e também poderá gerar novos desafios para os gestores turísticos, como novos atrativos para este publico. A pesquisa quer mostrar um Brasil diferente do conhecido e comentado por todos, com mais opções de atrativos ate então desconhecidos por nosso publico interno. Como foi constatado na pesquisa o Turismo de Sol e Mar, é o mais procurado, devido a isso por enquanto Minas Gerais ainda não esta competindo à altura, seus atrativos entram no grupo das maravilhas internas de nosso país ate então desconhecidas, por isso acho importante a campanha. Sabemos que ainda a muitas lacunas no SISTUR, porem com apoio e campanhas de incentivo ao Turismo, é que conseguiremos a melhoria das demais etapas e serviços do trade turístico. A campanha visa apresentar as riquezas naturais de nosso país e buscando sim uma nova conscientização mesmo que haja uma exploração econômica forte, mas não alcançara um Turismo de massa, pelo menos por enquanto.

Lucas Neves
6°Periodo

Unknown disse...

Nos ultimos tempos os brasileiros vem tendo maiores oportunidades de fazer sua viagens graças as facilidades de pagamentos fornecidas pelas agencias de viagens, dividindo em diversas vezes até mesmo no cartão de crédito e também o governo Federal já lançou finaciamento para que todos conhecesse melhor nosso país.
A preferencia sempre foi maior pelas cidades litoraneas, com isto Minas Gerais não se sobre sai por não possuir praias.As políticas públicas mineiras deveriam se preocuparem mais e fazer um novo inventário turistico mostrando também que nosso estado possui muita coisa para se apreciar como: o turismo cultural, religioso,, lazer e também de aventura.
Maria Bernadete

Anônimo disse...

O que há de Turismo sustentável em uma campanha que expressa um exclusivismo para certas regiões, onde o turismo é um veículo de massificação? Mais um jogo de marketing substimando vários locais,como Minas Gerais por exemplo,que oferece uma diversidade de produtos e serviços mas não tem um atrativo forte como a mar que é a imagem do paraíso que vem a mente quando o turista pensa em realizar uma viagem.

É importante observar esses detalhes e compreender a importância de iniciativas que desperte no turista a vontade de viajar para locais onde o exótico e o descanso são desconhecidos, e fugir dessas iniciativas que somenta muda de endereço mas tem a mesma estrutura de massificação.
Se vivemos em um País onde a diversidade é o carro forte porque se limitar no que é comum?
Ficar na superficie é comodo, mas o gostoso é mergulhar nesse oceano de possibilidades.
Andrea Souto

RODRIGO CAMPOS DE CARVALHO ® disse...

Minas Gerais perde no quesito geográfico afinal não tem praia e como foi citado o turismo de praia é a preferência Nacional.
Minas Gerais tem várias cidades Turísticas, cidades históricas, Parques Nacionais, cidades com águas termais, uma natureza exuberante, uma população hospitaleira e uma gastronomia própria super saborosa e reconhecida até mundialmente.
Acho que falta é uma maior divulgação, apesar de que geralmente o turismo feito em Minas Gerais é por um publico mais seleto que procura conhecer a historia através de suas cidades, seus acervos, museus ou o descanso e aventura através das cidades termais ou dos Parques Nacionais. Não podemos esquecer também de nossa Capital que oferece uma vida noturna agitada e com variedades para todos os gostos. Conhecida com a Capital dos Barzinhos. Belo Horizonte tem mais barzinhos que qualquer outra Capital superando até São Paulo!
Alem de uma maior divulgação de nosso patrimônio e destinos turísticos. Acho que em algumas partes de Minas Gerais diga-se Triangulo Mineiro e Sul de Minas tem que vestir a camisa de Minas honrarem o lugar onde nasceram e parar de ficar puxando o saco dos estados vizinhos!!!

Sobre a campanha é apenas uma jogada de Marketing o turismo sustentável já é outro departamento temos que saber separar o Joio do trigo. O marketing está fazendo sua parte, divulgando o Turismo, cabe as cidades destinos tomarem as providencias para que o turismo se torne sustentável!!!
RODRIGO CAMPOS DE CARVALHO ®

Jenifer Vilela disse...

È notável que nos últimos anos o turismo interno tem aumentado, o que falta para Minas como disse a Verônica é o mar, e a grande maioria dos brasileiros acreditam que pra ser uma viagem tem que ser para o litoral. As cidades mineiras não deixam nada a desejar em relação às cidades litorâneas, afinal tem boa estrutura hoteleira, a gastronomia é maravilhosa, as opções de lazer são bastante diversas, o que falta mesmo é divulgação.
Sobre a campanha “Se você é brasileiro está na hora de conhecer o Brasil”, é sim campanha para fomentar a economia e também um incentivo aos brasileiros a conhecerem o Brasil.

Anônimo disse...

Os turistas brasileiros quando se fala de viagens, ainda mais que hoje em dia está tendo uma maior facilidade de pagamento como cartão de crédito e em várias parcelas, e uma maior diversificação de produtos e serviços, que foi impulsionado com campanhas de marketing como: Você é Brasileiro ta na hora de conhecer o Brasil, que criou uma motivação da própria população estarem conhecendo o seu próprio pais para depois ter interesse de conhecer os demais, por mais que tenham aumentado o consumo de vagens e lazer atualmente não é o bastante, pois uma grande parcela da população deixa de atender estes desejos para atender outras necessidades prioritária para ele no momento, para muitos as viagens ainda estão em segundo plano.

Camila Rosa de Melo

Poliane Kelly disse...

Os turistas brasileiros estão viajando cada vez, por causa da facilidade dos pagamentos. Minas oferece uma variedade de opções tanto gastronômica,cultural, as pessoas também viajam em busca de lazer, descanso, tranqüilidade.
A campanha e para fortalecer ainda mais o mercado interno e estimular o hábito de viagens entre os brasileiros, pois o nosso país possui muitas riquezas naturais, que muitos ainda não conhecem ou nem ouviram falar, essa campanha visa a conscientização dos brasileiros para que viajem mais.

Paula Marques disse...

O numero de brasileiros que estão procurando o Brasil como roteiro de suas viagens vem aumentando devido à vasta opção de destino que o país oferece. Afinal o Brasil é um país que agrada “gregos e troianos”, há diversão para quem procura agitação, tranqüilidade, aventura entre outros. Apesar da maioria dos turistas optarem pelo pagamento á vista, ainda existem aqueles que preferem pagar sua viagem em parcelas, ou seja, eles se programam com certa antecedência para que tudo saia de acordo com o esperado.
De acordo com a Verônica, se tratando de Minas acredito que o que falta para que o estado seja mais procurado, seja maior divulgação nas mídias. O que sempre assistimos na televisão são propagandas de praias, e esse tipo de propaganda sempre influencia na decisão de um destino, e como Minas não possui, as pessoas não se interessam em visitar o estado, deixando de conhecer coisas incríveis como: museus ,igrejas, centros históricos entre outras belezas como o meio rural.
Acredito que essa nova campanha “Se você é brasileiro está na hora de conhecer o Brasil” seja uma forma de incentivar o turismo de massa a fim de incrementar a economia brasileira.




Paula Marques

Anônimo disse...

Concordo com o que a Tereza diz pois o turista não poupa dinheiro quando se trata de viagem e lazer,mas com a questão de Minas como o Gabriel diz se Minas não tem mar,,vamos pro bar,rsrsrr,Minas tem uma infra estrutura perfeita,como por exemplo as cidades históricas,que são bastante visitadas não só por turistas brasileiros mais sim estrangeiros,acredito que deveriamos investir muito mais no turismo em nosso estado.

Larissa Tomaz

Paula Pucci de Assis disse...

Concordo com todos, não tenho muito o que falar, pois já disseram tudo...o turismo nacional está aumentando sim e tenho certeza que cada vez mais o governo investirá nos estados e municípios para terem um retorno tanto financeiro quanto cultural.Então concluo que todos nós temos que apoiar sempre o crescimento, desde que seja ordenado, bem organizado e nao degrade o meio ambiente.

Paula Pucci

Diênifer disse...

Já a algum tempo, os brasileiros perceberam a possibilidade de se praticar turismo, passaram a conhecer as opções que tinham dentro do próprio país e a esquecer aquela idéia de que turismo é só para quem tem dinheiro, assim se interessam mais em viajar. Também contribui a facilidade do pagamento e a necessidade de se ter lazer. Acredito que a tendência é cada vez mais o interesse dos brasileiros aumentar, assim profissionais como o turismólogo, terão que se preparar para tal tendência.

Anônimo disse...

O aumento de turistas no Brasil favorece o desenvolvimento não só dos grandes centros, mas também de pequenas comunidades com isso a própria população se preocupa com a preservação e conscientização, assim eles passam para o turista uma noção de certo e errado com isso o turista tem maior motivação para retornar e conhecer outros destinos, melhorando as condições de vida e de economia do local. Antes de conhecer outros países todos os brasileiros deveriam conhecer pelo menos um pouco Brasil. As agências de viagem tem inúmeras facilidades para quem não tem condições de pagar, e para quem tem essas também oferecem vantagens e todo brasileiro gosta de promoções.
Viviane R. da Silva

Anônimo disse...

Os dados da pesquisa mostram que o turismo no Brasil vem se consolidando, se mostrando mais preparado para receber seus turistas e atendendo melhor as exigências de um publico cada vez mais informado. Porém, é necessário traçar um paralelo com o desenvolvimento do país em geral, o Brasil é um país que se transformou nos últimos 15 anos, a economia fortaleceu, influenciando todos os demais setores, ainda que timidamente por ser um país em desenvolvimento, mas o que vemos agora é o inicio de um país mais forte.

De uma forma geral a vida do brasileiro mudou, ele está mais qualificado, informado, interagido ao mundo, com mais dinheiro no bolso e conseqüentemente sabendo como gastá-lo da forma que melhor lhe convém. O mercado sentiu essa mudança e tratou de responder a altura, destinos foram criados, estruturas e qualificado, mesmo que em muitos casos ainda encontramos defeitos graves, mas isso é a conseqüência natural do boom do desenvolvimento em um país despreparado, sendo até tolerável em casos mais antigos. Ainda irão ocorrer as falhas nos sistemas de transporte, saneamento, energia, etc., mas em escala bem menor do que ocorriam anteriormente. Parte do processo de transformação.

E sobre o comportamento do turista, ora, está cada vez mais consciente e responsável, exigente e informado, isso em um país cheio de falhas, imagine quando nossos serviços atingirem o nível dos “irmãos” do hemisfério norte, que possuem todas as informações sobre um destino na internet. Quando você pode programar toda sua viagem em casa, sabendo o horário do vôo, o ônibus que você precisa pegar quando descer no aeroporto até o seu hotel, fora os passeios, museus, teatros, enfim, tudo que se precisa saber está informatizado. E isso tudo foi feito para a comunidade, as informações são publicas e foram criadas para atender as necessidades de quem mora na cidade, o turista pega carona nisso, e desta forma a sustentabilidade acontece em sua essência.

O destino Minas possui outros atrativos, e para o brasileiro ainda é cedo exigir que ele o consuma. Culturalmente ir a praia e bem mais divertido que visitar uma cidade histórica ou ir para uma fazenda, e aos poucos essa cultura irá mudar, cabem aos profissionais do setor se preparar para perceber essa mudança e colher seus louros.

Bruno Araújo

Luiz Terra ou Rique Terra disse...

è bem perceptível que nos últimos anos o turismo interno tem aumentado,os turistas brasileiros estão viajando cada vez, por causa da facilidade dos pagamento, mas mesmo assim o turismo ainda não é para todos.
Em Minas Gerais o turismo é pouco por falta de divulgação dos destinos turísticos, e também por falta de estrutura de alguns locais.
O "turismo de praia e sol" ainda é predominante e a preferencia da maioria.

Anônimo disse...

Na minha opinião o aumento de turista no Brasil favoreceu bastante para os grandes centros e as pequenas comunidades do local, pois assim se preocupa com a preservação do local e assim melhorando a vida da população local e da economia.
Bruna

Anônimo disse...

Acho que a satisfação dos turistas é real, pois apesar do caos no sistema de transportes brasileiro, a viagem para maioria das pessoas foi satisfatória, levando a relevar o sistema de transporte e outros problemas na infraestrutura turística, que apesar dos problemas ainda existentes, melhorou muito nos últimos anos.
Acho que Minas Gerais não foi um dos mais citados devido ao fato de não possuir um dos maiores atrativos de turismo de massa, que são as praias. Minas também é conhecida por um turismo mais histórico e cultural, o qual ainda hoje, infelizmente, atrai poucos turistas.
Sobre a campanha, acho que seu objetivo é atrair mais as pessoas para viajarem mais pelo Brasil, fomentando a economia.

Evelyn