10 de nov. de 2008

Eleições Norte-Americanas: A mudança chegou à América?


O assunto mais discutido no mundo se faz necessário em nossos debates.

Na última semana, os Estados Unidos da América bateram o recorde de comparecimento nas urnas, já que as eleições por lá não são obrigatórias, e elegeram o primeiro presidente negro da história do país: Barack Hussein Obama.

Com votação apertada em número de eleitores (48 milhões contra 44 milhões de seu adversário) mas com grande vantagem em número de delegados (218 contra 156), Obama se tornou presidente da maior potência financeira do mundo.

Muito carismático e sempre suportando toda pressão e críticas, Barack Obama acaba de escrever uma "epopeia moderna", segundo O Globo: a história de um candidato improvável, que até há pouco tempo, poucos veriam na Casa Branca.

Nascido no Hawai, filho de um queniano com uma americana, foi criado pelo padrasto indonésio e cresceu entre o Kênia, a Indonésia e os Estados Un idos, onde sempre foi descriminado. Mesmo assim, depois de se formar em Ciências Políticas entra para Harvard onde se forma em Direito.

Se tornou em 2004 o único negro no Senado e nas prévias para candidatua à presidência, derrotou a ex-primeira dama Hillary Clinton, que tinha o apoio de muitos americanos por um trabalho junto à saúde e educação muito elogiado enquanto primeira dama e senadora.

Sua campanha contou com voluntários que trabalhavam para recrutar novos eleitores, incusive no campo republicano, mas o grande sucesso foram as doações para campanha advindas de pequenas empresas.

Mas foi com seu carisma e um discurso muito atual, que conseguiu se eleger:
“A única forma de resolvermos os nossos problemas neste país é através da união de todos, negros, brancos, hispânicos, asiáticos, novos, idosos, deficientes, gays, heteros. Penso que é isso que nos deve guiar”,

Sua campanha, aliás, insistiu bastante no quesito igualdade: “Digam-lhes como desta vez, neste grande país, onde uma rapariga de um bairro pobre de Chicago pode ir para a universidade, estudar direito. E o filho de uma mãe solteira do Hawai pode chegar à Casa Branca. Assumimos o compromisso de construir o mundo tal como ele deve”, discursou sua mulher Michelle.

Após a confirmação de sua vitória, houve comemoração nas proximidades de Harvard, fato inédito nos últimos 40 anos.

Enfim, o que parecia impossível de acontecer se concretizou. Um negro na Casa Branca. Barack Hussein Obama é o novo presidente da nação berço da democracia liberal e saudosistas gritam que o sonho de Martin Luther King enfim foi realizado.

Bush, cuja baixa popularidade ajudou Obama a vencer, disse que vai fazer o que puder para ajudar Obama na transição. Nesta segunda dia 10/11, se reunirá com Obama para tratar dos assuntos de crise na economia, guerra no Iraque e transição inclusive.

DISCURSO DA VITÓRIA: “Esta é a resposta de novos e velhos ricos e pobres, democratas e republicanos, negros, brancos, hispânicos, asiáticos, índios americanos, gays, heteros, deficientes e não deficientes. É a América que envia uma mensagem ao mundo. Nunca fomos apenas uma junção de pessoas ou de estados vermelhos ou azuis. Somos e sempre seremos os Estados Unidos da América”.

Discurso do reconhecimento: “Estava para acontecer há muito tempo mas esta noite, pelo que fizemos neste dia, nesta eleição, neste momento decisivo, a mudança chegou à América”.

Obama oferece seu rosto mestiço à um país rachado por racismos, segundo cientista político americano Sullivan.

Porém, nem tudo é mum mar de rosas para Obama. Sua integridade é colocada em cheque a todo momento em diversas acusações:

Acusação 1: À rumores, e a fonte principal seria seu próprio irmão, que Obama teria nascido no Quênia e não no Havaí.

Acusação 2: O filósofo Olavo de Carvalho, compara a eleição de Obama com a de Lula no Brasil, e ainda agrava a situação dizendo do sentimento do americano era de extrema pressão e chantagem emocional: "já que só o fato de você se opor ao candidato negro, mesmo que as críticas fossem válidas e coerentes, fazê-las era pretexto para agüentar acusações de racismo ou mesmo boas pancadas, mesmo que as críticas nada tivessem a ver com racismo. No Brasil, na época das eleições de Lula, se o indivíduo era contra ele, já despencavam palavras como: fascista, nazista, reacionário e elitista."

Acusação 3: Pesquisadores americanos examinaram o livro de memórias de Obama, o Dreams of My Father, e, usando métodos computadorizados de investigação de autoria, concluíram que este não foi escrito por ele, mas, sim, por William Ayers, o terrorista com o qual Obama jurava não ter tido senão contatos raros, ocasionais e sem nenhuma importância.

Acusação 4: Artistas como a Opra Winfrey, que é a favor do aborto apóiam Obama, que aliàs também é a favor.

Acusação 5: Artigos de Stanley Crouch (What Osama isn’t: black like me) e de Debra J. Dickerson (Colorblind), que são intelectuais líderes de movimentos negros de nível nacional nos EUA, sequer consideram Obama um negro.

Acusação 6: Céticos de plantão apontam Obama como um jovem que foi usado para chegar ao poder e matê-lo com mais carisma e popularidade. Um fato a se considerar é de que o ex-presidente e também democrata Jimmy Carter (1977 - 1981), é ridicularizado até hoje por não ter participado em nenhuma guerra. Em suma, muitos temem que nada irá mudar radicalmente como prometido, apenas irão ocorrer mais ações junto às minorias para reduzir a rejeição no governo atual.

Diante dos olhos de todo o planeta, pode ter havido algum tipo de ilegalidade?
O fato de o presidente ser negro, branco, amarelo ou azul não implica que este seja um bom ou mau gestor?
Os que o atacam são os racistas? Céticos? Conservadores extremistas?
Todo o consentimento da imprensa e da elite social e política americana dá realmente a impressão de jogo de cartas marcadas?
O que mudará no mundo com o governo Obama?

Boa discussão e até quinta que vem.

13 comentários:

Anônimo disse...

Pode até ter havido alguma ilegalidade, mas não há fatos de relevância que os comprove.
O que irá mostrar se o novo presidente será um bom gestor são as atitudes tomadas por ele, e não sua cor.
As pessoas que o atacam são contrárias a sua eleição, e isso não quer dizer que são racistas ou céticos, mas que gostariam de ter outras pessoas representando sue país. Infelizmente há sim estes que o jugam não por sua capacidade e sim discriminando sua cor de pele.
Não acredito que seja uma jogada, só o fato do Obama ter entrado na corrida a Casa Branca já faz mudança nos costumes tradicionais desse país, levando um cidadão negro de origem humilde a presidente de uma das maiores potências do planeta.
A história dos Estados Unidos ganhou um novo capítulo, através da luta e perseverança de um homem que apesar de toda descriminação sofrida deste de criança resolveu fazer a diferença.
Os olhos do mundo estão voltados com grande expectativa esperando as primeiras decisões de Barack Obana, frente ao governo americano. Com esperança de traçar um novo momento, primeiramente estabilizando a crise econômica americana e depois revendo questões como a retirada dos soldados americanos do Iraque e a preocupação com a preservação do meio ambiente que havia sido deixada de lado pelo antigo governo e preocupava todo o mundo. E também a relação com os demais países que esperam mais diálogo e parcerias com os Estados Unidos.

Anônimo disse...

Jéssica Silva Santos
Bom Dia!

Primeiramente devemos abandonar de nossos espirítos capitalistas e moralistas a única questão de dizer que Barack Obama é o primeiro presidente negro no Estados Unidos da America, o que deveria esta em discussão não é a cor da sua pele ou qual a etnia que ele pertence e sim o que poderá fazer pela America e pelo mundo, em qualquer noticiario e ate mesmo neste blog o Profº citou o termo que o mundo diz " O primeiro presidente negro dos EUA", ninguem se refere a Obama de outra forma, será que não são capazes de ver alem da casca, existe ações e atutudes que caracterizam Barack Obama como um revolucionário, um pioneiro do idealismo, o mensageiro, um lutador natu, como sonhos e valores como qualquer outra pessoa.
Acredito que esta se aproximando tempo de mudanças boas eu espero, pelo menos a pretenção são as melhores. Obama se preucupou em promover uma plitica de paz e igualdade que serão principios de seu governo.
Mesmo entradndo na Casa Branca com a saudosa Crise Economica, Obama é otimista e hospitaleiro, quer abrir as portas americanas para o mundo e os reflexos dessas parcerias podem ser muito positivos incluso o Brasil que movimentará o turismo interno e aquecera a economia global.
Desejo a Barack Obama muita sorte porque integridade e copetencia ele tem de sobra, para quer sua metas sejam atingidas da melhor maneira possivel e assim colocar em pratica as palavras e expressões de solidariedade, humanismo e igualdade de seus discursos.
O meio ambiente, as pessoas, as familias, a paz nas froteiras arabes, a economia, enfim o mundo, esperam anciosamente pela iniciação da nova era.

Unknown disse...

Creio que pela primeira vez, essa eleição foi feita de forma correta. Os americanos estavam cansados de serem feitos de fantoches pelos presidentes. Esses só pensavam em guerras, em matar e "domar" o mundo. Eles querem paz, que não morram tantos homens em guerra como esta ocorrendo.
Os EUA não será o mesmo apos a posse do novo presidente. Afinal ele é totalmente diferente dos demais, e isso é como um pedido de mudança da população.

Anônimo disse...

Olá pessoal!
Acho muito interessante que num país que seja reconhecido como o berço da democracia liberal, tenha a seguinte frase como polêmica: "Foi eleito o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos." Não é esquisito?
Não deveria ser uma frase normal? Tudo bem que tudo sempre tem a primeira vez, porém mais cedo ou mais tarde isso teria condições de acontecer, e se em muitos países isso acontece, porque não nos Estado Unidos. Agora, o que irá acontecer é difícil arriscar em dizer, porquê, dependem de tantas coisas. A única coisa que sei é que ele terá muitos obstáculos pela frente, e como já está sendo feito, haverá muitas críticas de todos os lados possíveis, e se o novo presidente continuar com a mesmo simpatia e com o tipo de bom carater que parece ter, certamente não terá problemas para resolver tais obstáculos. O mundo atualmente está com a atenção voltada aos Estados Unidos e com certeza acompanharão qualquer que seja a atuação de Obama. Agora em se tratando dos comentários maldosos, ele tem mesmo é que não dar importância, pois pessoas como ele sempre terão quem esteja contra. Afinal não podemos agradar a todos e ele, justamente "ele" não poderia ficar fora desta.

Anônimo disse...

ALUNA: DAYANE SILVA DE CARVALHO
BOM DIA GALERA!

O fato de o novo presidente dos Estados Unidos da América ser negro não quer dizer nada e não deve ser encarado como sendo algo positivo ou negativo para sua eleição. O que realmente importa é sua competência ou não para presidir a maior potência financeira do mundo. Por enquanto, prefiro não me posicionar diante desta eleição. A América está passando por sérios problemas financeiros e sociais. O povo está carente e posar de "a salvação dos EUA" é muito fácil neste momento. Porém pode ser que as intenções sejam boas e que realmente possa vir a ser a "salvação dos EUA"...tudo é possível!
Quanto às comparações feitas com a eleição do nosso presidente Lula...espero que, assim como o clima das eleições, os governos também sejam parecidos, pois temos hoje um presidente que olha sim para o todo e luta por um país igual...é uma pena que ele é um peixinho diante de um oceano...precisamos de mais Lula's espalhados pelo mundo!

Anônimo disse...

Acredito, que essa eleição de Obama mudará a história dos Estados Unidos da América. Ele é um presidente revolucionário e pretente fazer grandes mudanças.

O que nos agrada muito, é saber que ele é jovem no entanto possui uma cabeça mais "aberta" para futuras mudanças, e contudo reconhece a necessidade de se olhar com mais seriedade para as questões ambientais e sociais que tão pouco foram vistas durante anos nos EUA.

Vejo como um grande avanço para os EUA e para o mundo a vitória de Obama, e esperarei anciosa as primeiras decisões que serão tomadas por ele.

Adam Ribeiro disse...

Mas Jéssica, o fato de se referir a Obama como o primeiro presidente negro dos Estados Unidos não é apenas pela questão da cor da sua pele, e sim por ele ter sido eleito em um país extremamente preconceituoso e isso independe do que ele fará em seu governo, o fato é que o Estados Unidos elegeu um presidente negro. E isso, indiscutivelmente, marcou a história do país e visão que o mundo tem dos Estados Unidos também. O que ele fará em seu governo é outra história que ninguém sabe ao certo que irá acontecer, o mundo inteiro está otimista e feliz pela vitória do Obama. Na minha opinião não foi uma grande vitória pelo fato da principal motivação dos americanos ser talvez o medo,a vontade de mudança, e convenhamos que apenas se deseja mudança se as coisas não vão como deveria, é lógico que seria extremamente mais interessante se o que aconteceu nos Estados Unidos(a mobilização das pessoas, o recorde de votação) fosse motivado apenas pela importância do voto, para escolher um candidato em que realmente acreditassem, sem que isso tivesse que ser decido quando as pessoas se encontram no extremo de suas emoções, que foi o que aconteceu nos Estados Unidos, e talvez quando o Lula foi eleito no Brasil, as condições emocionais dos brasileiros pudesse ser comparado ao que está acontecendo. O Obama manteve um discurso fantástico durante sua campanha, e isso foi refletido no discurso pós-vitória http://www.youtube.com/watch?v=DUVQQW6enok , o que da mais credibilidade a ele, e faz com que o mundo fique otimista, eu ainda acredito que foi uma excelente escolha, e tenho certeza que muita coisa vai melhorar no governo dele, a comparação com as eleições em que o Lula foi eleito e a que o Obama foi eleito cabem Coincidências a grande diferença é que Barack Hussein Obama é intelectualmente preparado para Gerir os Estados Unidos da América.

Anônimo disse...

Acredito que não houve nenhum tipo de ilegalidade e que Barack Obama ganhou as eleições por mérito dele.A cor da cutis de uma pessoa nada importa se ela realmente tem capacidade para concluir aquilo que se propôs a fazer.Independente de seu país de origem, credo, classe social.Os que o atacam, o fazem pelo simples fato de serem contrários ao que ele acredita e às suas propostas de governo.Penso que essa eleição foi surpreendente para os americanos e para o resto do mundo e que não é um jogo de cartas marcadas.Tal consentimento foi dado, visto que a atual conjuntura do país é delicada e Barack Obama vem com energia nova para amenizar, ou ao menos tentar,esta que é a pior crise que os Estados Unidos já enfrentou.O que mudará no mundo????Em se tratando da maior potência mundial, as decisões que forem tomadas por Barack Obama afetarão direta e indiretamente todas as nações!

Káritha Carrieri disse...

Olá.
Acredito que não tenha havido nenhuma ilegalidade na disposição de Obama, até mesmo a respeito de seu país de origem. Ainda que houvesse, tais informações - junto ao fato de Obama ser negro - não são decisivas para que seu governo seja bom ou ruim.
Com certeza o que conta é sua capacidade de governar, seus ideais de paz e igualdade, seus conhecimentos adquiridos por experiências de tempos atrás.

O mundo inteiro se alegrou por sua eleição por estarem esperançosos, acreditando em um governo mais humano, em que a dominação e a competição entre países não se torne primordial, a ponto de causar guerras desnecessárias, conflitos, etc.

Anônimo disse...

Se teve algum tipo de ilegalidade eu acho que não existem provas concretas para essa afirmação.
O fato é que os americanos estão inseguros com essa mudança radical de governo, e nem é tanto pela cor, mas sim pelo fato de como irá ser governado a maior potência financeira do mundo.
Apesar de todos os rumores de como Obama irá governa o país, muitos apostam na mudança. E é claro que muitos estão curiosos do rumo que ira tomar o governo americano

Mateus Sabino disse...

Essa eleição sem dúvida nenhuma marcou não só a história estado-unidense como a mundial também. Penso que a ênfase na frase "O primeiro presidente negro eleito da história estado-unidense" seja que além dele ser o primeiro negro mesmo, se deve ao fato de que em países de primeiro mundo ou maioria branca é um milagre que um negro chegue ao poder, devido principalmente ao racismo. O rótulo de primeiro negro infelizmente ele terá que carregar, pois será assim que a história relatará! E se um dia isso acontecer no Brasil, o candidato também será lembrado como o primeiro.

Quanto a ilegalidade, penso que seja bem difícil alguém comprovar se realmente ela aconteceu. São várias etapas que os candidatos passam para chegar a disputa final e as disputas são ferrenhas. Então acredito que a dúvida sobre a sua nacionalidade seja mais um rumor contra a democracia do que um fato!

Quanto ao fato de ser negro, branco, índio não interessa! O que vai dizer se a pessoa é capaz ou não são suas ações, atitudes, resultados e sua equipe de governo.

Shirley e Guilherme disse...

Penso que se torna sem propósito qualquer discussão acerca da cor da pele de Barack Obama, não é a cor de sua pele que o fará um bom, ou mau gestor. O mundo passa por um momento extremamente delicado e os Estados Unidos da América, como a maior potência do mundo têm, quase que a obrigação, de dar o tom e a melodia das mudanças a serem implementadas para que todos consigam se recuperar. Os eleitores americanos têm bastante consciência de seu papel como cidadãos, e sabem que é muito importante que seja eleito um presidente com boas idéias, e que esteja disposto a trabalhar não apenas para o bem de seu país mas - pelo peso que tem - pelo saúde econômica e política de todo o mundo. Barack Obama venceu, nas prévias, a candidata Hillary Clinton, que tem um nome de muito peso na política norte-americana, e é pouco provável que, de fato, tenha havido na sua eleição.
Assim como na primeira vez em que Lula foi eleito, o mundo volta seus olhos para os Estados Unidos da América. Um presidente negro em um país que é sabidamente racista é um marco na história da humanidade, mas não será isso que irá dizer se Obama é ou não um bom gestor. Acredito que qualquer presidente eleito, enfrentaria uma forte oposição, diante da situação por que passa o mundo.
Assim como em qualquer outra eleição, é de se esperar que hajam mudanças em todo o mundo, mas penso que não se deve atribuir essas mudanças ao fato de Obama ser negro. Mas as expectativas devem se basear nos planos da campanha e na política a ser adotada pelo candidato eleito, e não em sua cor de pelo ou etnia. O que está por vir é difícil prever. É certo que Obama terá de se prevenir e se precaver contra todos os tipos de ataques. Mas penso que não devemos enxergá-lo como um salvador do mundo. Sua eleição é, sim, um divisor de águas na política mundial, mas enxergá-lo como um herói que terá a solução para todos os problemas, penso que seja um pouco exagerado.

Anônimo disse...

A eleição de Barack Obama aconteceu em um momento turbulento da história estadunidense, após um segundo mandato desastroso de George W. Bush. Uma guerra extremante mal-sucedida, um crise econômica sem precedentes e a imagem ruim do país no exterior contribuíram para uma mudança no voto dos americanos. Em uma nação com um histórico extremamente racista, que subjuga suas minorias, a eleição de um presidente negro é um acontecimento marcante, já que a maioria dos eleitores é de origem branca. Obama se apresentou como uma alternativa ao modelo conservador republicano e se sagrou vitorioso representando o Partido Democrata. Suas propostas são pertinentes, porém não se sabe acontecerão, como por exemplo, a retirada do Iraque.