7 de mar. de 2009

A Polêmica do Santos Dumont


A Agência Nacional de Aviação Civil - Anac - publicou no Diário Oficial da União a Resolução nº 75, que revoga a resolução anterior e aumenta a capacidade de operação do Aeroporto Santos Dumont e libera operação de aeronaves com capacidade maior que 50passageiros.

Para a medida, além das leis do livre comércio e suas resoluções internas, a ANAC utilizou uma pesquisa realizada no próprio aeroporto durante o mês de novembro passado, cujas respostas, publicadas no sítio da agência, fez menção ao assunto.

Daqui a 10 dias, após os técnicos da ANAC definirem os critérios de horários e condições dos vôos, as empresas interessadas poderão fazer o pedido do vôo.

O Aeroporto Santos Dumont está muito bem localizado na cidade Maravilhosa. Próximo ao centro e situado próximo à orla, proporciona uma vista incrível da cidade para os passageiros das aeronaves.

Até então, os vôos autorizados pela ANAC no aeroporto, se limitavam a aeronaves pequenas e vôos da ponte aérea Rio-São Paulo. O aeroporto tinha 120 vôos diários e uma capacidade de 3,5 milhões de passageiros ao ano. Com a resolução, esses números irão pular para 200 vôos diários e mais de 8,5 milhões de passageiros ao ano.

As novas rotas que espera-se com a resolução, são para Salvador, Brasília, Vitória e outras capitais com grande fluxo para a cidade do Rio de Janeiro. Espera-se inclusive, muitas substituições de vôos destas capitais do aeroporto do Galeão para o Santos Dumont.

Perguntados no aeroporto Santos Dumont pela UOL, o Gerente Comercial Átila Ribeiro pensa que quanto mais opções de vôos para os passageiros melhor, seja a lazer ou a trabalho.




O Médico Eduardo Amaro acha a medida ótima por se tratar de um aeroporto perto de tudo na cidade.

A medida é claramente aprovada pelos usuários do vôo para o Rio de Janeiro, porém, para algumas pessoas, a medida é equivocada.

Em entrevista para a UOL, o especialista em Aviação Civil Elton Fernandes, declarou que a medida vai fazer com que os vôos internacionais do Aeroporto Internacional do Galeão sejam prejudicados com a diminuição da demanda, que necessita de conexões no mesmo aeroporto. Logo, os vôos para o Aeroporto Internacional de Guarulhos irão ter aumento de demanda e corre o risco de entrar em colapso por conta deste excesso de demanda.

Porém, o mais insatisfeito é o governador do Estado do Rio, Sergio Cabral (PMDB), que reagiu e ameaçou atrapalhar o processo. Para o governador, os cariocas estão sendo injustos. Após 2 anos de trabalho para conseguir vôos internacionais diretos para Nova Iorque, Paris, Madrid, Lisboa e Londres, a medida irá por em risco esta conquista.


Além disso, disse que a pior nota da cidade para Comitê da Olimpíada foi o acesso aéreo (entre os quesitos estavam equipamentos, hotéis, alimentação, segurança, etc.) e a medida poderá atrapalhar a candidatura da cidade à sede das Olimpíadas de 2016.

Em retaliação, Sérgio Cabral, apesar de declarar que é a favor do diálogo, ameaça não aprovar a renovação da licença ambiental do aeroporto Santos Dumont e ainda aumentar a taxa dos combustíveis no estado.

O Presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), tenente-brigadeiro-do-ar Cleonilson Nicácio Silva, afirmou ao O Globo que os aeroportos do Galeão e Santos Dumont te "vocações diferentes" e que “Não deixaremos o Galeão ser esvaziado nunca mais”.


O Aeroporto Internacional do Galeão, um dos argumentos para a rejeição da medida, é o hoje o principal aeroporto da cidade, porém, fica distante do centro.

A Presidente da Anac, Solange Vieira, está apenas iniciando suas “batalhas” contra pesos-pesados em nível nacional. Um das brigas será em breve, contra a TAM, pois irá liberar os descontos para as passagens aéreas para a Europa e para os EUA, fazendo com que empresas estrangeiras têm maior competitividade com as empresas brasileiras.

A outra, será simplesmente com o presidenciável governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e pelo mesmo motivo da atual queda de braço com o governador carioca. A presidente pretende liberar novos voos do aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte quem ao contrário do que pensávamos, pode sim receber vôos de grandes aeronaves. O governador de Minas pensa que a medida irá atrapalhar os investimentos que fez no aeroporto de Confins.

Resumindo: de um lado os passageiros nacionais que consideram a medida excelente e as empresas nacionais de olho no mercado lucrativo.

De outro, passageiros internacionais que preferirão voar para Guarulhos, pela maior oferta de conexões nacionais, além de políticos e especialistas.

E você turismólogo? Qual é sua opinião?

Abraços e até quinta feira.

9 comentários:

Anônimo disse...

LÉLIO, FAVOR CONSIDERAR ESTE:



De um lado a agência defensora dos passageiros e de outro especialistas que visam os problemas que poderão ocorrer com a aprovação da medida. BRIGAS DE PODER OU INTUITO DE IMPLEMENTAR MEDIDAS EFICAZES? O fato é que independe das respostas. Na minha opinião, mais uma vez a Aviação Civil Brasileira se precipitou. Do que adianta proporcionar melhora de um lado e tirar de outro? Traduzindo em nomes e em termos técnicos: aumenta-se a oferta e reiniciam os atrasos dos vôos, o chamado "tráfego"; mais opções de horários de vôos para algumas capitais, contudo ausência de vôos direto para capitais internacionais, ou seja, o passageiro recebe uma oferta melhor de preço de vôos nacionais e perde no preço para os vôos internacionais... afinal, que venham as conexões, e haja dinheiro para pagar as passagens.
E no final a culpa sempre sobra para os SLOTS. Horário ruim de um vôo ali, falta de destino acolá, dias não propícios de um determinado vôo... enfim, VOCÊS DUVIDAM QUE AS RECLAMAÇÕES CONTINUARÃO?

Anônimo disse...

Acredito que a ANAC tomou uma decisão equivocada em relação a reabertura da Santos Dumont, que poderá prejudicar o processo de privatização do Galeão e terminará com o esvaziamento do maior aeroporto carioca e com atual fluxo de decolagens com destinos internacionais.
Não adianta melhorar de um lado e piorar de outro, pois os passageiros irão continuar reclamando, pelo fato das passagens aumentarem, e os vôos diretos serem cancelados. Agora Vêm de nós turismólogos, com a diminuição dos vôos internacionais poderá ter influência no receptivo e nos voos internacionais para a copa do mundo de 2014 aqui no Brasil???

Thiara Sinicatto

Anônimo disse...

Depois de tantos investimentos no aeroporto do galeão, conquistas de vôos diretos internacionais que antes eram praticados apenas por São Paulo tenho que concordar que a Anac se precipitou. Na verdade, o cartão postal do Brasil, não deveria ter 2 aeroportos concorrentes e sim complementares. A questão toda está no acesso e na segurança. Se não forem tomadas medidas para que isto melhore este embate nunca vai acabar.

Anônimo disse...

O aeroporto Santos Dummont, tinha uma capacidade limitada, e com essa nova resolução sua capacidade aumentará, mas será q o aeroporto comporta essa situação? Espera-se migrações de vôos do aeroporto do galeão para o santos Dummont Isso aumentara a gama de vôos disponíveis para seus usuários favorecendo a parte comercial, sem contar que o aeroporto se localiza em uma parte privilegiada da cidade, perto dos cartões postais da cidade e de seu centro comercial. O Aeroporto Internacional do Galeão, um dos argumentos para a rejeição da medida, é o hoje o principal aeroporto da cidade, porém, fica distante do centro.
Acredito que os interesses políticos deveriam ficar em segundo plano, a prioridade deveria ser a acessibilidade, a satisfação e a segurança da população e dos usuários do aeroporto, seguindo sempre a sustentabilidade do meio ambiente e do entorno que envolve o aeroporto.
A decisão dessa situação deveria ser em comum acordo entre as agencias e o governo estadual, pois põe em questionamento o poder de decisão das agencias reguladoras e sua independência.


Leo Cruzz

Anônimo disse...

Acredito que sempre irá acontecer essa "guerra", pois todos estão pensando somente nos lucros que terão, e não estão pensado nos passageiros, esses que muitas vezes tem que adiar seus compromissos, pelo fato de vôos cancelados.
Concordo com o depoimento da Polyanna, quando diz que os aeroportos têm que ser complementares, apesar do fluxo de tráfego que acontecerá, creio que a Anac esteja olhando pelo ponto de vista dos visitantes, que mesmo não tendo todas as conexões nacionais e internacionais, poderá realizar vôos nacionais diminuindo o fluxo do aeroporto Galeão deixando-o para vôos internacionais, com tudo devemos preocupar com a segurança de ambos, com os impactos que acontecerá tanto nos aeroportos quanto nas suas mediações.
Em relação a copa de 2014, com dois aeroportos funcionando devidamente será que não ajudaria na demanda de visitante internacionais e nacionais?

Anônimo disse...

bom, se olharmos, como consumidores dos serviços aereos entre outros e otimo um aeroporto central pertinho de tudo, mas para a cidade e pessimo, primeiro por questoes de segurança, quanto mais voos mais as chances de acidentes, segundo,por motivos de impactos ambientais,terceiro,por freiar o desenvolvimento que proporcionaria a cidade em infraestrutura, arrecaddçao de impostos, entre outros., para o profissional de turismo que trabalha ja prevendo imprevistos e pessimo, como atuar em uma situaçao de impossibilidade de pouso por motivos de tempestades, acidente na pista, congestionamento aereo, terrorismo e etc, qual seria a nossa segunda opçao para trabalhar,se quase toda infraestrutura aerea esta centralizada em um unico ponto.




enio ,fui.......

Anônimo disse...

Estamos então diante de um grande dilema que poderá repercutir não só em território nacional... outro dilema, vejo eu, está na problabilidade do Aeroporto Santos Dumont sofrer com situações caóticas como já ouveram no aeroporto de Congonhas, que assim como o Santos Dumont, é aquele que fica mais próximo ao centro.
Mas se até a presente data os vôos fluiram normalmente por que alterar as rotas e futuramente causar problemas como os citados pela Angélica, os atrasos de voos devido alta demanda e o tráfego?
Investimentos são ótimos, melhorias também. Mas há que se levar em consideração muito mais que a comodidade de estar perto do centro e ter uma pela vista no pouso e na decolagem. Como ficarão as cias de taxi, as empresas de traslado, os hotéis próximos ao aeroporto e toda a estrutura que se tem preparada junto ao Galeão se essa demanda vier a diminuir com um maior fluxo de voos para o Santos Dumont?
Sou a favor de melhoria, desde que levadas em consideração todo o sistema envolvido.

Anônimo disse...

Muito engraçado eles quererem almentar as condições de vôo com esse sistema caótico brasileiro!
Daqui a alguns dias, as passagens terão de vir com auxílio pscológico pela raiva que nós clientes passaremos nos aeroportos lotados pelos atrasos.
Eu também concordo com a Polyanna em dizer que os aeroportos não devem concorrer entre si e sim unir forças para melhor atender a nós, os passageiros porque enquanto houver essa disputa por quem angaria mais passageiros, os aeroportos vão ficando cada vez mais lotados e as pessoas são prejudicadas tendo que cancelar seus compromissos pelo cancelamento dos vôos.
Tudo deve ser levado em consideração, meio ambiente, proporção de pousos, fluxo de passageiros...
Os organizadores devem não brigarem entre si (mesmo que não seja certo deixar o Aeroporto do Galeão vazio depois de tantas reformas de aprimoramento) e sim entrar em acordo e vizarem o que é melhor para nós!
Em relação a Copa do Mundo de 2014, todos esses ajustes também auxiliarão na recepção dos nossos visitantes e melhorando a imagem do país com o mundo!

Celso Eduardo Fontoura Borges Junior

Leo Melo disse...

Muito bem, primeiramente expresso aqui minha admiração pela presidenta da ANAC Solange Vieira, por não se deixar abater e enfrentar aquilo que em sua visão e minha particular é a melhor para todas as cidades brasileiras. Obviamente que os consumidores preferirão voar para aeroportos que fiquem melhor localizados dentro de sua cidade de destino, porém, acho uma lastima a declaração do Sr. Governador do Rio de Janeiro que diz: "ameaçar não aprovar a renovação da licença ambiental do aeroporto Santos Dumont e ainda aumentar a taxa dos combustíveis no estado", isso prova o quanto o Brasil ainda pensa como pais subdesenvolvido apesar de ja sermos considerados por alguns como desenvolvidos. O jogo politico em todos os aspectos é gigantesco em todos os aspectos e espero que a Srta. Solange Vieira tenha alguma vitórias para os consumidores antes de resolverem "troca-la" de cargo por um motivo fortuito.
Acredito que a ANAC é responsável o bastante e sua presidenta também o seja para avaliar de forma responsável e segura o que cada aeroporto brasileiro tem capacidade de operar e se assim o for tenho certeza que todos sairão ganhando se os voos almejados para o aeroporto Santos Dumont assim se concretizarem. Não acredito que a cidade maravilhosa corra o risco de ficar sem os voos ja conquistados para destinos americanos e europeus como dito por seu governador, acho sim que o mesmo foi infeliz na declaração não acreditando no grandiosissimo potencial turistico que sua cidade e o estado possui.