16 de mar. de 2009

Turismo Brasileiro cresce: e a crise?


No primeiro bimestre de 2009, a atividade turística no Brasil teve um crescimento magnífico em relação ao mesmo bimestre de 2008. O crescimento foi de espetaculares 20%, um índice de crescimento astronômico para qualquer setor da economia.

A hotelaria paulistana, conforme notícia publicada no O Globo, teve alta de 5% no período, período este que normalmente tem-se uma queda na ocupação devido a diminuição de comerciantes. No Rio de Janeiro, houve queda no número de turistas internacionais, mas a ocupação hoteleira chegou a 95% no Carnaval. Ao todo, a cidade recebeu 2,55 milhões visitantes, 50 mil a mais que na anterior.

Mas os números do turismo em 2009 não estão sendo bons apenas nas 2 maiores cidades brasileiras. Em Pernambuco, os 800 mil turistas ocuparam todos os leitos do estado no Carnaval e geraram uma renda R$ 300 milhões. No estado baiano, a ocupação dos hotéis cresceu 5% em relação ao carnaval 2008 e no Ceará chegou a 86% de ocupação, significando outra alta interessante no fluxo. Santa Catarina se manteve com o mesmo fluxo do ano passado, porém, a hoteleira manteve seus atrativos 85% de ocupação e aumento de 7% no número de turistas estrangeiros.

No setor de agenciamento de viagens a Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV) informou que houve um crescimento de 15% nas vendas para este carnaval.

No mercado de aviação, houve incremento de 10% no período na comparação com o ano passado.

Após o anúncio de aumento no fluxo do mercado de aviação, era esperado o anúncio de lucro da Empresa de Brasileira de Infra Estrutura Aeroportuária – INFRAERO, e veio. Em 2008, a INFRAERO teve resultado operacional na ordem de 500 milhões de reais. Destes, 400 milhões de reais formam o lucro operacional da empresa, contra 261 milhões de reais em 2007.

O setor que mais cresceu, no entanto, foi o de locação de veículos, com 40% de aumento em relação a 2008, chegando a dobrar em capitais como Salvador e Fortaleza.

Os gastos gerados com todo este fluxo de turistas ainda não foram divulgados. A previsão é que essa melhora ajude na balança do turismo brasileiro que em 2008, teve um déficit ainda mais gigantesco em relação a 2007. Os brasileiros gastaram em 2008, quase 11 bilhões de dólares com turismo internacional, enquanto os estrangeiros não deixaram 6 bilhões no país. O saldo é negativo de 5 bilhões enquanto em 2007 o saldo, também negativo, foi de 3,25 bilhões. O Ministério do Turismo anuncia os 6 bilhões de gastos estrangeiros no país como o novo recorde de gastos estrangeiros no turismo, mas o Banco Central divulga os gastos tupiniquins no exterior e esse número (6 bilhões de dólares) fica como coadjuvante.

Todavia, os números são excelentes.

O mais curioso, é que os números foram divulgados junto com as previsões da OMT para o turismo mundial. Previsões estas que não surpreenderam ninguém.

A OMT disse que "o turismo vive um dos piores golpes de sua história" e que "as perspectivas para 2009 são preocupantes".

Em 2007, 9O3 milhões de turistas viajaram pelo mundo, em 2008 o crescimento fechou em 2% e em 2009 a OMT divulga que o melhor cenário será o de um crescimento nulo. Porém, continua com a previsão de que 1,6 bilhões de pessoas irão fazer turismo em 2020.

Os Americanos prevêem queda de 2% a 6% no número de turistas em 2009 e a Europa prevê a queda na ordem de 2%.

Em meio a isso tudo, o Rio de Janeiro recebeu mais de 600 mil turistas só no réveillon e mais de 700 mil no carnaval. Ao carnaval, soma-se 400 mil turistas em Salvador e 800 mil no estado de Pernambuco.

O fato é que os números do turismo no Brasil contrastam com as previsões mundiais.

Os números do Brasil se referem ao fluxo do carnaval, há 20 dias; e as previsões foram feitas no encontro da OMT na Bélgica há 2 semanas.


Como se dará a atividade turística brasileira no restante do ano? Seguirá as projeções mundiais, mesmo que essas previsões para a América do Sul e Caribe sejam “diferentes” conforme consultores da OMT e que “a América do Sul e Caribe estão relativamente bem”?

O presidente Lula disse ser uma marola, empresários dizem ser uma onda grande e a imprensa antecipa um Tsunami. Como de fato chegará a crise no Brasil? Como ela afetará o turismo? O que fazer para que os números continuem bons?

Abraços e até quinta.

5 comentários:

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, a crise ja chegou no Brasil. Pode-se perceber isso nas indústrias pesadas, nas linhas de créditos, financiamento de bancos para casas e carros, que vem ficando cada vez mais difíceis.
Pode-se dizer que ela (crise), ainda não chegou com força total no segmento de serviços, porque esses são totalmente essenciais no cotidiano da sociedade, sendo difícil fazer corte grande no serviço.
Acredito que a crise, possa afetar as grandes redes hoteleiras, companhias aéreas e principalmente a chegada de turistas internacionais, e provavelmente quem estiver pensando em em expandir, deve segurar um pouco. O pior cenário que imagino, é se a crise afetar tanto, ao ponto que o povo fique recioso de gastar, e cortem as viagens de família.
Agora para os números continuarem bons, penso eu, que a curto prazo, seja cortar os gastos excessivos e investir em promoções para atrair turistas em época de crise.

Thiara Sinicatto!!!

Anônimo disse...

Segundo o dicionário Aurélio, define-se ' crise ': alteração sobrevinda no curso de determinada situação;conjuntura perigosa;momento decisivo;ataque de nervos;situação cuja conversação enfrenta obstáculos difíceis. Pois é, partindo por esses pressupostos, podemos afirmar que crises sempre existiram independente de quaisquer atividades econômicas, sociais e culturais. E as consequências advindas dela são naturais para o equilíbrio dos problemas. Quanto as consequências da crise mundial em relação ao turismo no Brasil, acredito que o principal problema que o mercado visa enfrentar é a demanda turística em determinadas regiões, o que esta influencia nos equipamentos turísticos e afeta a lucratividade. Entretanto, não é o que mostram os números de alguns setores do mercado do turismo, visto que houve um aumento no fluxo turístico no Brasil. O fato é com crise ou sem crise, não deixará de existir demanda turística... cabe aos setores relacionados ao turismo visarem a oportunidade de atrair e fidelizar os seus turistas. Acredito que muitos dos mesmos, poderão planejar suas viagens em cima da hora, visto que em momento de crise, quaisquer planejamentos a longo prazo, poderá ser precipitado. Portanto, creio que esse seja o gancho para trazer o turista até o mercado e oferecer uma oferta diferenciada.

Anônimo disse...

Concordo em gênero, numero e grau com a Angélica. Esta não é a primeira e nem será a última crise que passamos. Acredito que a demanda turística pode cair mas não a ponto de desespero do setor turístico. Com a crise econômica, a diminuição de brasileiros a viajar para o exterior fortalece o mercado interno e movimenta as viagens dentro do país, o que acaba sendo bom pra todo setor. Além de que acredito que a desvalorização do real comparado com o dólar pode atrair também turistas internacionais para o Brasil. E o brasileiro minha gente da sempre seu jeitinho e no final acaba viajando.
(hoje nao to muito inspirada pra escrever nao.. foi mal!!)

Leo Melo disse...

Bem caros colegas, acredito que a tão falada CRISE já esta passeando entre nós e assombrando nosso governo que insiste em dizer que esta não chegou por aqui, porém diante dos números expostos pelo Blog acredito que a crise pouco interferiu, pois a maioria dos passeios já vinham sendo pensados e poupados (principalmente) a tempos, e sonho é feito para ser realizado, portanto quem poupou e se programou já havia, ao meu ver, fechado ser passeio / viagem antes de a crise assolar de forma tão devastadora e ameaçadora entre nós, mais principalmente na mídia massante que permeia entre nós.

Porém fazendo um paradigma com outros momentos que já passamos, tormentas sempre haverão e salvação para elas vem junto, então acredito que sim, o número de viagens cairá, mais não tão drasticamente como prevem os mais pessimistas, pois ainda acredito no sonho que permeia a mente de vários turistas que as vezes até deixam de fazer um passeio menor para poder fazer aquela tão sonhada viagem e depois espalhar aos quatro ventos por onde foi, afinal viajar também melhora nossa vida social.

Leo Melo

Anônimo disse...

bom, a crise que começou no sistema financeiro americano e se espalhou mundo a fora, ja chegou ao brasil, nota-se isso pelas medidas tomadas pelas empresas, que demitem ou fazem uso de ferias coletivas para nao fechar as portas,isso ajuda o turismo interno, onde muitas familias preferem viajar e conhecer nossas maravilhas, aumentando a procura pelos serviços turisticos, tambem muitas pessoas demitidas estao migrando para empreas prestadoras de serviços oque so contribui para a aumentar a oferta e o desenvolvimento turistico nacional. com a atual estabilidade finaceira brasileira, podemos dizer que o mais prejudicado sera o turismo estrangeiro o que afetara empresas aereas maritimas como cruzeiros entre outros, as grandes redes hoteleiras e as empresas do sistema financeiro que sofrerao um pequeno tsunami, mas q ja estao buscando o apoio das medidas govrnamentais para registirem a essa crise com pequenas perdas.assim nossas empresas nao so turisticas, devem aproveitar o mercado interno para vender seus produtos, aumentando as ofertas e se consolidando frente essa crise.





enio