15 de jun. de 2009

Turismo de Eventos em São Paulo: referência mudial



No fim de maio, foi divulgado o ranking da International Congress & Conventions Association – ICCA, que lista os países e cidades que mais receberam eventos turísticos itinerantes no mundo.

Os eventos que entram na lista devem ser itinerantes (ou seja passíveis de captação), ter periodicidade fixa (anual, bianual, etc.) e ter no mínimo 50 participantes com 20% de participantes estrangeiros.

O Brasil, que já fora 7º em 2006 com 207 eventos, caiu para a oitava colocação em 2007 com 209 e em 2008 voltou à sétima colocação com 254 eventos, ficando a frente de Japão e Canadá. Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Reino Unido e Itália completam alista dos 10 mais.

Se tratando de cidades, São Paulo figura como a décima segunda cidade do mundo em abrigar eventos internacionais. O Convention Bureau da capital paulista divulga que a terra da garoa tem um evento a cada 8 minutos.


A Virada Cultural deste ano cujos investimentos estão na ordem de 4,5 milhões de reais, espera-se, como o ano passado, cerca de 300 mil visitantes e 100 milhões em movimentação financeira.

Mas é o Grande Prêmio de Fórmula 1, em Interlagos, que tem a maior movimentação financeira dentre os eventos em São Paulo.



Porém, a Parada Gay de São Paulo é a mais comentada em todo o mundo dos eventos na cidade, como diz a frase nos jornais alemães: “Gay Parade: Millionen Schwule und Lesben feiern friedlich in Brasilien” e na Espanha: “Sao Paulo celebra la mayor Fiesta del Orgullo Gay del mundo”, a parada gay de São Paulo é o maior evento GLBT do mundo.

É o evento com maior número de turistas que a cidade tem, chegando a bagatela de 400 mil diárias consumidas durante o evento, perdendo em movimentação financeira apenas para a Fórmula 1.



Com esse exemplo mundial que a cidade de São Paulo vem se tornando, como podemos absorver esta experiência e tornar uma cidade como a nossa, um destino de eventos? O que tornou a cidade de São Paulo tão atraente para eventos? Quais equipamentos e estruturas necessárias para que esta realidade ocorra?

5 comentários:

Suzana Martins disse...

Acredito que a cidade de São Paulo apesar de ter mais de 450 anos, é uma cidade vanguardista... estão sempre investindo em novos projetos afim de se manter em alto nível capaz de captar grandes eventos, sempre de forma inovadora.
Sem a infra estrutura básica e a estrutura que a cidade oferece a quem nela chega, seria impossível uma posição como esta no ranking.
O que podemos absorver desta experiência para Uberaba seria primeiro a concientização da necessidade de um conjunto de fatores para que um destino de eventos se consolide. Prefeituras, Conventions, Secretarias de Turismo, entidades representantes do comércio e todo o trade têm que trabalhar pautados num mesmo foco e com objetivos traçados pelos mesmo, que sejam comuns e a partir daí traçar ações que viabilizem a estruturação para a captação dos eventos.
Mas o que falta muito é que investidores acreditem e apostem nessas implementações e propostas o que necessita de que haja bons projetos. Ou seja, a atuação de um Bacharel em Turismo nesse contexto poderia contribuir uma vez que ele saiba utilizar sua visão em conjunto com os demais fatores.

Líndida Marques disse...

Acredita-se que Uberaba tem tudo para ser uma cidade turística, sem ficar dependendo da época de Exposição- ABCZ, o que falta na cidade pelo pouco que percebi ao realizar o estágio no Convention, seria abri a cabeça da população e do Trade Turístico, deixando de ser uma cidade preocupada principalmente com a área política, e trabalha para desenvolver a cidade.
Penso que a estrutura da cidade de São Paulo ajudou para esse número grande de eventos na mesma, apesar de sabe-se que o trânsito da cidade e complicado.
Acredito que pelo fato da cidade já ter uma boa “bagagem” durante todos esses anos, o seu desenvolvimento cada vez mais só traz beneficio e facilidade para o visitantes de São Paulo, lembrando de toda as dificuldades que ainda precisa melhora.
Penso que para que possa haver uma estrutura para receber os turistas na cidade, seria uma boa capacitação do Trade Turístico e demais comércio, como atender o cliente fidelizado pelo atendimento e pelo local, investimento nas estruturas do comercio, um bom desenvolvimento junto com pessoas interessadas em melhor os atrativos turístico da cidade.

Anônimo disse...

A cidade de SP está sempre investindo e mantendo um nivel alto de eventos e atrativos para atrair turistas estrangeiros. Eventos e feiras internacionais acontecem com grande frequencia e isso deveria ser seguidos por cidades "emergentes" como Uberaba, fazendo com que seu nome seja conhecido e atraia investidores para que viabilizem outros nichos de mercado e expandir sua rede de negocios, incluindo o turismo junto com entidades regulamentadoras pode fazer de Uberaba uma cidade mais preparada para receber o visitante.



Leo Cruz

Anônimo disse...

A capital paulista é uma cidada onde ha uma grande demanda de eventos nacionais e principalmente internacionais, isso faz com que a cidade seja reconhecida em outros paises, mas isso nao vem de graça, ha necessidades de investimentos e estruturação adequadas para certos tipos de eventos. Ja Uberaba ainda nao tem uma estrutura forte para receber esses tipos de eventos. Autoridades politicas deveriam investir e doar mais atencao para esse mercado, pois pode ser mto lucrativo para a cidade/região e se tornar sustentavel no mercado de eventos internacional fazendo com que qnto mais eventos for captados atraiam anida mais turistas.

Celso Borges

enio disse...

a cidade de são paulo tem como diferencial, o povo muito festeiro e acolhedor, falando de infra-estrutura de modo geral se destaca por ser uma cidade grande que oferece "n" opções de passeios 24 horas por dia, tambem por possuir varios imigrantes que representam varios países.



enio......