7 de ago. de 2009

Sejam Bem vindos!!

Boa noite companheiros turismólogos!

Para iniciarmos os trabalhos do blog, faça um comentário sobre o tema que mais lhe chamou atenção no arquivo do blog.

Não se esqueça de justificar!

Abraços e que o semestre seja muito produtivo!

20 comentários:

Unknown disse...

Copa de 2014 - gostaria de saber quais os estados e suas cidades, irão participar desse grande evento em nosso país e também se nossa simples e modesta cidade possui alguma chance de estar entre as demais.

Unknown disse...

A gripe A tem chamado muita atenção, o que acho preocupante é quando eles diz que se caso surgir o sintoma devemos, procurar orientação medica, é difícil de entender já que as pessoas estão morrendo do mesmo jeito, um tema bom para discutir.

Anônimo disse...

Escolha das sedes para Copa 2014.

Hoje com todas cidades já definidas, a briga fica por conta de quem vai abrir a copa e quem vai finaliza-la!
Outra dúvida que está no ar é se o Brasil vai estar preparado até 2014se vai melhorar a imagem do País para o mundo! Resta agora nos turismólogos torcemos para que tudo de certo e que o turismo seja beneficiado não só durante a copa mas também para o passar da copa!

Rodrigo Campos de Carvalho

Unknown disse...

2009: Ano do Destino Amazônia

Chamativo, convidando ao potencial turístico da Amazônia, demonstra as belezas naturais, sendo considerado o melhor destino de turismo de aventura, mas não termina por aí, é interessante relatar os graves problemas que tem ocorrido na Amazônia e que não são discutidos muito menos tratados, pelo contrário, querem que o destino seja cada vez mais visitado, e dizem ser de forma sustentável. Por ser uma região de grande dimensões e uma diversidade exuberante de fauna e flora, sofre com as políticas de desenvolvimento. Talvez por isso seja utopia falar em desenvolvimento sustentável, onde se tenha preservação ambiental, desenvolvimento econômico e social, haja vista o seu histórico de ocupação e desenvolvimento.

Terezinha disse...

Turismo de Eventos em São Paulo.

Os principais eventos de turismo na cidade de São Paulo arrebatam milhares de pessoas.
Os seus principais são: Turismo de negócios onde a capital recebe a cada 2 minutos pessoas do mundo inteiro. Mais os que mais chamam a atenção são a Formula1, e a Parada Gay.
Terezinha

Unknown disse...

Copa de 2014
Gostaria de saber sobre a copa de 2014 que será realizada no Brasil.
Se todos estados irão participar, quais as capitais e também algumas cidades do interior terão condições de realizar algum dos jogos, também quais os benefícios para nosso país?
Haverá algum prejuízo para nos?
Será que nosso país está preparado?
O pessoal que irá recepcionar estarão aptos?
Quanto a comida?

Diênifer disse...

A postagem que mais me interessou foi sobre a gripe suína, observando que é um assunto atual e que precisa ser entendido, já que todos nós somos afetados de alguma forma e esperamos juntos por uma solução.

Unknown disse...

Turismo Espacial

O turismo possui vários segmentos, e com o decorrer do tempo e das modernidades científicas, outros segmentos estão sendo criados.
E o turismo espacial, sem dúvida é um assunto bastante interessante, por se tratar do tipo de turismo mais diferente de todos outros que já surgiu, tendo até pessoas que não consideram como um tipo de turismo. E muitas pessoas já estão se interessando em fazer esse novo tipo de turismo, e comprando pacotes caríssimos para ter a rara chance de conhecer o espaço.

Anônimo disse...

Escolha das sedes para Copa 2014

Esta foi a postagem que mais me chamou a atenção, pois estas escolhas vão direcionar as necessidades de melhorarem a infra-estrutura das cidades e de seus produtos e serviços, para que a copa tenha somente impactos positivos para o país, caso a mesma não seja bem planejada irá causar um caos, dívidas, ou seja, o que era para ser uma festa, se tornaria um problema.

Camila Rosa de Melo

viviane disse...

Eu concordo plenamente com a regulamentação das profissões, pois as pessoas estudam, lutam para serem bons profissionais e no fim qualquer pessoa pode trabalhar e muitas vezes quem tem uma formação e não tem experiência fica fora do mercado de trabalho.
Viviane

Jenifer disse...

Regulamentação da profissão

Com a regulamentação da nossa profissão acredito que melhoria muito na qualidade dos serviços prestados, pois o curso abre a nossa visão de mundo e nos acrescenta muito enquanto pessoas e profissionais, só porque é uma profissão contemporânea não pode ser regulamentada

Anônimo disse...

Sobre ah gripe A pois está cada vez pior, matando todos os dias mais pessoas.
Esse e um assunto muito interessantes para discutir.

Kézia disse...

Interessante esse post sobre as perspectivas da área de atuação do Turismólogo! Nos faz refletir sobre a tomada de decisão correta da nossa área de atuação. Realmente, o curso não nos dá uma formação especifica, mas nos dá uma excelente base para decidirmos onde atuar. Só cabe a nós escolher e nos especializar na área com toda dedicação fazendo a diferença como autênticos turismólogos.

Unknown disse...

Regulamentação da profissão

O fato ocorrido com os profissionais de jornalismo nos faz pensar: será que nós turismólogos corremos o mesmo risco?
Depois de tanto tempo para conseguir a regulamentação da nossa profissão e com tantas pessoas sem formação na área trabalhando com o turismo, esperamos que isso não aconteça conosco.


Karen M. Abatti

Unknown disse...

Uberabenses.... Quando antes havia a operação de vôos de Uberaba para São Paulo pela companhia aérea Oceanair muitos reclamavam do horário, por ser no final da tarde, outros reclamavam de tarifas, que na verdade eram bem acessíveis. Algum tempo depois a Oceanair encerrou suas operações em Uberaba e todos reclamavam que não havia mais vôos para a capital, com matérias no jornal de indignação por terem que se deslocar até a cidade de Uberlândia. Assim, a empresa Air Minas Linhas Aéreas planeja iniciar essa rota, que após muitas negociações iniciou no mês de julho com horários como acreditava-se ser o que mais agradaria, saindo no início da manhã e retornando no final da tarde.
Iniciadas as operações, alguns começaram a reclamar do horário “cedo demais”, outros reclamaram do aeroporto, Guarulhos, outros reclamavam do tipo de aeronave e outros da tarifa. Com menos de um mês de operações com os vôos UBA-GRU, a imprensa de Uberaba já publicava matérias sobre o possível encerramento do vôo, fazendo com que os passageiros se sentissem inseguros com o vôo e causando uma imagem errônea da empresa, pois a mesma não havia feito nenhuma declaração referente a esse encerramento e afirmou que não há essa intenção.
Concluindo, agradar os uberabenses é muito difícil, ainda mais com a ajuda da imprensa local, que faz questão de procurar os pontos negativos e frisá-los denegrindo a imagem das novas empresas que chegam à cidade e das coisas novas que elas trazem. A mentalidade da população local não ajuda para que as coisas fluam na cidade.
Porém quem precisa do serviço o está usando.

Anônimo disse...

O arquivo escolhido foi postado em 15/06/2009, intitulado “Turismo de Eventos em São Paulo: referência mundial”, onde o que mais me chamou a atenção foi a colocação que coloca o país em 7º lugar no mundial, sendo o único do hemisfério sul entre os 10, na frente inclusive do Canadá e Japão.
Outro ponto muito interessante foi o destaque dado a cidade de São Paulo, que possui um recheado calendário de eventos para todos os segmentos. Particularmente, conferi de perto as três ultimas edições da Parada do Orgulho Gay e percebi a força do evento para o Turismo na cidade, não quero entrar no mérito do evento em si e suas causas, pois para mim não estão sendo muito bem interpretadas pelos participantes. Porém, poucos sabem que existe uma verdadeira turbulência de eventos com temática GLTBS ocorrendo na mesma época e que contribuem massivamente para aumentar as estatísticas do evento “Parada”.
Sendo assim, acho interessante relembrar aquilo que foi comentando em sala de aula: “a informação por de trás da informação”. Pois em muitos casos nos equivocamos ao interpretar superficialmente aquilo que nos é passado. A Parada do Orgulho Gay de São Paulo não é somente a passeata na Av. Paulista, esse é um evento com 75% de participação hétero, que perdeu seus motivos originais e que serve apenas para mostrar ao mundo a força da auto-exclusão. Vamos analisar melhor nossas fontes.

Bruno Araújo

Li Martins disse...

01/12/2008
Um hoteleiro a seu dispor


Achei importante saber que muitos profissionais formados em Turismo conseguem direcionar, com sucesso, todo o conhecimento hoteleiro para demais tipos de empresas como shopping centers, hospitais e/ou qualquer outro empreendimento prestador de serviços. Afinal, essa é a especialidade do turismólogo: prestar serviços, pensando sempre no bem-estar do turista/cliente.

Agora que estamos mais perto da formatura, é bom saber que teremos mais opções no mercado de trabalho que nos espera.

Aline Martins (Uberlândia)

Anônimo disse...

O tema que eu mais me interessei foi o de Perspectivas Profissionais, pois ele nos faz pensar no que pretendermos fazer após o término do curso. Sendo o Turismo um curso multidisciplinar, para nos destacarmos no mercado é necessária uma especialização.
Por isso é bom irmos pensando e estabelecendo nossos objeticos, até porque estamos bem próximos do fim do curso.

Evelyn (Uberlândia)

Bruna Kelly disse...

A postagem que mais me chamou atenção foi sobre ah gripe suína pois esse assunto está muito abafador e assim escondem muitas coisas, e muitos acham que é uma gripe normal e se torna um problema de calamidade pública, pois a maioria não sabem da gravidade dessa gripe que causa ah morte.

Linna disse...

Interessei-me por uma entrevista que leva em questão um assunto de extrema relevância para a estruturação e desenvolvimento do turismo no Brasil: a necessidade da regulamentação da profissão, um assunto pouco discutido e que foi alvo de reflexão em uma entrevista com Maria Aparecida Bittencourt, presidente da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo seccional do Espírito Santo (ABBTUR/ES). Coincidentemente este assunto foi objeto de debate em sala de aula, apresentado na matéria de filosofia e ética profissional, no qual julguei ser de grande importância um aprofundamento em informações. É importante salientar que alguns pequenos passos já foram dados e que nesse longo caminho temos ainda passos longos a dar. Devemos perceber a relevância dos que se importaram em tentar estruturar o turismo para os futuros profissionais, que ainda não tinham ao menos um rosto.
A principal premissa da ABBTUR atualmente, na qual estudantes e profissionais podem colaborar, consiste na efetivação do Conselho Nacional de Ética e, conseqüentemente, a criação das Comissões Estaduais de Ética, só possível depois da criação do código de ética do bacharel em Turismo, datado em 29 de maio de 1999. O código de ética profissional tem importância na realidade histórica brasileira como um mecanismo de defesa da sociedade e da profissão, em defesa dos interesses individuais e coletivos dos operários e trabalhadores de vários outros setores, algo que deveria ser um movimento natural também da nossa profissão como explicita João dos Santos Filho, Turismólogo, Sociólogo, que fez parte da criação da ABBTUR /SP e que possui importantes contribuições críticas para o desenvolvimento da atividade em forma de artigos, sendo, ao meu ver, indispensável referência acadêmica. O código Nacional de Ética, que visa criar normativas para a conduta do profissional atuante, faz parte dos próximos e importantes passos a ser dado para fortalecer nossa profissão.