18 de nov. de 2010

A polêmica no setor de Agenciamento continua

Desde março deste ano, quando foi divulgado que as companhias aéreas internacionais que atuam no Brasil (pelo menos 20) não mais pagariam às Agências de Viagens a comissão pela venda de passagens, o assunto se arrasta pelo ano.

O fato é que são os próprios agentes de viagens que estão divididos.

No mercado nacional, todas as companhias aéreas já deixaram de pagar as comissões aos agentes e incluíram uma taxa de serviço no preço final, paga pelo passageiro. Na prática isso é como pagar os 10% do garçom nos bares e restaurantes. Porém, caso passageiro compre a passagem pela internet, ou seja, direto na companhia aérea, sem intermediários, estes 10% não são cobrados.

Em suma, ao consumidor, é mais barato comprar passagens direto pela internet do que comprá-la do agente de viagens.

Porém, esta prática não foi criada no Brasil. Na Europa e Estados Unidos já é praxe há alguns anos.

No entanto, para vôos internacionais, as companhias aéreas ainda comissionavam os agentes de viagem, seja em 3%, 6% ou 7%, dependendo de cada empresa aérea. Esta prática, para muitos, era mantida por se tratar da dificuladade de atingir o público de outro país para os vôos das companhias aéreas.

Por exemplo, como saber quem faz vôos para China, se nenhuma empresa aérea chinesa opera no Brasil? Contudo, o agente de viagens o faz chegar à China, a partir do Brasil.

Mas esta realidade mudou de forma anunciada e desde então tem gerado muitas polêmicas. O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV, vem lutando bravamente e usando armas políticas como pedindo interferência da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC. sem contar as críticas pela interferência da Associação Internacional de Transporte Aéreo - IATA.

O presidente da ABAV propõe que as empresas internacionais ao menos incluam a remuneração dos agentes de viagem nos bilhetes. Por outro lado, as companhias internacionais querem que os agentes de viagens cobrem suas remunerações sem incluir este valor no bilhete aéreo.

Alegando perda de mercado e concorrência com os próprios fornecedores, alguns agentes de viagens compram a briga de forma efusiva. Outros agentes, preferem não dar tal importância ao assunto, uma vez que a prática já é mundial e que a remuneração pela consultoria em viagem é justa e comum.

"Assim como pagamos comissão ao advodgado e ao garçom da esquina, remuneramos médicos e engenheiros, porque não podemos cobrar esta remuneração? Enquanto os próprios agentes de viagens não se valorizarem, nenhuma companhia aérea irá nos valorizar", comenta Fernanda, agente de viagens que não vê razão para tanta polêmica e briga.

Sabendo da importância das agências de viagens para a atividade turística, como você vê esta questão? Há necessidade desta briga e polêmica para inclusão da remuneração no valor do bilhete? Cobrar o mesmo valor do cliente e distribuidor é justo? O futuro do mercado de agenciamento é a remuneração independente das comissões?

14 comentários:

Teo Miranda disse...

Sabendo da importância das agências de viagens para a atividade turística, como você vê esta questão?

As agências de viagem que devem buscar meios de agregar valor ao seu serviço, prestando uma verdadeira consultoria para os clientes e ai sim, cobrar pelo serviço ao invés de cobrar comissão das empresas aéreas.
A discussão é desnecessária, as companhias tem o direito de dar o preço e a forma de remunerar as agencias da forma que interesse as mesmas. O cliente também paga o mesmo preço comprando na agência e no balco da empresa, portanto a concorrente é a internet e não a companhia. As agências deveriam passar a cobrar pela consultoria de viagem, porém todas devem adotar a prática ao mesmo tempo, uma vez que, se uma não adotar vai ter um preço menor para oferecer. Portanto, ao invés do presidente da ABAV ficar reclamando das práticas da ANAC e a da IATA, ele deveria desenvolver um método que os associados usem para receber remunaração pelo serviço, utilizando os fornecedores existentes, com as práticas existentes. Se não é interessante vender passagem aérea, não venda, arrume outro produto.

Meu Mexido de Hoje disse...

Não acontece só com as agências, a própria companhia abre essa concorrência com ela mesma, são cobrados 10% (sendo o mínimo de R$30) por taxa de serviço em uma compra feita direto no "balcão". Quando comecei o curso de Turismo achava estranho o fato de uma agência ganhar para criar pacotes de viagens e ganhar pelo simples fato de acessar a internet para alguém. Hoje continuo com a mesma opinião, as agências tendem a sumir do mercado, pois cada vez mais a internet se torna acessível a todos. Hoje em dia nem é preciso sair de casa para fazer compras de eletrodomésticos, móveis e até mesmo os filmes estão disponíveis para download enfraquecendo as locadoras. As agências estão cada vez mais à beira da extinção, a menos que elas descubram o truque dos corretores, que (não sei como) até hoje conseguem ganhar sua porcentagem pelo simples fato de vender ou comprar um imóvel para alguém, o que pra mim é um absurdo.

NAYARA disse...

Compreendo que haja muita polêmica entre os agentes de viagens e as companhias aéreas, pois cada um quer o seu lucro, mas como disse o colega Teo, a agência pode até cobrar essa tal remuneração, mas não como valor da passagem, e sim do serviço prestado. Como sabemos hoje em dia, a maiorias das ações pessoais são feitas via internet, são compras, pagamentos, estudos, etc. Portanto, se uma pessoa não gosta ou não tem tempo para comprar sua própria passagem, com certeza é justo ela pagar uma comissão para quem irá fazer o serviço por ela. Realmente é estranho pensar que as companhias aéreas antigamente tinham que repassar uma comissão para as agências sem comprar nada a mais na passagem, pois isso hoje existe a chamada taxa DU comprada pelas companhias aéreas nas lojas de aeroportos e agências de viagens. Essa taxa está correta, afinal é uma fonte de receita para as empresas aéreas e uma fonte de comissão para as agências de viagens, nesse sentido os dois lados saem ganhando e não necessita de discussão.
Enfim, acredito que a profissão de um agente deve ser muito respeitada, principalmente porque a cada dia que passa ela é mais desvalorizada, por causa da ligação direta entre consumidor e a internet. Os agentes que estão no mercado, bons profissões que tendem a observar o perfil de cada cliente, não podem deixar de existir. Contudo, sei que muitos empresários e clientes não concordariam, mas agentes de viagens deveriam ganhar pelo serviço prestado, além claro do salário e comissão sobre suas vendas, assim eles se sentiriam mais importantes e perceberiam que são necessários.

Cristiana disse...

Creio que as proprias agencias devem cobrar por seus serviços. Se eles não querem mais pagar pelas comissões, é melhor ainda, afinal as agencias poderam trabalhar com um preço justo referente aos seus serviços. Desde que não seja nada tão explorador, creio que o cliente por querer tranquilidade na hora de buscar por seus pacotes com certeza, pagaram o valor necessario para que alguém organize tudo isso pra ele.
É uma chance que as agencias estão tendo para criar o seu proprio valor.
Esse tipo de empresa estar por um triz a sair fora do mercado, por isso creio que é melhor elas lutarem por sua valorização. Por mais que na internet esteja mais facil, tem sempre os clientes que preferem ir a um agente realizar suas compras, pois por ali e certeza de que tudo em sua viagem esta seguro.

Juliane disse...

Não acredito que as agências de viagens estejam a beira da extinção, mesmo porque, como comentado anteriormente, ainda existem consumidores que preferem os serviços que só o agente de viagens consegue oferecer; como transformar os desejos do cliente em algo concreto: um hotel que supera suas expectativas, passeios diferentes, atrativos inesquecíveis, meios de transporte mais rápidos e confortáveis, etc.


O agente, assim como o corretor, sabe negociar, sabe oferecer aquilo que o cliente quer.

Para tanto 'tirar' essas comissões das agências está mais que correto, pois força o agente a ser um diferencial no mercado.
A empenhar-se para atender o consumidor.

Muriel Cipriano disse...

Acredito que as agencias de viagens devem agregar valores aos serviços prestados, ou seja, pela consultoria ao vender o pacote turístico, mas não deve cobrar do valor das passagens. Com o passar dos anos o uso do serviço das agencias de viagens vem decaindo, ocasionando o maior uso da internet para comprar pacotes turísticos, e para sobreviver ao crescente uso da internet as agencias de viagens deveriam oferecer mais produtos e se flexibilizar.

Tamara disse...

É delicado dizer respeito ao mesmo, já que a tecnologia da informação ajuda, desenvolve, porém ao mesmo tempo, "exclui" aqueles que não se aderem ás novas necessidades. A informatização em companhias aéreas é uma solução, já que o consumidor pode comprar o bilhete diretamente através da Internet, já para as agências de viagens é problema, pois a maioria ainda não adequaram á criar sites próprios, e vêm lentamente se reajustando á informatização.

Creio que as agências não serão "extintas", já que cada vez mais,a maioria das pessoas estão tendo receio de fazer comprar via online, devido aos grandes riscos, e então o cliente prefere ir na agência para ter todas as informações concretas, que lhe satisfazem sem menor perigo, esse é o momento que o agente se transforma em um consultor. Então penso que o fato das companhias aéreas "excluirem" a remuneração não afetará o desempenho das agências, mas se caso, houvesse esse incentivo, as agências trabalhariam para as duas empresas, divulgando e ambas ganharem clientela e seus recursos financeiros.

wilson disse...

Acredito que com as facilidades que as pessoas têm o acesso a internet as agencias sairão de ação porque as pessoas podem comprar seus pacotes turísticos sem sair de casa. E suas próprias passagens aéreas, suas reservas em hotéis e etc. Mas concordo com que disse a colega Cristiane, Se eles não querem mais pagar pelas comissões, é melhor ainda, afinal as agencias poderão trabalhar com um preço justo referente aos seus serviços. O cliente também paga o mesmo preço comprando na agência e no balcão da empresa, portanto a concorrente é a internet e não a companhia.

Darclíoce Nara disse...

Não vejo esta situação como possível extinção das agências, porém como já foi dito a internet está concorrendo diretamente na venda destes serviços, mesmo assim continuará existindo aqueles clientes que preferem pagar pelo certo, pela tranquilidade e não passar por sufocos em seus momentos de lazer. Já que é necessário cobrar algo, que este valor seja cobrado de consultoria e não comissão das empresas aéreas, até mesmo porque vejo os agentes como consultores e não vendedores querendo apenas pegar meras comissões. Agregar valor ao seu serviço, não só poderia remunerar os agentes como iria aumentar a valorização da profissão.

Cajado disse...

Vantajoso para as agencias cobrar por seus serviços, na verdade esses valores podem corresponder a um preço justo claro é melhor ainda, pagarem por um valor que não seja tão abusivo.
Temos que analisar a parte interessada de uma agencia, na verdade ela precisa manter seus valores dentro do mercado. Pois na forma que anda ela não aguentara muito tempo, por isso deve manter seu valor e fazer com que o publico fique ciente de seus valores, isso so ira contribuir para o crescimento da organização das agencias e sua economia enquanto empresas.

DANIELA LARISSA disse...

É uma polêmica interessante de discutir, as agências brigando pela suas renumerações. É um fato hoje em dia que para viajar não ou fazer qualquer outro tipo de serviço temos uma ferramenta muito importante, à Internet. Então as agências tem como concorrência a própria, o justo é ela ter que comprar pela sua consultoria e não exigir isso das companhias. O presidente da ABAV em vez de ficar reclamando por pouca coisa, devia pensar em uma forma de valorizar as agências, porque daqui uns anos ela será erradicada.

Erika disse...

Sou a favor de pagarem comissão para os agentes, mais acho que deveria ser mais bem planejado a forma de pagamento dessa comissão, na minha opinião o cliente deveria pagar direto para seu agente, assim não causa mais transtornos em alguns lugares. Por causa de alguns contra tempo as agencias acabam perdendo seus clientes, na maioria das vezes por causa dos proprios clientes colocarem dificuldade na hora de pagar as comissões.Deve sim ser paga, so está faltando um pouco mais de organização nesse setor.

Flavia V. disse...

felizmente esse processo da tentativa de extinção do mediador entre o fornecedor, no caso as empresas aereas, o o interesado, o consumidor, vem sendo mais aceita e utilizada pelas consumidores, trazendo assim mais competitivade e oportunidade de acesso ao meio desejado, uma fez que, o valor agregado ao valor final, e repassado ao consumidor, e retirado fazendo assim que o preso caia mais ao agrado dos interessados.

Queiroz disse...

Olá,

Gostaria de interagir com vocês, mas preciso saber, ainda funciona este blog? Eu mandei uma mensagem e não tive nenhum sinal de que havia sido recebida.

José QUEIROZ, guia de turismo, pesquisador, do Diário do Turismo. Esta é minha última matéria

http://www.diariodoturismo.com.br/materia.asp?mtr=Profissionais_do_Turismo_Interno_est%C3%A3o_apreensivos&codid=18|0|28|54|0|

Um abraço para todos,

Queiroz