27 de set. de 2008

SEGUINDO OS TRILHOS DO PASSADO


Nos atribulados dias dos grandes centros urbanos, avistar uma Maria Fumaça virou cena quase impossível. Pode ter sido em um filme, em uma novela de época ou até visitando alguma cidade histórica, mas com certeza você já ouviu aquele barulho estridente do apito do trem que se mistura com a fumaça que sai da locomotiva ao partir de uma estação, a cena é surpreendente.

Por nossa própria falta de hábito em relação a esse meio de transporte e também à escassa oferta de trens de passageiros, pensar em fazer um passeio ou uma viagem de trem no Brasil nem nos passa pela cabeça atualmente, ou nos remete ao chacoalhar dos vagões, ao barulho repetitivo que acompanha a viagem, sem contar a duração do passeio que se estende, e você, prudente, recusa-se a experimentar, é melhor pegar o carro e seguir até seu destino.

Mas será que sua reação seria a mesma se soubesse que os trens turísticos que deslizam pelos trilhos atualmente no país passam por regiões deslumbrantes, com florestas coloridas e rios formidáveis? Proporcionando uma vista, que só quem vai de trem assiste. Nesse caso, até mesmo uma longa viagem de trem não seria uma má idéia, não é? Em tempos de modernidade excessiva em tudo, um passeio de trem se transforma em uma opção mais charmosa do que qualquer outra coisa.

Apesar de ainda ser pouco utilizado no Brasil em relação a seu potencial, o trem é uma das opções de transporte mais utilizadas no Mundo. Com o surgimento de Organizações não Governamentais - ONGs e Associações, e com a comemoração dos 150 da ferrovia no Brasil, estão nascendo projetos cada vez maiores para, não só recuperarem trechos inativos, como também implantar Trens Turísticos onde há condições.

Só para se ter uma idéia de sua importância, o advento do Trem de passageiros pode ser considerado um dos marcos fundamentais para o que o turismo é hoje, já que a concepção de se transportar grande número de viajantes para um mesmo destino, de uma só vez, se iniciou com eles. Fazer um passeio de trem é realmente visitar o que no passado se chamava "viagens organizadas" e que deu origem ao que é hoje a atividade turística.

Visando aumentar a representatividade do setor e a oferta de passeios com trens turísticos, nasceu a ABOTTC - Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais. Iniciativas como esta confirmam a importância desse meio que atravessou fronteiras e fez história.



TREM TURISTICO – UBERLÂNDIA-MG



O Município de Uberlândia aplicará, ainda este ano, cerca de R$ 600 mil na adequação da estação ferroviária e na revitalização dos trilhos que compõem a malha ferroviária na entrada da cidade. Parte dos recursos deste projeto é proveniente do Ministério do Turismo, sendo que a contrapartida da Prefeitura é de R$ 121.875,00. Os trabalhos serão realizados conforme acordo firmado com a Ferrovia Centro-Atlântica, concessionária do transporte ferroviário na região.

“A realização dos investimentos na estação e em seu entorno é necessária para a viabilização do projeto ‘Trem Turístico’, que será tracionado por uma antiga locomotiva movida a vapor, chamada Maria Fumaça, para proporcionar aos turistas a agradável sensação lúdica de uma viagem de trem, que percorrerá o trecho entre as cidades de Uberlândia e Araguari”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Dílson Dalpiaz Dias.

A Estação Ferroviária de Uberlândia, localizada na Praça Werbert Júnior Fonseca, no bairro Custódio Pereira, receberá um posto receptivo para integrar o projeto “Trem Turístico” e oferecerá aos turistas que aportam na cidade uma recepção de excelência. Além disso, será realizada identificação visual e sinalização interna da estação, além da revitalização e arborização da praça.

O primeiro trecho a ser percorrido pelo "Trem Turístico" será o que liga Araguari a Uberlândia, pela Ferrovia Centro-Atlântica. Durante a viagem, os passageiros poderão apreciar diversas belezas naturais da região, em sua extensa área verde, e o lago da hidrelétrica Capim Branco II, que poderá ser visto de vários ângulos, por cerca de 10 quilômetros. A viagem de trem, além de ser segura, vai proporcionar aos passageiros um resgate histórico e sentimental.

A Ferrovia Centro-Atlântica é a sucessora da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, ligando o estado de São Paulo (Campinas) ao de Goiás (Anápolis), passando por Uberlândia e Araguari. Até 1970, o transporte de passageiros acontecia em volume significativo. Hoje, a ferrovia só opera com transporte de cargas.



TREM-BALA À VISTA!


O BNDES divulgará, nos próximos dias, os estudos técnicos sobre o traçado preliminar do primeiro Trem de Alta Velocidade (TAV) no Brasil. Incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sua conclusão poderá ocorrer até a Copa do Mundo de Futebol, em 2014.



Além dos benefícios econômicos que trará, o TAV resgatará do imaginário a antiga maria-fumaça e, paradoxalmente, nos remete a uma perspectiva de futuro e desenvolvimento tecnológico.

Poderemos experimentar algo como uma sinfonia que pontuará o trajeto entre a cidade do Rio de Janeiro, do genial Villa-Lobos e seu “O trenzinho do caipira”, e a Campinas do grande Carlos Gomes, o Nhô Tonico, autor do “O guarani”, tendo a capital paulista como uma das suas principais paradas.

O “novo-velho” meio de transporte, nos seus vindouros 550 quilômetros, precisará de um investimento de 17 bilhões de reais, a viagem entre as capitais poderá ser feita em uma hora e dez minutos e terá a capacidade de transportar 17 milhões de passageiros ao ano. Mas tudo isso não bastará se não for garantida a qualidade do serviço ao usuário. Isso significa eficiência, rapidez, conforto e segurança.

Há um segundo ponto importantíssimo: devemos obter a transferência de tecnologia, considerando-se que a execução da obra será aberta, também, a empresas estrangeiras. E o interesse internacional tem sido marcante por parte de empreendedores de Japão, Alemanha, França, Itália, Coréia, entre outros, como foi demonstrado em recente audiência pública ocorrida na Câmara dos Deputados.

A concretização do TAV poderá, ainda, abrir caminho para a construção da ligação férrea entre Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba, com 1.150 quilômetros de extensão, embora não haja definição sobre se será um equipamento de alta velocidade. Com este estímulo e a implementação de linhas para o transporte de carga, previstas no Plano Nacional de Viação (PNV), estaremos criando uma verdadeira e produtiva indústria brasileira do trilho.

Exemplos de eficiência nessa modalidade de transporte não faltam para nos inspirar. Na Europa, há 4.000 quilômetros de ferrovias de alta velocidade, com perspectiva de chegar a 9.000 até o ano 2020. No Japão, está o Shinkansen, inaugurado em 1964 por ocasião dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que conta com 2.000 quilômetros de extensão, transporta 340,4 milhões de passageiros por ano e gera US$ 18,6 bilhões de receita.

Se o TAV ainda é estranho para nós, fica ainda mais evidente que temos de buscar a atualização de nossa malha quando nos deparamos com a realidade do modal ferroviário que opera com trens levitando sobre trilhos magnéticos — os maglevs. Em Xangai, na China, este equipamento opera comercialmente em um trecho que permite viagens acima de 400 quilômetros por hora.


Todas as alternativas que garantam nossa mobilidade e a circulação da riqueza que produzimos devem ser consideradas. Com a operação do TAV, que inova e, por isto, desafia, ganharão os usuários do transporte público de passageiros e o país.
Bonito, confortável, seguro e o menos poluidor dos meios de transportes.


Qual a sua opinião sobre a implantação do projeto de Uberlândia?
Qual o impacto no turismo com a concretização do Trem de Alta Velocidade (TAV) no Brasil?
A malha ferroviária ajudaria nos impactos ambientais provocados pela poluição do transporte rodoviário?
E o que é melhor para o Brasil: os Trens de Alta Velocidade ou os Trens turísticos?
Com a situação de nossas estradas, esse modo de transporte traria mais qualidade de vida para população?

19 comentários:

Káritha Carrieri disse...

Boa tarde.
A implantação do Trem Turístico em Uberlândia é um projeto interessante e estimulante, em termos turísticos para ambas as cidades, ainda que visivelmente longe de ser concluído. O uso de trens para o turismo oferece ao viajante um serviço diferenciado, um resgate histórico do principal meio de transporte do seculo XVIII, paizagens diversas e uma viagem segura - fazendo da modalidade uma alternativa peculiar e agradável de turismo.

A instituição do TAV no Brasil, apesar do alto custo, tem pontos muito positivos, como redução da poluição pela diminuição do dióxido de carbono emitido; a segurança e diminuição dos acidentes devido à alta concentração de carros nas rodovias; a alta velocidade do transporte; incentivo ao turismo, pela praticidade de deslocamentos; ligação de destinos distantes e auxílio ao turismo doméstico.

Para o Brasil, tanto as implantações de trens turísticos, quanto trens de alta velocidade, acarretarão um alto fluxo de pessoas para outras regiões. É bom que ambas as categorias sejam implementadas, atendendo às necessidades e desejos dos turistas.

Unknown disse...

O Brasil ja deveria ter TAV pelo menos interligando as principais cidades. Seria um alto investimento inicial, entretanto seria muito mais benefico para todos, inclusive para o governo, que não necessitaria ficar coansertando as estradas com tanta frequencia. Alem disso a implatação de uma malha ferroviaria, evitaria muitos prejuijos como perda de varias toneladas anos de graos que se perdem pelas estradas. Outro fator interessante seria que a poluição diminuiria imensamente uma ves que com esse sistema, as pessoas poderiam utilizar menos os carros para o deslocamento , principalmente, para o trabalho.
Em relacao aos trens turisticos, essa é uma forma de alavancaro turismo principalmante o regional. Exemplo disso é o tren que liga Ouro Preto a Mariana, que sempre esta lotado. Varias cidades como por exemplo o interior de São Paulo, Parana e algumas cidades de Minas ja estão ou implantarão trens como atrativos turistico e tiveram grande exito no investimento. Um otimo site para a obtenção de maiores informações é o www.abottc.com.br. O pais só tem a ganhar investindo nesses projetos ( trens turisticos e TAV)

Anônimo disse...

izrqrAdorei!
Já faz tempo que estamos acompanhando de longe esta implantação do trem turístico em nossa cidade (Uberrlândia), que impulcionará com certeza, o Turismo além de gerar divisas para as cidades que farão parte deste destino.
Com a instituição do Tav, que funciona bem em muitos países como sabemos, será excelente não só para o Turismo mas para o meio ambiente. E quanto este negocio de rápido ou devagar, Trem bala ou Maria Fumaça será a escolha dos turístas que poderão escolher o que mais lhe agradaria. Se ele tem pressa Trem Bala, se ele quer contemplação Maria Fumaça. E isso será muito bom.
Sem falar que o Meio Ambiente abradecerá esta forma de transporte por lançar menos quantidade de Dióxido de Carbono na atmosfera. E que as pessoas pela qualidade e velocidade iriam preferir este meio de transporte e deixarão seus veículos em casa. beneficiando o ar que respiramos. Bbem no mais acredito que já sabem qual é a minha opinião...
Um beijo a todos e uma ótima discução. Valdinete.

Anônimo disse...

Segundo dados da ABOTTC, o Brasil conta hoje com 17 trens turísticos principalmente nas regiões sul e sudeste.Os trens turísticos além de relembrar a história das localidades por onde passa, é uma forma de estar junto à natureza e também fomentar a economia da região.Acredito que a implantação do projeto de Uberlândia deveria abranger o Triângulo Mineiro, já que nossa região é de uma cultura ímpar para o restante do estado.Segundo vimos na aula de Gestur, a implantação de um TAV proporcionará uma viagem fantástica aos turistas, principalmente se a linha for litorânea.O TAV entre São Paulo e Rio de Janeiro é apenas o começo para que se possa alavancar o transporte ferroviário no país e, não obstante, uma linha litorânea desde o Rio Grande do Sul até o Nordeste!!!Com certeza a mallha ferroviária é uma alternativa para diminuir os impactos causados pela poluição nas rodovias.Penso que há lugares em que devem ser implantados trens turísticos e em outros os TAVs, mas há espaço tanto para um quanto para o outro.Sem dúvida nenhuma os TAVs contribuíram para melhora da qualidade de vida da população, visto que é o meio de transporte com menor índice de emissão de dióxido de carbono.

Anônimo disse...

Os projetos de implantação de trens turísticos em Uberlândia e em outras localidades do Brasil seriam de grande estimulo não só para o turismo, mas também para manutenção das raízes locais. Estradas férreas, como a ferrovia Mogiana, representam uma grande história de desenvolvimento do Triângulo Mineiro.
Já a implantação de trens de alta velocidade significaria o um grande avanço para o sistema de transportes no Brasil, sistema esse quase que praticamente voltado para o rodoviário. Durante varias décadas, após a implantação da indústria automobilística, o governo brasileiro priorizou uma política de favorecimento ao sistema rodoviário. Ao que parece, esse sistema já mostra sinais de esgotamento, com uma grande frota de veículos automotores, rodovias sucateadas que o Estado não consegue manter ou então algumas privatizadas que cobram altos pedágios. Sendo assim, o retorno dos trens de passageiros e a chegada dos trens de alta velocidade seriam um meio de escape ao conturbado sistema de transporte brasileiro. Uma rota entre São Paulo e Rio de Janeiro significaria também um meio de aliviar a saturada ponte aérea entre as duas cidades mais populosas e importantes do país.

Anônimo disse...

Este projeto em uberlâdia se implantado será como um estímulo para o resto da região que só tem a ganhar com a reativaçaão de uma parte de nossa malha rodoviária, o que ajudaria, com mais uma opção de atrativo para o turismo local que seria muito bom. Quanto aos impactos causados pela implantaçao dos trens balas nas cidades principalmente nas grandes metrópoles seria uma saída para desafogar as ruas com carros e ônibus e agilizar a vida de muitos tralhadores que precisam de agilidade para se locomover para o trabalho e com isso facilitaria a implementação de projetos como ciclovias como opção de locomoção com a maior segurança proporcionada pela diminuiçaõ no fluxo das ruas e tambem a questao da poluição, ou seja não causariam nenhum tipo de impacto se comparados com as rodovias, para as grandes cidades os trens balas seriam mais viáveis e mais dinâmicos e para as cidades pequenas as marias fumaças ou trens de menores velocidades, na minha podem ser implantados. Com mais essa opção de tranporte varias pessoas passariam a adotar este modal fazendo com que assim diminua a emissão de poluentes provocados pelos carros e com certeza a construção desses dois tipos de trens fariam com que o país desse uma alavancada na questão de logistica de tranporte descentralizando o fluxo das pessoas e das cargas o que facilitaria o planejamento de muitas viagens e destribição de investimentos para a manutenção das nossas estradas e também das malhas ferroviárias o que seria um grande avanço que só tem a trazer benefícios em sua maioria para os brasileiros, é um grande estímulo para o turismo e para as pessoas em geral.

Anônimo disse...

Hello nobres companheiros de mais um desafio. Postar sobre os trens -tanto o turistico quanto o "da nova geração presente" - é gratificante pois até na introdução ao tema o Lélio fez menção a grande participação desse tranporte no feito que podemos considerar como atividade turistica sendo pioneiro dos conceitos,foram décadas de colaboração que envolve muitas histórias ao longo de seus trilhos. Gerações viveram com intencidade essa realidade que precisa persuadir não só na lembrança mais ser aprimorado para ser um aliado para a atividade. Não só Uberlândia, mais tantas outras cidades deveriam considerar a proposta do trem turistico pois até no decorrer de minha graduação, pude desfrutar de um pouco da história de municipios proximos a região, que tiveram graças a ferrovia destaque. E que se fosse resgatado seria destino para muitos por envolver cultura e momentos marcantes da história até na época de construção de identidade. (Erial, Engenheiro Lisboa, Guaxima, Jaguara tem muito "o que contar" graças a passagem dos trens. Isso sem falar os rumos que o veículo promete alcançar com tanta modernidade e sofisticação, que comparado as opções de meios de transportes que estão atulamente disponibilizados (rodoviários e aéreos) que se encontram um pouco conturbados,será destaque sem a menor duvida. o Trem-bala trará maior acessibilidade e menos impactos como o previsto sim. A viabilidade já foi estudada e não é só em termos de desenvolvimento mais no ritmo acelerado dos dias em que vivemos, seria satisfatório contar com esse diferencial ágil e seguro. Nas palavras da Káritha e da Aline podemos confirir um pouco dos beneficios e todos até agora que postaram foram felizes em colocar que essa participação tanto dos trens turísticos e o de alta velocidade no país trará diferenciais e melhorias até na qualidade de vida da população.

Anônimo disse...

Sem dúvida nenhuma a implantação do trem turístico em Uberlândia será fundamental para impulsionar o turismo em Uberlândia. O turismo na cidade é movimentado essencialmente por viagens à negócio e a implantação do trem turístico entre Uberlândia e Araguari será a abertura de um novo formato de turismo na região, onde o turista poderá usufruir de ótimas paisagens durante a viagem.
Quanto ao trem bala, creio que seja um projeto interessante e que deva ser levado a sério. Além do enorme bem que fará para o meio ambiente com uma emissão menor de dióxido de carbono em relação aos outros meios de transporte, o TAV será uma opção para passageiros que necessitam de rapidez na viagem, com conforto e segurança.
Nestas perspectivas, a implantação de ambos os projetos são essenciais para o turismo e para o transporte no Brasil.

Anônimo disse...

Gente... não existe a opção melhor neste caso, se é mais viável trens de ferro ( Maria Fumaça ) ou trens de alta velocidade, porque são meios de transporte distintos, que possuem intuitos diferentes e merecem total atenção.
Esse projeto daqui de Udia é muito importante para a cidade e região pois tem a intenção de resgatar a história proporcionando ao indivíduo o prazer de andar de Maria Fumaça apreciando as paisagens do cerrado.
Os trens de alta velocidade possuem a função de transporte rápido e seguro, e dessa maneira se o Brasil já estivesse operando com os trens de alta velocidade, com certeza os benefícios seriam muitos, lembrando que o nível de poluição destes "trens bala" é baixo, e contudo agrega na preservação do meio ambiente.
Entretanto já entendemos da necessidade existente, de que se invista mais em transporte ferroviário seja para o turismo ou para o desenvolvimento do país, então o que nos resta é esperar que nossos governantes também olhem desse ângulo.

Anônimo disse...

Aluna Jéssica Udi
Ola´....
Primeiro adorei o assunto e expondo minha opinião coloco a seguinte observação a cidade de Uberlândia faz parte de um projeto de Regionalização criado pelo MTUR que são o circuitos, o qual insere Uberlândia no Circuito do Triângulo juntamente em parceria com outras cidades como Araguari, Uberaba e outras, o circuito ainda esta apenas tabelado e determinado em cidades o que não oferece nenhum roteiro específico do que se pode fazer em cada cidade.
A implantação e ativação de trens turísticos entre Uberlândia e Araguari são na verdade uma forma de ver o Turismo de outros ângulos, consolidando o circuito e definindo os roteiros além de ser uma oportunidade de transporte é também um meio de lazer e conhecimento, quebrando paradigmas em termos de anacronismo.
Quanto aos impactos podem ser na sua maioria positivos, não é agressivo a camada de ozônio pois, é o menos poluente, transposta muitas pessoas ao mesmo tempo, pode ter um custo econômico o que é muito interessante alem da agilidade e segurança que deve oferecer, no Leste Europeu é modelo do bom uso de meio de transporte e no Brasil podem ter também tamanha eficácia.
Segundo as aulas de Therbiologia é muito positivo para o Brasil e para o Turismo a implantação e concretização do Trem de Alta Velocidade (TAV), isso diminuiria o efeito caótico do transito nos grandes centros urbanos de descongestionaria a malha aérea para que os aeroportos tenham espaço para se reestruturarem... Falou e disse o nosso grande mestre.
O que é melhor para o Brasil? Eu diria os dois pois com a grande extensão territorial do nosso país é compatível a presença dos dois meios de transporte e o Turismo pode ser completado pelas duas vias, em oferecer a todos uma melhor qualidade de vida e aqules que tiverem a ousadia e oportunidade de escolherem esse meio de locomoção.
No Brasil temos a Linha que opera viagem de Trem de Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES) “Esta é a única viagem de trem de passageiros regular do Brasil, todos os dias o trem parte de BH com destino a Vitória e também de Vitória com destino a BH. São cerca de 660 km passando por 26 estações. O trem chega a levar cerca de 1600 passageiros por viagem.
Estive fazendo esta viagem em janeiro de 2008 e digo, que é uma viagem muito interessante, se você gosta de trem, você deve faze-la, se você esta afim de algo diferente também, ou se você esta com pouca grana para viajar, aproveite a oportunidade, já que a passagem não custa muito caro.
O trem parte todos os dias as 7:30 da manhã da estação que fica no centro de BH, logo cedo por volta das 6:30 horas já se observa um grande numero de passageiros na porta da estação, todos vão entrando para plataforma, passando antes por uma sala onde tem uma televisão mostrando vídeo da viagem e da ferrovia.”
Então a partir desse modelo de turismo organizado no Brasil mesmo sendo o único convido aos alunos presente para fazermos essa viagem e vivenciar essa experiência para que ainda não conhece de perto assim como eu, o caminho deve ser fantástico, e imagino que é essa a maior proposta da implantação dos trens turísticos no Brasil proporcionar a oportunidade de ver o Brasil com outros olhos.
Fonte: http://guiadoviajante.com/236/viagem-de-trem-de-belo-horizonte-mg-ate-vitoria-es/
Esta é a única viagem de trem de passageiros regular do Brasil, todos os dias o trem parte de BH com destino a Vitória e também de Vitória com destino a BH. São cerca de 660 km passando por 26 estações. O trem chega a levar cerca de 1600 passageiros por viagem.

Estive fazendo esta viagem em janeiro de 2008 e digo, que é uma viagem muito interessante, se você gosta de trem, você deve faze-la, se você esta afim de algo diferente também, ou se você esta com pouca grana para viajar, aproveite a oportunidade, já que a passagem não custa muito caro.

O trem parte todos os dias as 7:30 da manhã da estação que fica no centro de BH, logo cedo por volta das 6:30 horas já se observa um grande numero de passageiros na porta da estação, todos vão entrando para plataforma, passando antes por uma sala onde tem uma televisão mostrando vídeo da viagem e da ferrovia.

Esta é a única viagem de trem de passageiros regular do Brasil, todos os dias o trem parte de BH com destino a Vitória e também de Vitória com destino a BH. São cerca de 660 km passando por 26 estações. O trem chega a levar cerca de 1600 passageiros por viagem.

Estive fazendo esta viagem em janeiro de 2008 e digo, que é uma viagem muito interessante, se você gosta de trem, você deve faze-la, se você esta afim de algo diferente também, ou se você esta com pouca grana para viajar, aproveite a oportunidade, já que a passagem não custa muito caro.

O trem parte todos os dias as 7:30 da manhã da estação que fica no centro de BH, logo cedo por volta das 6:30 horas já se observa um grande numero de passageiros na porta da estação, todos vão entrando para plataforma, passando antes por uma sala onde tem uma televisão mostrando vídeo da viagem e da ferrovia.

Anônimo disse...

Jéssica Udi
Para aqueles que ficaram interessados no trajedo Belo Horizonte a Vitoria de Tren vai ai algumas informações:
"A viagem é feita pelo trem da CVRD (Companhia Vale do Rio Doce) na estrada de ferro Vitória-Minas. A composição sai da Estação de BH exatamente às 7h e 30 mim (da manhã), com todos os lugares ocupados. Todo o trajeto gira em torno de 700 quilômetros, que são percorridos em 13 horas, ou seja, a uma velocidade média de 53 km por hora, cheios de muitas curvas, abismos, túneis e muita água dos rios Piracicaba e Doce, companheiros inseparáveis na viagem, proporcionando-nos belas e inesquecíveis paisagens.

A passagem tem que ser comprada na própria estação, com antecedência de, pelo menos, dois dias, em períodos normais.

Na época de alta temporada, a compra da mesma, às vezes, deve ser feita com até quinze dias de antecedência. Isso se deve à grande procura, seja pela segurança e qualidade da viagem, seja pelo preço, que, de um extremo ao outro custa R$ 53,00 (para os vagões executivos) ou R$ 37,00 (para os vagões de 2ª classe).

O trem em que viajamos era composto de uma locomotiva, um vagão lanchonete, um vagão restaurante, dois vagões executivos e sete vagões de 2ª classe, além de uns poucos com outras finalidades. Ao todo eram dezesseis vagões, com a locomotiva. Os vagões executivos possuem ar condicionado, poltronas bem confortáveis para duas pessoas todas dispostas num só sentido. Ali, a viagem transcorreu tranqüila sem trepidações. Prova disso foi um casal que passou quase toda a viagem jogando baralho.

Ao todo, são 26 estações de parada. Algumas delas estão situadas em cidades, mas muitas são apenas estações, que estão ligadas a cidades próximas por linhas de ônibus. São elas:

1ª-Belo Horizonte; 2ª- Dois Irmãos; 3ª - Rio Piracicaba; 4 - João Monlevade; 5ª- Desembargador Drummond (Itabira e Nova Era); 6ª- Antônio Dias; 7- Mário Carvalho (Timóteo, Acesita, Coronel Fabriciano); 8ª- Intendente Câmara (Ipatinga); 9ª- Frederico Sellow; 10ª- Pedra Corrida; 11ª- Governador Valadares; 12ª- Tumiritinga ;13ª- São Tomé do Rio Doce; 14ª - Barra do Cuité;15ª- Conselheiro Pena; 16ª- Resplendor; 17ª - Itueta; 18 - Aimorés; 19ª- Baixo Grande;20ª- Itapuia; 21ª - Colatina; 22ª- Piraqueacú; 23ª- Aricanga; 24ª- Fundão; 25ª- Flexal; 26ª- Pedro Nolasco (Cariacica).

De B.H. até João Monlevade, a cidade da Companhia Belgo Mineira, Siderúrgica, o percurso é de 120 Km, com um relevo totalmente montanhoso. Nesse trajeto há vistas de vales muito bonitos, túneis, etc. Quando chegamos na região de Barão de Cocais, entramos no vale do Rio Piracicaba, afluente do Rio Doce, e neste vale percorremos, ora pela direita, ora pela esquerda do rio, várias estações, até chegarmos em Ipatinga, cidade da Usiminas, onde o Rio Piracicaba deságua no Rio Doce.

Além da Belgo Mineira e da Usiminas, no vale do Rio Piracicaba, passamos próximo à Acesita, outra indústria siderúrgica de grande porte. O vale desse rio é também chamado Vale do Aço, pela importância das siderúrgicas ali situadas. De Belo Horizonte a Ipatinga, são 230 Km bem acidentados, trajeto marcado por siderúrgicas e minérios, que são transportados para o Porto de Tubarão, em Vitória, por trens imensos, compostos, em média, por 240 vagões conduzidos por três locomotivas. Passamos por vários desses trens. Tudo isso é comandado por uma central em Vitória, que, através de um telão, controla o trajeto de todas as composições, garantindo assim a segurança de todos.

De Ipatinga à Colatina, no Espírito Santo, cidade de muito progresso, a estrada de ferro margeia o Rio Doce, daí o nome de Companhia Vale do Rio Doce. Até Governador Valadares, pela margem esquerda e, de Governador até Colatina, pela margem direita, o rio é cheio de corredeiras, o que valoriza bastante a paisagem. Em Governador, a atração maior é o Pico com vista panorâmica da estrada de ferro, onde vê-se uma infinidade de Asas-Delta no ar. Segundo informações, é o pico mais importante do Brasil para este tipo de esporte, porque além de muito alto, não venta por lá, o que proporciona o vôo livre.

De Colatina a Cariacica, cidade da grande Vitória, o percurso é feito à noite, mas imagina-se muitas matas e curvas. Em Cariacica, final do trajeto, à 20 Km de Vitória, o trem chega, estando no horário, às 20h e 30 mim.

Para quem quer viajar de trem, esta é das poucas opções que ainda existem no Brasil."

Vale a pena!
Fonte: http://destaquein.sacrahome.net/node/222

Anônimo disse...

Uberlândia está aproveitando uma tendência que é a revitalização da antiga Maria Fumaça como atrativo turístico, revivendo a história e cultura de uma época onde este era o principal meio de transporte. Penso que qualquer iniciativa para recordar nossa história é de grande valia, e esse projeto é uma grande oportunidade para o crescimento do turismo regional.
O impacto para o turismo com o TAV será positivo, pois, o Brasil é um país de grande extensão e com relevo favorável para a implantação do transporte por trens. Será muito procurado principalmente porque se inicia com um trajeto que liga grandes centros.
É um grande investimento para o país, mais trará muitos benefícios diminuição dos poluentes emitidos pelo transporte rodoviário, além de proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros.
Na minha opinião ambos os modelo de trens são benéficos para o Brasil, um por diminuir o tempo entre trajetos importantes e outro por incentivar o turismo nacional.
Grandes partes das estradas brasileiras estão em sucatas, necessitando de reforma com urgência, prejudicando e colocando em risco todos que precisam passar por elas. Com o transporte ferroviário sendo implantado no Brasil trará maior qualidade de vida para a população.

Anônimo disse...

Acredito muito neste projeto na cidade de Uberlândia é um projeto que tem tudo para dar certo utilizado os trilhos uma Maria fumaça desfilando com seus passageiros num cenário de raras belezas, suas vegetação de cerrado , com predominância de campos de altitude que abrigam inúmeras espécies da fauna e da flora do cerrado. Grande parte da cidade da Europa tem o trem como modelo de transporte que e utilizado, porque no Brasil este meio de transporte não pode dar certo e claro que e um regate no passado como meus avos utilizavam este meio de transporte olha e claro com este tipo de serviço seria bem diferenciado para as pessoas conhecer .
Em um mundo cada vez mais dinâmico e mutável, é importante que as novas tendências para o turismo ferroviário seja ampliado como aluno do curso de turismo vejo este seguimento como uma nova fronteira sem limite que toda à comunidade tem a ganhar a cidade e ate o pais.

Shirley e Guilherme disse...

Como o próprio texto diz, uma viagem de trem, pode nos reavivar boas lembranças e levar nossa imaginação a lugares que poderão, sem dúvida, nos deixar mais encantados com a própria vida. Acredito que seria interessante a instalação de um trem turístico em Uberlândia, já que nossa região é rica em recursos e paisagens naturais, parques e, também, uma pitada de história, requinte e luxo - como o Grande Hotel, em Araxá, por exemplo. O Brasil, no entanto, não é um país que, tradicionalmente, adota esse tipo de meio de transporte para passeios turísticos, mas seria uma boa opção de transporte desde que bem planejado, e bem estruturado, pois seria uma opção a mais para pessoas que precisem se deslocar entre as capitais citadas no texto. Quanto à poluição, pode-se dizer que trens que operam levitando sobre trilhos magnéticos, serão benéficos ao meio ambiente sim, já que o seu nível de emissão de CO2 é baixo, como mostra a figura. Por ter um território muito grande, penso que o Brasil poderia implementar as duas opções, claro que nas devidas proporções e com o devido planejamento, visando atender à necessidade de cada região. Essa seria uma opção interessante para que se pudesse chegar a lugares onde outros meios de transporte teriam dificuldade e o custo da construção de estradas, por exemplo, seja mais alto que das linhas de ferro. Com essas opções, as pessoas poderiam desfrutar de bons momentos ao lado dos amigos e da família e, ainda, optar por um meio transporte mais rápido e eficiente, o que traria um conforto a mais para a vida das pessoas, melhorando sua qualidade de vida.

Anônimo disse...

Acredito que irá ser um marco para o desenvolvimento do turismo na região, a implantação desse projeto pode fazer com que outras regiões sigam o mesmo caminho, pelo fato de ser um grande atrativo.
O TAV poderá trazer grandes benefícios para o turismo pelo fato de o país possui lugares únicos para a implantação de roteiros desse porte, conseqüentemente aumentará a economia local, dentre outras vantagens.Ele irá contribuir com a conservação do meio ambiente, pelo fato de não agredir tanto a natureza como os outros meios de transportes.

Mateus Sabino disse...

Sem dúvida o trem é um dos meios de transporte que mais nos remate ao passado, suas raízes e tradições. No Brasil boa parte da malha ferroviária encontra-se abandonada e, tecnologicamente atrasada. São poucos ainda os bons casos de usufruto deste meio pelo turismo, sendo que o resto das ferrovias só sobrevivem devido a grande demanda pela escoação de carga, grãos, minérios, etc. O descaso público é tanto, que a própria Vale tem que se virar para formar profissionais na área.
O caso de Uberlândia é uma ótima notícia e exemplo para a região. Além dos pontos positivos como paisagem, preço, segurança, conforto e diminuição da poluição, a reativação do trem turístico entre Uberlândia e Araguari pode e deve resgatar toda a malha da região, com suas estações e quem sabe até reativar a linha até Campinas ou São Paulo para turistas.
Já sobre o TAV é uma ganho não só para os turistas como para todo país. Será mais uma opção de transporte, ligando dois dos portões de entrada do país (Rio - São Paulo). Pode também desafogar os aeroportos e rodovias. Apesar do alto investimento, penso que será compensado pelo retorno financeiro e desenvolvimento por onde o TAV passar.
Como foi dito antes pelos colegas, qualquer tipo de transporte ferroviário que contribua e impulsione o turismo, transportes, população, cultura, exportações e todos os setores e segmentos ligados aos trens, deve ser incentivado. Claro que o planejamento tem quer feito de acordo com cada região, seus limites e capacidades.

Adam Ribeiro disse...

São projeto como o de Uberlândia que motiva agente a continuar nessa luta diária do turismo. É um projeto fantástico, e um exemplo a ser seguido, não só pela implantação da Maria Fumaça, mais sim qualquer projeto de resgate a nossa cultura incentiva a atividade turística, e traz de volta valores que estão sendo cada vez mais esquecidos.
Acredito que o impacto inicial do TAV seja muito grande, por se tratar de uma novidade será muito explorado no inicio com um fluxo extremamente grande de passageiros, que com o passar do tempo será apenas um meio de transporte, que ainda assim não deixará de ser um dos meios de transporte mais utilizados para viagens regionais. O TAV fará uma grande diferença na quantidade de viagens regionais e promoverá muito os destinos internos, e sem duvida nenhuma a malha ferroviária ajudará e muito nos impactos ambientais, porém acredito que será o maior concorrente do transporte rodoviário, e ainda acredito que empresas que não estiverem preparadas para esse impacto com certeza chegaram à falência. É difícil dizer quem é o melhor quando o TAV caracteriza apenas mais um meio eficaz de transporte, que a maior intenção é levar seu passageiro em seu destino com agilidade e segurança, e os trens turísticos caracterizam um resgate cultural e uma forma de turismo onde se podem reviver velhos tempos, deslumbrar paisagens maravilhosas, etc. Com base em todas informações que temos é evidente uma melhora na qualidade de vida para a população, e ainda penso que deviriam ser feito malhas ferroviária para transporte de mercadorias que a melhoraria significativamente a logística no Brasil que ate hoje é um caos.

Anônimo disse...

O Projeto do trem turístico Araguari/Uberlândia poderá ser um marco para o turismo da região. Se o trabalho for bem feito, tanto na implantação quanto na promoção do produto para a população da região, até então não acostumada com tal serviço, o passeio ao meu modo de ver será uma excelente opção de lazer e entrará na lista dos melhores trens turísticos de Minas. Quanto à implantação dos TAV no Brasil vejo como a melhor opção para o transporte em massa para o país. Poderia desafogar em partes o transporte aéreo, ate então o único meio de transporte de alta velocidade do país. Desde que seja implantado com competência, oferecendo agilidade, segurança, conforto e ter opções de preços acessíveis poderá ajudar a resolver tranquilamente o problema de transporte no Brasil, desafogando o transito em partes em algumas regiões metropolitanas e ainda contribuindo para solução aérea do Brasil.

Anônimo disse...

Resgatar os trens como meio de transporte de pessoas é fantástico!
Um trem pode transportar muito mais pessoas que um ônibus, é mais rápido e polui bem menos.
Tanto os trens tipo "Maria Fumaça" quanto os de alta velocidade caracterizam uma viagem de paisagem, o diferencial é que na Maria Fumaça o objeto apreciado está a poucos metros, é uma viagem lenta, para ser apreciada nos seus detalhes, enquanto que em um trem de alta velocidade o horizonte está mais distante e justamente por isso é possível que seja apreciado.
O projeto do Trem Turístico que liga Uberlândia á Araguari é muito bem vindo, visto que é um importante fator de alavancamento do Circuito do Triângulo.