1 de out. de 2010

Turismo e Transporte Aéreo


Dia 19 de setembro deste ano, no jornal Folha de S. Paulo, a matéria de Cláudia Rolli e Janaína Lage divulga os resultados da pesquisa do Instituto Data Popular sobre o aumento do número de viajantes de avião da classe média:

Lazer motiva a nova classe média a viajar de avião
Passeios e visitas a familiares são as principais razões dos voos dessa faixa de renda; aeroporto ainda assusta


Entre pessoas que nunca voaram, 62% disseram que não ficariam à vontade em um aeroporto

Os passageiros da nova classe média que viajam pela primeira vez ainda têm no lazer a principal motivação para embarcar em um avião: 80% das viagens são a passeio ou para visitar a família.

Somente 14% das viagens são feitas em razão do trabalho, segundo o Data Popular.
Com renda na faixa de R$ 3.000 a R$ 3.500, a assistente administrativa Andréia Tomaz da Silva, 28, faz parte da classe C, maioria dos brasileiros que embarca pela primeira vez em um voo.

"Comprei em dez parcelas e fui com a minha irmã em férias para Natal. Agora, cada vez mais gente tem oportunidade de voar", afirma.

Parte dos novos passageiros ainda se sente constrangida com a novidade. Em pesquisa com 2.000 pessoas no segundo semestre do ano passado, 62% dos entrevistados que não tinham viajado de avião disseram que não ficariam à vontade em um aeroporto nem saberiam como se comportar.

O técnico Claudio Marcos Barbosa, 38, que aproveitou uma promoção e levou a irmã e a mãe para um passeio em Florianópolis, diz que as duas "sentiram na pele" a novidade da viagem.

"Deu para ver que as duas estavam ansiosas com os hábitos do aeroporto. Mas já se acostumaram e querem repetir a dose. Como agora avião não é mais só para ricos, dá para planejar outra viagem."

Sua família faz parte dos 85% dos brasileiros que pretendem viajar de novo, entre os que já viajaram de avião.

Pesquisa do Data Popular aponta ainda que existem 5,5 milhões de nordestinos que moram em São Paulo e são clientes potenciais das linhas aéreas para visitar parentes em seus Estados de origem.

"São pessoas que têm onde ficar e não precisam viajar de pacote. As empresas ainda não se deram conta desses consumidores", diz Renato Meirelles, do Data Popular.


A pesquisa do Data Popular corrobora com a notícia do jornal O Estado de S. Paulo de 11 de julho, onde divulga pesquisa feita pela FGV em que o turismo vai crescer o dobro do PIB – Produto Interno Bruto, em 2010.

Segundo a pesquisa (http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios+servicos,turismo-vai-crescer-o-dobro-do-pib,not_26875,0.htm), enquanto o PIB brasileiro crescerá 7% em 2010, a atividade turística tem expectativa de crescimento na ordem de 14,6% em média. Este crescimento é impulsionado, principalmente pelas empresas aéreas, que anunciaram uma expectativa de crescimento de 21,2%. Por sua vez, os hotéis anunciaram expectativas de crescimento menores que 8%.

As expectativas de crescimento andam junto com a diminuição de preços e aumento de créditos. Cada vez mais empresas do tipo “low cost – low fee" ou “baixo custo-baixa tarifa” crescem no mercado turístico mundial. As condições de crédito que fazem com que pessoas possam viajar pagando em até 24 vezes, impulsionam esse tipo de empresa, cada vez mais constante entre as mais utilizadas pelos turistas.

A busca da baixa tarifa é tamanha, que após a divulgação da empresa aérea irlandesa Ryanair anunciar, no ano passado, os novos “assentos” de suas aeronaves, em que o passageiro viaja em pé, somente com um encosto para as costas.



As tarifas proporcionaram a empresa aumentar a capacidade dos aviões em 30% e reduzir custos em 20%.

Este ano, em evento na Califórnia, foi a vez da companhia italiana Aviointeriors anunciar o “assento” para viajar em pé, inclusive com direito a testes:


A aeronave tem 58 centímetros de espaço para as pernas entre as filas, enquanto os assentos habituais da classe econômica têm 78 cm.

Os “assentos” seriam utilizados apenas em vôos com ate 90 minutos de duração e já estaria liberados pelos órgãos de segurança.

Com o crescimento dos setores de turismo e aéreo como fatos consumados, proponho uma reflexão sobre a relação transporte aéreo x turismo. Qual é a dependência do turismo em relação ao transporte aéreo? O crescimento do turismo está aliado ao crescimento do transporte aéreo? Não há como fazer turismo sem este modal? De que maneira? Como fazer para que não haja dependência?

12 comentários:

Meu Mexido de Hoje disse...

O transporte aéreo ainda é a forma mais segura de se viajar. Se encontrarmos facilidades para que seja possível as viagens de curta duração com tarifas ainda menores e comodidades para se conseguir crédito, é um "lance" muito interessante para o turismo. O futuro do turismo é "aéreo". Viagens para outros estados com intuito de visitar parentes ou simplesmente conhecer novos lugares aliados a formas de pagamento levianas e preços acessíveis é a melhor insersão do transporte aéreo no Brasil. O turismo não deve tentar se desviar das empresas aéreas mas usá-las como diferenciais para satisfazer suas demandas. Viajar em pé por períodos de até 90min não seria problema nenhum para os brasileiros, pois estamos bem acostumados com filas de bancos e coletivos lotados.

Unknown disse...

O turismo está diretamente relacionado com todos os modais de transporte e o aéreo se destaca na preferência das pessoas pela segurança,velocidade e conforto. No entanto, creio que deveriamos investir mais no Brasil na criação de infra-estrutura apropriada para o desenvolvimento de outros tipos de transporte que traria grandes benefícios ao turismo como por exemplo o investimento em ferrovias, já que o Brasil tem um território muito apropriado para esse tipo de transporte, e ele ser uma opção mais economica, e assim, acessível a todas as classes sociais. Creio que o transporte fluvial também nos deixa um pouco a desejar, e também é uma boa opção que pode se tronar acessível a todos. Vejo que atualmente que a verba destinada aos transportes se concentra muito na criação de estradas e no transporte aéreo, deixando aqueles mais alternativos e economicos de lado e ,com isso, limitando o amplo campo de possibilidades e diversidades de serviços que o turismo pode oferecer. Mais voltando aos transportes aéreos, eu até concordo em diminuir os custos de serviço de bordo prestados pelas empresas para diminuir tarifas, porém, penso que o viajante em questão precisa ter um minimo de conforto que de para suportar ficar dentro de um avião até que a viagem termine. Economizar demais pode significar deixar a desejar na prestação de serviços, fazendo de uma viagem uma experiencia desagradável para quem compra o pacote, perdendo o cliente e desmoralizando a marca e a empresa em questão.

Muriel Cipriano disse...

O turismo é altamente dependente do transporte aéreo, principalmente no quesito de viagens a longa distancia. E ele avança lado a lado com a evolução dos transportes aéreos, que atualmente não sobrevivem apenas da sua rapidez e eficiência, mas também com a qualidade nos serviços oferecidos, atende as necessidades dos turistas, e também se preocupa com o bem estar dos viajantes.
Por outro lado existem outros seguimentos de transportes que podem também atender as necessidades dos turistas:
> Transporte rodoviário para pequenas e médias distancias
> Transporte ferroviário é rápido e apresenta grande conforto.
> Transporte marítimo apresenta como principal recurso os cruzeiros marítimos, cujo objetivo é em grande parte fazer com que seus hospedes desfrutem de ótima infra- estrutura que os navios oferecem.
Para que não ocorra uma alta dependência entre transporte aéreo e turismo, devem haver investimentos para equilibrar o crescimento entre os meios de transporte oferecendo benefícios para o turista na escolha deste, atendendo sempre para os horários, recepção, conforto, e aparência externa e interna.

Darclíoce Nara disse...

O transporte aéreo proporciona ao turista maior conforto e aproveitamento da viagem, para locomover-se entre grande distância o avião pode encurtar a duração deste deslocamento, sendo assim resta mais tempo para ser aproveitado no destino. Não necessariamente o turismo é dependente do transporte aéreo, já que existem outros meios de locomoção, e muito antes mesmo dos aviões conquistarem o auge das viagens as pessoas já se deslocavam com carros, ônibus e navios.
A partir do momento em que surgem mais opções para viajar, trazendo mais praticidade e comodidade para o turista, isso gera grande influência na decisão e nos desejos de cada turista, se já existia a opção de ir para um destino em menor tempo e agora com as facilidades propostas pelas empresas como o aumento de crédito.
Foi à época em que viajar de avião era restrito apenas para a classe A, com a opção de parcelar as passagens muitos acabam aderindo a este transporte e geralmente acabam até saindo mais em conta que o próprio sistema rodoviário.
Uma forma para que o turismo não se torne dependente do transporte aéreo é investir nas rodovias, melhorar as condições das estradas para que seja possível continuar viajando de ônibus ou até mesmo de carro com segurança, investir no transporte de trem de longa distância e construir estações ferroviárias ligando os destinos turísticos.

NAYARA disse...

Acredito que atualmente, devido às facilidades e os preços acessíveis que as companhias aéreas exibem no mercado, há sim uma dependência do Turismo em relação ao transporte aéreo. As pessoas estão ocupadas demais em suas rotinas de trabalho, então quando pensam em viajar seja por qualquer motivo, o transporte aéreo sempre vem a sua mente, não só pelo conforto, mas principalmente pela rapidez. Porém, nem tudo são flores nesse tipo de transporte, pois ele é facilmente influenciado por diversos fatores, como por exemplo, a meteorologia, o tráfego aéreo, manutenção não programada de aeronaves, entre outros.
Podemos dizer que o crescimento do Turismo está aliado ao crescimento do transporte aéreo, pois observamos isso no aumento das viagens de um continente para o outro, que praticamente usa-se somente esse tipo de transporte e também no aumento das vendas de pacotes turísticos que tem incluso ao seu roteiro o fretamento de voos. Realmente, o transporte aéreo tem suas vantagens, principalmente com relação a viagens de longa duração e quanto a sua segurança, pois as autoridades que fiscalizam esse quesito na aviação são bastante rigorosas. Outra questão, é que as estradas brasileiras em sua maioria são precárias e o valor do combustível para abastecer os carros não é barato, o que influencia muito, na hora da pessoa escolher viajar de carro ou de avião.
Entendo que há como fazer Turismo em um país ou continente, sem que o principal tipo de transporte seja o aéreo. Existe uma alternativa que possui com certeza um custo bastante alto, mas os resultados seriam positivos. No caso, seria o investimento no transporte ferroviário, com Trens Turísticos Culturais (TTC) para distâncias menores e os Trens de Alta Velocidade (TAV) para distâncias maiores, esse tipo de transporte possui características de baixo custo de manutenção, preço acessível para os turistas, maior volume de passageiros e pouca mão de obra. Já o transporte rodoviário, não acredito que seja uma boa alternativa, pois vemos que, além das estradas em sua maioria estarem em péssimas condições, há outra preocupação com relação a insegurança, devido aos acidentes e também a assaltos, que hoje em dia virou praticamente rotina no Brasil.
Enfim, a tendência do mercado é investir e adaptar o transporte aéreo, como foi citado no texto a idéia de transportar passageiros em pé, que eu achei no mínimo interessante e inovadora. Mas também devemos repensa - lá, pois já percebemos uma falta de estrutura nos grandes aeroportos brasileiros, devido ao excesso de companhias aéreas e passageiros. Para receber, por exemplo, os eventos da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, o Brasil vai ter que organizar e ampliar seus aeroportos, então será necessário muito investimento em todos os setores da aviação. No entanto, acredito que uma saída para “desafogar” os aeroportos, principalmente os das capitais seria o transporte ferroviário.

Tamara disse...

Como nosso amigo Ueliton citou, o transporte aéreo ainda é a forma mais segura de viajar, porém isso não quer dizer que o turismo dependa desse meio de transporte, já que muitos ainda por questões financeiras, ou até psicológicas preferem viajar de carro ou ônibus, já que ficaria mais barato assim, a viagem em família. Mas por outro lado, viajar para alguns lugares por questões geográficas, somente á avião ou navio, ficando muitas vezes a preferência por vôos, já que é mais rápido, porém viajar de navio, acredito que aproveita mais a viagem deslumbrando de perto as paisagens.
Se acreditam que a atividade turística crescerá no ano que vem, devido as facilidades do transporte aéreo, seria viável também, investir em infraestruturas para transportes rodoviários, pois assim, os aeroportos não correm o risco de super lotação, constrangimentos por vôos cancelados devido ao clima ou outros, pois onde há mais pessoas, mais problemas, e para aquela viagem que seria um sonho, não se tornar um pesadelo.

DANIELA LARISSA disse...

Sem dúvidas que a relação do transporte aéreo x turismo, tem tudo pra dar super certo. Viajar de avião é mais seguro, confortável e mais rápido, algo que hoje em dia tem que ser bastante observado. O turista quer ir aos lugares e ter a satisfação completa aliado com o seu conforto e agilidade dos serviços. Seja para visitar parentes ou pelo simples fato de conhecer algo novo, o turismo tem se aliar ao seu maior facilitador e indispensável meio transporte, para viabilizar sua atividade. E como o meu colega Ueliton mesmo disse, para os brasileiros essa forma de viajem em pé não vai ter muita rejeição, pois já estão super acostumados e familiarizados em pegar filas e ficar em pé.

Cajado disse...

A aviação é hoje uma das maiores evoluções tecnológicas da humanidade. O avião foi um grande marco para a história, pois ele diminuiu de forma significativa o tempo de viagem de um localidade para o outra. Um exemplo dessas rápida acessibilidade,pode ser comparado de tal forma que se gastávamos cerca de 12 dias de Belo horizonte ao Rio de janeiro, hoje com 50 minutos é possível realizar o mesmo trajeto.
Hoje o turismo está muito dependente deste transporte, seu fácil acesso, rápido deslocamento e grande capacidade de transportar pessoas ao mesmo, faz com que ele seja hoje um dos transportes mais seguros.
Ao meu ver não há como não ter uma certa dependência em relação a esse transporte, essa seu fácil acesso ao locais com rápida velocidade de locomoção já conquistou todo...

Cristiana disse...

Primeiramente o turismo só depende do transporte aereo para viagens internacionais, isso no meu ponto de vista, pois muitas pessoas por mais que tenham dinheiro e por terem medo de viajar de aviao ainda preferem viajar de carro, onibus, navio ou ate de trem.
Creio que o primeiro motivo do aumento para as pessoas viajarem em transportes aereos é devido a diminuição dos valores das passagens e em segundo lugar entra os pacotes turisticos oferecidos por agencias de viagens onde parcelam em ate 24 vezes ou 10 vezes, o que facilita muito para todas as classes.
Há como se fazer turismo sem esse modal, pois hoje em dia existem cruzeiros que vão para varios lugares do mundo, onde as pessoas podem optar por irem de navio e depois pegarem onibus, trens etc para continuarem suas viagens.

Para mim nunca se houve uma dependencia do transporte aereo... a não ser como sito logo acima, para viagens internacionais e que hoje se tem a possibilidade de se usar o transporte fluvial, os famosos cruzeiros e que tambem estão em alta.

Penso que o Brasil não se deve fixar apenas no modal areo, mas sim, nos outros... Um exemplo é o ferroviario,onde nossa colega Andrezza coloca muito bem, quando diz que o nosso pais tem um territorio apropriado para esse modal.

Outro ponto de vista que quero colocar é que o Brasil vive um caus aereo... vive tendo problemas no setor aereo... pois muitos aeroportos não estão suportando o numero de voos. Isso tudo acontece devido um mau planejamento.

Nosso pais tem que investir em todos os setores de transportes, pois assim teremos opções para sempre estarmos praticando um lazer distinto e curioso...pois se o aviao tem o conforto por ser rapido, nas rodovias e nas ferrovias poderemos apreciar as belezas naturais e assim curtindo todo segundo da viagem... Ja o fluvial estaremos dentro do sub-real, onde estamos em uma resort flutuante...

O essencial é que o Brasil invista em todos, pois assim o Turismo sempre estara diferenciado e prazeroso.

Teo Miranda disse...

O transporte aéreo foi o principal elemento do 'boom' do Turismo. Imagine, milhares de Europeus tendo que ir de transatlântico visitar os EUA. O Turismo é cada vez mais dependente do transporte aéreo, uma vez que a aviação regional se torna mais barata, mais destinos são contemplados, pequenos roteiros já passam a incluir transporte aéreo ao invés de rodoviário. Concordo com a colocação da Andreza, quando ela diz que o Brasil deveria investir no transporte ferroviário, já que existem trens tão rápidos e seguros quanto aviões, mas ainda é um transporte restrito a viagens dentro de um mesmo continente, uma vez que é inviável cruzar um oceano, salvo excessões como trem de Londres para Paris, mas nesse caso o trecho submerso é muito menor que um oceano inteiro e, via naval o tempo gasto é imensamente maior, fica fora de cogitação.

ANGELA disse...

O transporte aéreo cresceu muito pois os preços diminuiram bastante e hoje é mais divulgado, claro que tem pessoas que nao tem noção do que éum aeroporto e ficam resseiosas de fazer uma viagem assim, mas a tendência é isso mudar e a viagem de avião tornar-se cada vez mais normal.
Viajar em pé eu já acho inaceitavel, pois todos n ós merecemos conforto e sugurança, abaixar passagem aérea para voar em pé nao acho que seje a solução.
As cidades dependentes de intervenção aérea sao as grandes cidades, o Ro de Janeiro e São Paulo por exempo não sobreveveriam sem aeroporto, e o nordeste não seria tão visitado se não tivesse aeroporto nas principais capitais. Mas claro que deveriam investir em outros modos de transporte como por exemplo o ferroviário que já está mais que comprovado o quanto é importante, rápido e atrativo, e de agrado dos brasileiros, é uma outra alternativa já que o trafego aéreo brasileiro hoje está super lotado..

Flavia V. disse...

em pesquisas realizadas 62% das pessoas que ainda não voaram, disseram que não ficariam avontade em um aeroporto, por ser uma coisa, que ao ver deles ainda assusta. apesar do laser motivar bao parte das classes sociais, constata-se que mais da metadade da clase media quem embarca em um voo, e motivada pela viajem familiar. 14% das viajens sao feitas em razao de trabalho. cada dia que passa, mais oportunidades de voar, sao oferecidadas, pela facilidade no pagamanto. pesquisas do Data Popular, e outros jornais divulgam que o turismo vai crescer mais que o produto interno bruto em 2010, onde a atividade turistica tem epectativa de crescimento na otdem de 14,6% em media, graças as empresas aereas que anuciarm um crescimento de 21,2% junto com os hoteis de 8%. condiçoes de credito são oferecidas as pessoas para que possam viajar pagando em ate 24x. exemplo se tem com uma companhia aerea irlandesa, que apos anunciar que seus novos assentos, onde os passageiros viajariam em pe, reduziria consideravelmente o preço das passagens, uma vez que, o numero maior de passagerios nos voos reduziria a proporção "quanidade x gasto voo", teve um aumento nas suas reservas de ate 20% suas reservas de vooos.